Busca

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Lost - A quinta temporada (2009)

Depois que tudo sobre o resgate dos Oceanic 6 foi explicado na quarta temporada, o foco da quinta temporada agora é sobre o retorno deles pra ilha. Só que a história dá um avanço de 3 anos, ou seja, eles estão em 2007. Mas a ilha foi pro passado quando Ben girou a roda na Estação Orquídea, levando a ilha para 1977, ou seja, 30 anos antes. Nesse passado, eles testemunham como foi a época da Dharma em atividade. Com isso, interagem com o Ben ainda criança lidando com o pai agressivo. Só que isso acaba resultando numa atitude do Sayid de tentar matá-lo, assim o futuro em que ele é adulto não aconteceria se ele morresse no passado. Mas Sawyer e Kate acabam levando-o pros Outros, que o salvam. Mas aí que está toda a questão da série, eles mesmos causaram no passado o que os perseguiu no futuro, pois foi assim que o Ben se tornou quem é. Também em outro momento, parece que o enredo de Lost finalmente disse pra que veio, quando Daniel Faraday tem a brilhante ideia de explodir a ilha no passado para que ela não exista em 2004 e todo mundo pouse são e salvo no aeroporto. Só que a Juliet acaba se acidentando feio nesse plano e termina com a imagem dela batendo na bomba com uma pedra tentando detoná-la. Outra ironia em relação a isso é que eles presenciaram o nascimento do Ethan, onde a sua mãe não teve a mesma complicação que a maioria das grávidas tem. E isso mais na frente é confirmado que a radiação que saiu da bomba que causou essa reação nos fetos em se voltarem contra as mães dentro do útero. Ou seja, a Juliet foi pra ilha estudar o motivo das mulheres grávidas morrerem, mas foi ela quem causou isso no passado.

Além disso, tivemos a história do Locke finalizada mostrando como ele saiu e como ele morreu fora da ilha, só que o retorno dos personagens trazem de volta o corpo dele pra ilha, o que o faz reviver. Mas na verdade, não era ele. E é revelado que a fumaça preta ou o monstro, se apoderou da imagem dele e estava se passando por ele para manipular o Ben a matar o Jacob, que é apresentado como um guardião da ilha. Então esse novo enredo agora prepara o terreno pra sexta e última temporada.

domingo, 14 de julho de 2024

Fim dos tempos (2008)

Esse filme me impressionou por conseguir fazer suspense sem um assassino ou espírito, sem nada óbvio demais, porém com uma simplicidade muito interessante: as plantas estão soltando umas toxinas que estão deixando os humanos estranhos, o que acaba causando uma série de mortes em massa numa região específica do mundo. Só que o começo disso tudo é numa praça com muitas árvores, onde, de repente, todo mundo que estava caminhando fica meio paralisado, depois anda pra trás e se mata de alguma forma. Todo mundo pensa que é alguma coisa terrorista mas ninguém imaginava que realmente eram plantas soltando toxinas. É o primeiro filme do diretor M. Night Shyamalan que eu gostei de verdade. Tem uma hora que um homem conversa com uma planta tentando fazer com que ela abaixe a guarda, o que é meio cômico ao mesmo tempo, mas é uma cena tensa, até ele descobrir que se tratava de uma árvore de plástico, era um enfeite.

quinta-feira, 11 de julho de 2024

Lost - A quarta temporada (2008)

A reformulação da série pra definir o rumo final da história aconteceu durante a terceira temporada, e uma greve de roteiristas acabou fazendo com que em 2007 não tivesse a estreia da quarta temporada, sendo lançada só em 2008. Mas, em 14 capítulos apenas, eles tiveram que ser direto ao ponto. Ou seja, cada um deles é praticamente do mesmo nível de um episódio de final de temporada, todos com uma revelação chocante e reviravoltas.

Descobrimos agora o que está acontecendo no futuro, enquanto o que está acontecendo na ilha acabou virando o passado. Hurley saiu da ilha e está de novo internado num sanatório. Um grupo de 4 pessoas do cargueiro chega num helicóptero e realmente passou na TV que o avião deles foi encontrado no fundo do mar. Sayid se aliou ao Ben e está como assassino de aluguel, matando os agentes de Charles Widmore, depois que sua esposa morreu, a Nadia. Kate é julgada publicamente e tem um filho, que na verdade é o Aaron, filho da Claire. Juliet tinha um caso com Goodwin e ele foi enviado para ser o infiltrado da cauda do avião porque Ben estava com dor de cotovelo. Além disso, teve o retorno do Michael que quis se redimir do erro que cometeu e volta para salvar a todos. E o principal dessa temporada, mostra como foi o resgate dos passageiros e como a ilha foi "movida" depois que uns assassinos que estavam no cargueiro chegaram pra levar o Ben e mataram Alex, Karl e a francesa. E a melhor revelação final até agora: Locke era o morto que estava no caixão na temporada anterior.