Esse post aqui não é sobre um filme específico, mas uma reflexão de como a vida dá um jeito de resolver as coisas e deixar tudo no lugar onde deveria. E isso é uma das principais vertentes do enredo de Lost. Mas quando essas coisas acontecem com pessoas famosas e com pessoas em destaque a gente acaba percebendo melhor isso.
E recentemente, eu tive essa percepção com vários filmes. Por exemplo, quando eu tinha uns 13 anos, eu conheci os filmes Pânico, que foram 3 filmes com começo, meio e fim bem definidos. Mas o terceiro filme acabou sendo fora do padrão pois o roteirista Kevin Williamson, que criou tudo até ali, teve uma briga com os produtores e simplesmente não participou, porém, 11 anos depois, ele retornou escrevendo Pânico 4. Mas mesmo assim, não do jeito que ele queria, pois a intenção era continuar com uma nova trilogia e acabou sendo um filme isolado. Mais 11 anos depois, e Pânico 5 foi entregue pra outros roteiristas e outro elenco fez parte, o que piorou ainda em Pânico 6 que nem a Neve Campbell, atriz de todos os filmes, fez parte. Mas agora, depois de 30 anos... Pânico 7 está sendo dirigido por Kevin Williamson e com o retorno de Neve Campbell.
Agora, vamos pra outro filme de terror da década de 90: Eu sei o que vocês fizeram no verão passado. Esse tem um diferencial que são os finais em aberto, quando você acha que a história finalizou, tem mais uma cena que termina de forma misteriosa. O primeiro terminou com o assassino pulando em cima da Julie, mas no segundo foi justificado como um pesadelo e a personagem está viva. Só que o segundo terminou com ela sendo puxada pra baixo da cama pelo assassino, depois de ela o ter matado com 8 tiros. E 27 anos depois, essa história vai retomar de onde parou, mesmo que ainda tenha tido um filme alternativo que mostrava que o assassino era uma entidade e uma série da Amazon que é outra história totalmente diferente.
Todo mundo em pânico surgiu como um Freddy X Jason, só que misturando a história dos dois filmes que acabei de falar acima. E fizeram o segundo filme também que foi legal, mas do 3 ao 5 a coisa mudou. Os idealizadores foram afastados do projeto e alegam que os produtores roubaram o filme deles e deu pra outras pessoas. Só que também depois de 23 anos sem participar dos filmes, os irmãos Wayans estão de volta e inclusive parodiando o filme que começou tudo: Pânico. E já confirmaram que o Doofy estará de volta.
E aí, também podemos falar de Jurassic Park. Depois que o filme terminou a trilogia original em 2001, passou muito tempo até o quarto filme em 2015. E não só isso, além de trazer um elenco todo novo, deu um jeito de retomar os personagens principais do primeiro filme de novo. E também está indo pro sétimo filme, além de ter tido várias séries animadas nesse tempo.
E pra finalizar, os Raimundos que também tiveram a perda do vocalista, mas não porque ele morreu e sim porque se afastou para seguir como pastor, agora retomam a amizade com ele depois de mais de 20 anos. E embora ele não tenha retornado pra banda, ele voltou a fazer shows inclusive retomando músicas da banda que ele fez depois dos Raimundos, que se chamava Rodox. A banda acabou em 2003, e agora 21 anos depois é possivel vê-lo num show tocando aquelas músicas.
E isso vem acontecendo com muitas outras coisas. Planet Hemp e Blink 182 são ótimos exemplos de bandas que estão se reencontrando. E filmes como Halloween, Gremlins, Alien, O auto da compadecida e Planeta dos macacos estão voltando também de alguma forma. Às vezes parece que algumas coisas se afastam apenas para dar um sentimento de saudade e depois voltar com tudo.
Agora, falando de mim pessoalmente. Também vejo isso acontecer na minha vida pessoal. Em 2024, foi o ano que eu entrei numa banda e fiz shows, sendo que eu toco violão desde os 12 anos de idade, e isso veio acontecer aos 38. Também participei de uma agência de publicidade, sendo que de 2007 a 2012 eu fiz essa faculdade e nunca cheguei a atuar, acontecendo também nesse ano. Além de muitas outras coisas e detalhes interessantes que às vezes passam despercebidos. Mas até no Sesc, que é um lugar que eu sempre adorei visitar para ver qualquer programação cultural, eu estou trabalhando atualmente. Então quando eu observo esse movimento estranho que parece que as coisas estão se alinhando, não só na minha vida mas com todo mundo, eu achei interessante compartilhar isso aqui. E com você, é assim também?
Pânico 7
Eu sei o que vocês fizeram no verão passado 4
Jurassic Park 6
Raimundos
Todo mundo em pânico 6