Busca

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Vou dar uma pausa nas redes sociais

Não é novidade pra ninguém que eu sou bastante averso à algumas tecnologias. Principalmente quando essa tecnologia me rouba tempo que eu poderia aproveitar mais o dia a dia. Tenho dormido muito mal por causa disso. Às vezes penso em só ver quem me mandou uma mensagem, e quando vou ver já passei pelo Whatsapp, pelos status, pelo Facebook, pelos grupos, pelo Messenger, pelo Instagram, por várias páginas no Instagram que nem tem tanta coisa interessante assim... E quando vejo já são 3h da manhã. Tenho uma lista de filmes que quero assistir (minha coleção já tem quase mil filmes e eu não vi metade), além dos livros, séries e outras coisas, até tocar violão ou guitarra, ir na academia ou dar uma volta na praia.

Ou até quando vou ver já estou no meio de algum debate aleatório que não vai dar em nada. E isso também me faz refletir o quanto algumas pessoas estão desinteressantes, ou acabamos sempre nas mesmas conversas vazias. Cansei mesmo de qualquer conversa sobre política, religião, qualquer assunto que haja uma discussão eu quero evitar.  Quero conversar sobre coisas que me acrescentem algo, e não que eu sinta como se estivesse perdendo tempo. Muitas das postagens desse blog eu faço também com o intuito de gerar alguma conversa interessante, o que muitas vezes dá certo. Principalmente quando eu recebo feedbacks muito bons. Pode ver que vários filmes que citei aqui foram indicações. E a minha intenção com isso é criar uma interação real com as pessoas, que eu não sinto em nenhuma rede social. 

A linguagem na rede social é muito falha. Não foram poucas vezes que postei algo e as pessoas distorcem o que eu quis dizer, seja intencionalmente ou não. Ou que mando uma simples figurinha que dá margem pra várias interpretações... Ou não consigo realmente conversar, a pessoa está tão fechada no mundo dela que parece que ela não consegue simplesmente me ver. Ver a minha personalidade. E isso tem me incomodado muito. Não precisamos ficar só nisso, meu plano de celular é ilimitado, pode me ligar que eu retorno. Tem pessoas que conversamos horas pelo celular ou até por chamada de vídeo. Quero sair dessa linguagem de curtidas, figurinhas e emojis. Nem tudo tem uma interpretação exata, eu falo uma coisa, alguém entende outra, vira uma bola de neve. Quero sair disso. Eu prefiro ter contato com 20 pessoas do que ter 2 mil nas redes sociais que não troco uma palavra. 

Então, a partir de hoje, aqui, nesse blog, é onde eu vou estar. Tem um campo de comentário no rodapé do blog, escrito FALE COMIGO, o que você escrever ali chega pra mim imediatamente. Caso queria mandar qualquer coisa só copiar o link e deixar no comentário de qualquer postagem que vai chegar pra mim tranquilamente. Também tem os métodos convencionais de ligação e SMS que servem bastante. Além de cartas também, quem quiser trocar cartas de tempos em tempos é uma ideia que eu gostaria também. Só pedir meu endereço. Então é isso, se você leu até aqui, e eu te mandei essa postagem é porque você faz parte das pessoas que eu quero manter contato por aqui. 

Não é nada pessoal, não é nada específico com ninguém, o que eu estou sentindo vai além do nosso tempo e da realidade tecnológica que estamos vivendo hoje. E eu quero a vida real. Pra finalizar citando um filme, vou deixar um pequeno trecho do filme Waking Life, espero que entenda a mensagem. Inclusive tem uma ironia em relação a "ser uma formiga", embora esse seja o meu sobrenome. E esse filme já falava isso em 2001, numa época que nem tínhamos tantas redes sociais. Obrigado.

Fonte do vídeo: aqui


Nenhum comentário: