Busca

sábado, 30 de novembro de 2024

Família Dinossauros (episódio 5)

Esse episódio mostra a tradição que os dinossauros têm em uivar quando ficam adultos, e todos esperam que o Bob faça a tradição, mas ele se recusa. O episódio aproveita pra fazer críticas à Bíblia, só que aqui é uma Bíblia dos dinossauros. Além disso, tem uns comentários engraçados sobre a contagem de tempo e a extinção dos dinossauros. E no final, o Bob acaba aceitando que o melhor a se fazer é seguir a tradição e uivar pois isso acaba gerando um equilíbrio no mundo dos dinossauros.
  

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Bad Hair - A maldição (2020)

Quando eu assisti Fim dos tempos, o que eu mais achei interessante foi como conseguiram fazer terror com as plantas que estavam soltando uma toxina que fazia os humanos se matarem. E essas ideias meio malucas, eu acho bem legal. E é o caso desse aqui também, que poderia ter um título muito mais comercial se fosse O cabelo assassino. O enredo: uma mulher coloca uma extensão de cabelo e adquire uma maldição, virando praticamente uma assassina, meio que sem ser por vontade própria. O que eu achei que o filme foi bem ousado foi em mostrar a realidade de uma mulher negra que sofre preconceito por seu cabelo natural, o que a leva a procurar mudar, chegando nessa maldição.

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Jungle Cruise (2021)

Já começando com um ponto bem legal, esse filme se passa no Brasil, na Amazônia, aparentemente no mesmo lugar onde filmaram Anaconda em 1997, inclusive citam essa espécie de cobra no filme. Aqui parece uma versão do Indiana Jones só que é uma mulher que procura uma pétala especial e acaba contratando um cara que faz cruzeiros na selva. Só que a grande reviravolta é que esse cara é um ser imortal que já tem quase 400 anos. O legal tá nas cenas de aventura e é um filme que eu não consegui parar de ver até acabar, ele está do mesmo nível de Os Goonies e Tudo por uma esmeralda.

Percy Jackson e o ladrão de raios (2010)

Depois de 5 livros lançados um por ano, de 2005 a 2009, vem o filme em 2010. Não é o tipo de filme que eu costumo procurar pra assistir, mas se eu tivesse visto na infância com certeza seria um dos meus favoritos. A história é bem legal pra esse público mostrando um garoto que descobre que é, na verdade, filho de Poseidon e acaba entrando num mundo dos deuses gregos. E o principal assunto é descobrir quem é o ladrão dos raios, só que o supeito é esse menino, Percy Jackson. O enredo é esse, a história é cheia de aventura e efeitos especiais. Mas o que faz realmente a diferença nesse filme é a Alexandra Daddario, que é uma deusa grega.

domingo, 17 de novembro de 2024

Ouija - O jogo dos espíritos (2014)

Embora seja fraquinho demais, é aquele filme pra ver com os amigos num sábado à noite. O enredo é basicamente em torno do mistério da morte de uma menina que aparentemente se suicidou depois de ter mexido com espíritos numa tábua de ouija. E a partir daí, tem um mistério e investigação sobre o que aconteceu, e um monte de sustos bobinhos. Mas eu que não quero jogar esse tabuleiro nunca. Tá doido. 

sábado, 16 de novembro de 2024

O sexto dia (2000)

Já vou começar explicando pelo título. Na Bíblia, no sexto dia, foi quando Deus criou o homem à sua imagem, ou seja, como um clone. E esse filme é sobre clonagem de humanos. E tudo complica quando um homem descobre que foi clonado e seu clone está na sua casa com sua mulher e filha. Só que quando ele vai entrar em casa e esclarecer tudo, é perseguido por um grupo de atiradores que querem matá-lo. Sem entender nada, ele acaba fugindo. O grande desfecho é que, na verdade, a gente está acompanhando o filme a partir de um certo momento pela visão do clone e não mais do humano original. Ou seja, fomos enganados que quem estava dentro da casa era o clone, sempre foi o humano original mesmo. E então essa reflexão sobre a ciência conseguir clonar pessoas é muito interessante. E no final, tanto o clone quanto o humano se aliam pra salvar a própria esposa e filha deles. 

Batman - O homem-morcego (1966)

Esse foi o primeiro filme de cinema do Batman, mas foi feito no intervalo da primeira temporada da série de televisão. É interessante ver a simplicidade e a ingenuidade dessa história, coisa que se perdeu atualmente nos filmes de super heróis. O enredo é basicamente Batman e Robin combatendo o quarteto de vilões Coringa, Pinguim, Charada e Mulher-Gato. O engraçado é que os vilões têm a incrível ideia de sequestrar Bruce Wayne com a intenção de assim atrair o Batman para resgatá-lo, sem saber que é o próprio Batman que está ali. E também os veículos que a dupla tem são bem legais: helicóptero, carro, moto e lancha - tudo com um estilo único.

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Tudo volta como devia estar

Esse post aqui não é sobre um filme específico, mas uma reflexão de como a vida dá um jeito de resolver as coisas e deixar tudo no lugar onde deveria. E isso é uma das principais vertentes do enredo de Lost. Mas quando essas coisas acontecem com pessoas famosas e com pessoas em destaque a gente acaba percebendo melhor isso.

E recentemente, eu tive essa percepção com vários filmes. Por exemplo, quando eu tinha uns 13 anos, eu conheci os filmes Pânico, que foram 3 filmes com começo, meio e fim bem definidos. Mas o terceiro filme acabou sendo fora do padrão pois o roteirista Kevin Williamson, que criou tudo até ali, teve uma briga com os produtores e simplesmente não participou, porém, 11 anos depois, ele retornou escrevendo Pânico 4. Mas mesmo assim, não do jeito que ele queria, pois a intenção era continuar com uma nova trilogia e acabou sendo um filme isolado. Mais 11 anos depois, e Pânico 5 foi entregue pra outros roteiristas e outro elenco fez parte, o que piorou ainda em Pânico 6 que nem a Neve Campbell, atriz de todos os filmes, fez parte. Mas agora, depois de 30 anos... Pânico 7 está sendo dirigido por Kevin Williamson e com o retorno de Neve Campbell.

Agora, vamos pra outro filme de terror da década de 90: Eu sei o que vocês fizeram no verão passado. Esse tem um diferencial que são os finais em aberto, quando você acha que a história finalizou, tem mais uma cena que termina de forma misteriosa. O primeiro terminou com o assassino pulando em cima da Julie, mas no segundo foi justificado como um pesadelo e a personagem está viva. Só que o segundo terminou com ela sendo puxada pra baixo da cama pelo assassino, depois de ela o ter matado com 8 tiros. E 27 anos depois, essa história vai retomar de onde parou, mesmo que ainda tenha tido um filme alternativo que mostrava que o assassino era uma entidade e uma série da Amazon que é outra história totalmente diferente.

Todo mundo em pânico surgiu como um Freddy X Jason, só que misturando a história dos dois filmes que acabei de falar acima. E fizeram o segundo filme também que foi legal, mas do 3 ao 5 a coisa mudou. Os idealizadores foram afastados do projeto e alegam que os produtores roubaram o filme deles e deu pra outras pessoas. Só que também depois de 23 anos sem participar dos filmes, os irmãos Wayans estão de volta e inclusive parodiando o filme que começou tudo: Pânico. E já confirmaram que o Doofy estará de volta.

E aí, também podemos falar de Jurassic Park. Depois que o filme terminou a trilogia original em 2001, passou muito tempo até o quarto filme em 2015. E não só isso, além de trazer um elenco todo novo, deu um jeito de retomar os personagens principais do primeiro filme de novo. E também está indo pro sétimo filme, além de ter tido várias séries animadas nesse tempo.

E pra finalizar, os Raimundos que também tiveram a perda do vocalista, mas não porque ele morreu e sim porque se afastou para seguir como pastor, agora retomam a amizade com ele depois de mais de 20 anos. E embora ele não tenha retornado pra banda, ele voltou a fazer shows inclusive retomando músicas da banda que ele fez depois dos Raimundos, que se chamava Rodox. A banda acabou em 2003, e agora 21 anos depois é possivel vê-lo num show tocando aquelas músicas. 

E isso vem acontecendo com muitas outras coisas. Planet Hemp e Blink 182 são ótimos exemplos de bandas que estão se reencontrando. E filmes como Halloween, Gremlins, Alien, O auto da compadecida e Planeta dos macacos estão voltando também de alguma forma. Às vezes parece que algumas coisas se afastam apenas para dar um sentimento de saudade e depois voltar com tudo.

Agora, falando de mim pessoalmente. Também vejo isso acontecer na minha vida pessoal. Em 2024, foi o ano que eu entrei numa banda e fiz shows, sendo que eu toco violão desde os 12 anos de idade, e isso veio acontecer aos 38. Também participei de uma agência de publicidade, sendo que de 2007 a 2012 eu fiz essa faculdade e nunca cheguei a atuar, acontecendo também nesse ano. Além de muitas outras coisas e detalhes interessantes que às vezes passam despercebidos. Mas até no Sesc, que é um lugar que eu sempre adorei visitar para ver qualquer programação cultural, eu estou trabalhando atualmente. Então quando eu observo esse movimento estranho que parece que as coisas estão se alinhando, não só na minha vida mas com todo mundo, eu achei interessante compartilhar isso aqui. E com você, é assim também?

Pânico 7
Eu sei o que vocês fizeram no verão passado 4
Jurassic Park 6
Raimundos
Todo mundo em pânico 6

sábado, 9 de novembro de 2024

A lagoa azul (1980)

Esse é um clássico que eu nunca assisti realmente, até agora. Eu já ouvi falar dele de uma forma muito pura e filosófica, mas também já ouvi opiniões de que era muito vulgar e com cenas desnecessárias, praticamente o comparando à pornografia. Mas consigo entender os dois lados, mas discordo da parte que o filme seja vulgar. Na verdade, pra mim me pareceu uma versão da história de Adão e Eva, mas contada a partir de duas crianças que acabam sozinhas numa ilha. E o filme, desde o começo tenta deixar claro da inocência que os dois têm, acho que justamente pra evitar algumas críticas que poderiam a vir, pois eles começam a se relacionar como um casal depois de adultos, têm um filho e, de certa forma, a história me parece querer mostrar como seria a "vida ideal" que todos nós teríamos que estar vivendo, literalmente a natureza como ela é. Sem empregos, sem viver com base em ganhar dinheiro, nem comprar nada, apenas a vida simples. Inclusive em algum momento eles evitam ser resgatados quando aparece um barco, mas o filme termina com eles sendo encontrados dormindo. E deixa em aberto como foi realmente esse reencontro com outras pessoas e o resgate pra uma nova vida.

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Maria Bonita (2024) - Primeira música do 14° disco dos Raimundos

Hoje o Raimundos postou sua primeira música do novo disco que está prestes a lançar. O título é Maria Bonita, que faz referência à mulher de Lampião, trazendo o tema de cangaceiro usado no primeiro disco, principalmente na música Be-a-bá. Eu não consegui entender a letra totalmente, mas o ritmo é o hardcore padrão usado pela banda. Aguardando as próximas. A banda já lançou discos nos anos de 1994, 1995, 1996, 1997, 1999, 2000, 2001, 2002, 2005, 2010, 2012, 2014, 2017 e agora em 2024. É o 14° disco da carreira deles.

domingo, 3 de novembro de 2024

Sorria 2 (2024)

Eu tive uma relação de estranhamento e depois de admiração por esse filme, que aconteceu de uma forma bem interessante. Assisti o começo do primeiro filme e desisti pela violência. Mas aí eu tinha um ingresso que ia vencer no dia 31 e eu não tinha mais outro dia pra ir, então fui pela eliminação e aceitei ver esse segundo filme mesmo sem ter visto o primeiro todo. E achei incrível. Ah, aqui na minha cidade tem um cinema que vende mais barato ingresso antecipado e eu tinha comprado um pra usar quando tivesse um tempo livre, mas acabei não indo e ele tem uma validade. Só pra explicar.

Mas vamos ao enredo: algumas pessoas são possuídas por uma entidade que as persegue e depois força elas a se matarem, na frente de outra pessoa. E essa pessoa que testemunhou acaba sendo a próxima a ser perseguida por isso. E o título se refere a um sorriso macabro que a pessoa que está com a maldição faz. Mas o que me pegou no filme não foi isso e sim a personagem principal que era uma cantora estilo Madonna e Miley Cirus, que está sendo perseguida, mas entra numa paranoia tão grande, que tem que fugir também da mídia que pode divulgar alguma coisa negativa sobre ela e prejudicar a carreira que está em ascensão. E o filme consegue enganar a gente direitinho em vários momentos, quando de repente você percebe que as pessoas ao redor dela não são quem parecem e principalmente o final que é muito confuso e ainda preciso rever pra tentar entender. Mas é um filmaço. Senti por ele o mesmo impacto dos anos 90 quando Pânico e Eu sei o que vocês fizeram no verão passado estavam surgindo. Além da direção de câmera que é um show a parte e que merecia até um prêmio pelo ótimo trabalho de filmagem.

Natal negro - Noite do terror (1974)

Esse filme é bem simples e praticamente monótono se a gente olhar pra ele comparando com tudo que veio depois. Mas o ano que ele foi lançado, 1974, não tinha quase nada do gênero. Nenhum Jason, Freddy Krueger, Michael Myers, Chucky, Ghostface ou pescador com gancho. Mas esse veio ainda inspirado pelo que Psicose deixou de legado em 1960. A história é a mais batida dos filmes do gênero, alguns assassinatos acontecendo com uma revelação de quem é o assassino no final. Teve um remake mais recente que depois quero assistir pra comparar.