Busca

domingo, 30 de junho de 2024

Lost - A terceira temporada (2006)

Com o fim da escotilha, depois que Desmond e Locke acabam deixando o contador zerar e giram a chave de segurança, o enredo agora vai pra contar o que aconteceu com Jack, Kate e Sawyer depois que foram raptados pelos outros depois do acordo com o Michael. Isso leva uns 10 capítulos para concluir, mostrando que eles na verdade foram levados pra uma segunda ilha, com a intenção de convencer o Jack a operar o câncer de um homem, que é o que estava na escotilha com o nome falso de Henry Gale, agora apresentado como Benjamin Linus. Uma mulher chamada Juliet entra nessa história pra tentar convencer o Jack e acaba se relacionando com ele, depois que ele acaba numa armadilha psicológica do Benjamim colocando Sawyer e Kate numa situação que também iriam acabar se envolvendo e causando uma desilusão no Jack. Partindo disso, Jack e Juliet voltam juntos pro acampamento, onde acaba tendo mais um embate com Os Outros, onde os sobreviventes saem ganhando. Mas a temporada acaba deixando um adiantamento do final, depois que uma paraquedista chamada Naomi cai do nada e diz que veio de um navio cargueiro próximo, mas a última cena na ilha termina com um contato com o barco, na esperança de resgate. Até que vem a maior pegadinha da série até agora, cortando pra uma cena que aparentemente é o passado do Jack, mas ele do nada se encontra com a Kate, onde descobrimos que isso é o futuro pós-resgate. E agora o Jack simplesmente quer retornar pra ilha. 

Além disso, perdemos dois personagens principais: Eko, morto pelo monstro de fumaça; e Charlie, afogado, depois de cumprir a premonição do Desmond. Mais dois se contarmos Paulo e Nikki, enterrados vivos por engano. Além disso, sobre os mistérios principais, já está claro de onde vieram os ursos polares, o que são as escotilhas, quem são Os Outros (que são uma mistura de integrantes da Dharma com os nativos da ilha). Ou seja, quem diz que Lost não explicou nada, com certeza não assistiu na sequência tudo até aqui. Até as interligações entre os personagens são interessantes: Jack e Claire são irmãos, Sawyer e Locke foram vítimas do golpe do mesmo homem, Charlie já tinha encontrado Desmond no passado e a mulher que Sayid libertou do cárcere. Ou seja, tudo muito coerente e bem explicado.

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Austin & Ally (temporada 1, episódio 2)

Esse episódio tem uma participação especial de um canguru, responsável por vários momentos cômicos. Além disso, o cenário expande pra uma lavanderia que a amiga da Ally trabalha, onde acaba tendo um acidente envolvendo uma jaqueta. O dono dessa jaqueta é um cara grande estilo motoqueiro e chega dizendo que veio retirar a roupa dele, só que a jaqueta está cheia de caramelo difícil de sair. Ele diz que o Cão Raivoso não gosta de esperar e vai ficar muito bravo. Só que a jaqueta acaba perdendo a cor e ficando rosa, o que deixa o homem furioso, mas aí a filhinha dele chega e adora a nova cor que a jaqueta ficou. E, no final, ela era o tal Cão Raivoso.

Lost - A segunda temporada (2005)

O que essa temporada tem de diferença da primeira é principalmente o ambiente da escotilha, que agora não tem mais aquele ar livre que tinha na primeira, um ambiente meio claustrofóbico. Além disso, teve uma violência muito maior, e, sem dúvidas, as maiores reviravoltas da série estão aqui: o encontro com o pessoal da cauda do avião (que acaba causando a morte da Shannon), além do conflito com o grupo dos Outros e a captura do homem que diz se chamar Henry Gale, que desenrola a piração na cabeça do Michael por resgatar o Walt e acaba matando Ana Lucia pra libertar o Henry, mata Libby acidentalmente, ainda assim leva Sawyer, Jack e a Kate como prisioneiros pro grupo dos Outros. Isso realmente é um desfecho trágico pro personagem que ainda era um pai sofrendo por perder o filho, uma atitude que pra muitos pode ser egoísta, mas que aliviou o sofrimento dele finalmente. Já em outro lado, temos a escotilha com o computador, ao mesmo tempo desenvolvendo uma guerra de fé entre Locke e Eko, onde um acredita que o destino deles é estar ali e o outro perde a crença, até que vem a revelação de que lá tinha uma anomalia eletromagnética, que de alguma forma foi o que derrubou o avião. Essas duas vertentes foram desenvolvidas muito bem nessa temporada, juntamente com as histórias dos personagens.

Aí tivemos a revelação de que Kate estava sendo levada presa pois matou o pai depois que ele agrediu sua mãe; que o pai do Jack foi atrás de uma filha na Austrália, acompanhado pela Ana Lucia; que a Sun começou a falar inglês com o cara que a mãe dela pretendia que fosse seu marido; que o Ethan levou a Claire para a escotilha médica e ela foi solta pela filha da francesa; sem contar a história dos novos personagens da cauda; também amplia a história da Dharma e mostra outras estações.

domingo, 16 de junho de 2024

Austin & Ally (temporada 1, episódio 1)

Esse primeiro episódio é muito legal e um ótimo programa pra quem ainda está na faixa da infância e pré-adolescência. Ele é bem leve e muito engraçado, fazia tempo que alguma coisa não me tirava umas boas risadas. O enredo é sobre uma menina Ally que trabalha numa loja de instrumentos musicais de seu pai, até que um dia um garoto chamado Austin a vê tocando uma música que ela compôs, no piano, lança a música na internet com ele cantando, ou seja, ele roubou a composição dela. Ele fica famoso e ela vai tirar satisfação, mas acabam criando uma parceria musical. Mas a graça do seriado está nas situações dos personagens. Por exemplo, tem uma cena que uma velhinha se engasga pois engoliu uma gaita, aí um rapaz vai tentar fazer aquele procedimento de abraçar a pessoa e pressionar a barriga, mas a gaita fica tocando enquanto ele faz isso, e, quando finalmente a gaita sai, vai presa na dentadura da senhorinha também. Isso foi engraçado e inesperado. Sem contar dos personagens coadjuvantes, tem uma amiga da Ally que toda hora está num emprego novo, e ela arruma cada profissão diferente. 

Predador (1987)

Eu peguei esse filme pra ver por um motivo específico: estou assistindo todos os filmes de Alien para assistir o filme novo no cinema esse ano, e em algum momento há uma misturada com a história do Predador, então quis entender primeiro quem era ele também. E me surpreendeu descobrir que era um filme meio maluco, nojento, misterioso e selvagem, mas que é praticamente a mesma história do Alien, só mudou o cenário do espaço pra selva. Ou seja, algumas pessoas se deparam com uma criatura estranha, que na verdade é invisível, de um jeito meio camuflada, só se vê os movimentos dela. Então essa criatura vai atacando cada membro de uma equipe de resgate, que na verdade parecia mais um filme de ação, de guerra, mas depois vira uma mistura de suspense com terror. O interessante da mitologia dessa criatura está na tecnologia que ela usa, um computador preso ao pulso, além de uma máscara que esconde seu verdadeiro rosto, e um sangue meio verde fluorescente que ele deixa quando é atingido. Já deu pra entender o motivo de terem pensado em juntar as duas histórias num filme único, pois é quase a mesma coisa.

Alien 4 - A ressurreição (1997)

Esse filme seria basicamente a mesma ideia batida, porém tem algo nele que é único e bem criativo, mas não deixa de ser um filme tosco e bizarro. A personagem principal morreu no filme anterior, então não daria pra ela voltar, mas aí vem a ideia genial de trazê-la como um tipo de clone dela mesma, mesmo a história se passando 200 anos depois do terceiro. A cena final é uma das coisas mais absurdas que eu já assisti em filmes, um alien bizarro matando as pessoas. Fico na dúvida se é um filme inovador ou apenas mais uma história maluca. 

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Alien 3 (1992)

É engraçado como essas sequências têm um espaço longo entre elas: o primeiro filme foi de 1979, o segundo veio 7 anos depois, em 1986, até chegar nesse aqui, mais 6 anos depois. Pra mim, parece algo que não foi planejado, é o tipo de franquia que vai sendo construída no decorrer do tempo conforme alguém tenha alguma ideia maluca pra contar. Vamos ao enredo: a mesma mulher principal sobreviveu ao último filme, sendo que a menina que ela lutou tanto pra salvar morreu simplesmente, e agora ela está num lugar que é praticamente uma prisão de todo tipo de maus elementos, tendo que se unir a eles pra lutar contra um alien que sai de dentro de um cachorro. E ela descobre também que há um alien dentro da barriga dela, ou seja, vem a difícil escolha de se sacrificar para não deixar que ele viva. A melhor parte é ela recuperando o que sobrou do cara que foi partido ao meio no último filme, que na verdade era uma espécie de robô andróide, que revive quando conecta alguns cabos nele, isso foi totalmente inesperado e original. Além disso, o filme não tem quase nada de ação, sendo mais um drama de ficção, até pela situação da personagem principal tendo que se matar no final. Também tem uma coisa interessante na mudança de visual da personagem, tendo que ficar careca por conta de uma infestação de piolhos.

As crônicas de Nárnia: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa (2005)

Esse filme me pareceu extremamente simples, mas quanto mais eu fui pesquisando sobre, mas foi ficando interessante e agora deu uma curiosidade pra entender tudo. O enredo: 4 crianças encontram um mundo mágico escondido dentro do guarda-roupa deles, aí passam por várias situações lá e depois retornam como se nada tivesse acontecido. Só que essa história do outro lado envolve uns seres estranhos, animais falantes e um mundo a parte. E isso tudo seria uma metáfora do próprio autor pra contar a história da Bíblia de uma forma fantasiosa. Tem um leão que é morto e depois ressuscita, uma óbvia referência a Jesus. Além disso, tiveram muitos outros filmes e desenhos antes desse, todos baseados nos livros que surgiram nos anos 50.

Aliens, o resgate (1986)

Esse filme me pareceu muito mais interessante pelas cenas de ação e todo o cenário futurista que foi criado do que propriamente pelo enredo. De alguma maneira, deram um jeito de trazer a personagem principal, com um grupo de outros tripulantes e de certa forma acontecer a mesma coisa do primeiro filme, com a diferença de que aqui tem uma criança sozinha vivendo escondida dos aliens. Acho que por isso que o título fala de resgate. Agora, a mulher atirando me lembrou o Rambo, meio malucona já pelos traumas que passou. E também analisando pelos filmes que vieram depois dele, muitos pegaram referências daqui pra criar os seus aliens. Esse filme é citado em Pânico 2 como uma das poucas continuações que ainda são melhores que o primeiro filme. E também é citado no filme Prova final, que também fala de alienígenas. Minha cena favorita: quando um cara é dividido pelo meio e ainda continua vivo, uma bizarrice que lembrou também uma cena de Tropas estelares, nitidamente tirada daqui.

quarta-feira, 5 de junho de 2024

O vizinho - Obsessão perigosa (2017)

O que mais me impressionou nesse filme não foi o roteiro, e sim ele ter vencido muitas premiações e elogios. Explico o motivo: ele é completamente parado e entediante, mas acho que também pode ser a intenção dele. E o enredo simples demais, sobre um homem casado que começa a fofocar sobre a vida do vizinho da casa ao lado, até se envolver com a mulher do cara e se meter numa briga feia com ele depois que o vê tratando mal a esposa. Isso aí é basicamente o enredo desse filme, eu ainda esperava alguma reviravolta mirabolante, que nunca veio. O mais engraçado é como ele se movimenta, totalmente ereto como uma estátua, parece até o Michael Myers.