Busca

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Império do sol (1987)

Olha que coisa mais doida, fui ver a lista dos filmes do Spielberg e descobri que nas décadas de 1970, 1980 e 1990 ele já tinha feito 20 filmes. E desses 20, eu já assisti 19. Só esse aqui que nunca vi. Não por um motivo específico, mas acho que nunca o vi passando em nenhum lugar e quase nunca vejo comentarem sobre ele. Então, resolvi assistir. Mas tenho que admitir uma coisa, o filme é bem entediante e longo, totalmente fora dos padrões do Spielberg. Talvez por isso teve baixa bilheteria. E eu tive que dividir pra assistir de duas vezes. 

Vamos ao enredo: é sobre um menino de classe alta que de repente se vê perdido quando estoura uma guerra e acaba separado dos pais, tendo que se virar se aliando com pessoas estranhas para sobreviver. Mas acho que a melhor definição pra falar desse filme é explicando o poster: um menino brincando com um avião de brinquedo, enquanto um avião de verdade pega fogo e está em queda livre ao fundo, fazendo um rastro de fumaça cortando o sol. 

Lobisomem (2025)

Estava pensando sobre o tema dos lobisomens, tem um gênero inteiro dedicado a eles, assim como os zumbis, vampiros, alienígenas, dentro do universo do terror mesmo, mas geralmente as pessoas separam em serial killers e espíritos. Mas não tem um filme de lobisomem que eu vi e gostei muito, teve um filme chamado Amaldiçoados (de 2005) que tinha tudo pra ser um grande filme mas também é meio bobinho. Mas tem um episódio da Família Dinossauros que o Bobby vira um lobisomem, que é bem legal.

Vamos ao enredo desse filme: embora seja doido que não tenha realmente um lobisomem tradicional no filme, aparentemente o processo de transformação do personagem não foi completo, pois ele termina ainda como maior parte humano. Mas a história é sobre uma família formada por pai, mãe e filhinha, que acabam vendo um homem na estrada e, pra desviar dele, acabam capotando em direção a um penhasco e o caminhão deles fica preso de lado nas árvores. Esse cena é sensacional. Mas aí o pai acaba arranhado por um bicho, eles se escondem numa casa e aos poucos ele vai se transformando no que viria a ser um lobisomem. E termina com a mãe sendo forçada a matar o pai. Trágico. 

Tem uma cena que chega a ser cômica e inacreditável que é quando o cara já na transformação de lobisomem começa a devorar seu próprio corpo. Ele come o próprio braço e arranca uma das pernas a dentadas. Bizarro. Agora uma coisa que o filme tem de legal é a menininha, filha do casal, muito carismática.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Viagem insólita (1987)

Esse é uma viagem que é a cara dos anos 80, uma época que parecia que tinham muita curiosidade em contar histórias com experiências estranhas, como, por exemplo, o filme A mosca, onde um cara se mescla geneticamente com uma mosca. Mais ainda, teve a época dos filmes Querida, encolhi as crianças, onde um pai construiu uma máquina que acidentalmente encolheu seus filhos. Que é mais perto do tema desse aqui.

Vamos ao enredo: um homem aceita participar de uma experiência na qual ele seria reduzido a um tamanho minúsculo, menor que uma gota de água, o procedimento dá certo, mas o laboratório é invadido e o cientista foge com o homem minúsculo preso numa seringa com um líquido. Mas ele estava dentro de um tipo de veículo que mais parece uma nave espacial. Mas acidentalmente o cientista acaba injetando a seringa em um homem aleatório, que agora carrega nos próprios vasos sanguíneos, o homem que serviu de cobaia pra experiência. E nesse sentido, quando mostra a navezinha andando dentro do corpo do cara, é uma imaginação muito legal pra alguém pensar em fazer um filme com esse enredo. E esse é só o começo da história, o homem que sofreu a injeção começa a ouvir a voz do homem lá de dentro na cabeça dele e os dois agora têm que se unir para resolver essa situação. Muito doido isso tudo. Mais um clássico da Sessão da tarde que eu nunca tinha visto inteiro.

O homem nas trevas (2016)

Antes de falar do filme, olha como os títulos em português às vezes até afastam a real intenção da história: o título original desse é Não respire! e ficou como O homem nas trevas. Os dois títulos fazem sentido quando entendemos o enredo, mas o título original seria muito mais interessante e atrativo.

E o enredo: três adolescentes que vivem de invadir casas e assaltar, têm a brilhante ideia de pegar uma fortuna que um homem cego ganhou de indenização depois que sofreu um acidente quando estava numa guerra. Partindo daí, é óbvio que vai dar errado e quando eles entram na casa e dão de cara com ele, sem que ele perceba a presença deles na casa, ficam totalmente imóveis e sem fazer nenhum barulho. Por isso, o título é Não respire!. A partir daí é uma tensão sem fim, cheia de revelações e surpresas escondidas na casa dele. E ao mesmo tempo que a gente torce pelos assaltantes, também pensamos que aquele homem é uma vítima. E a melhor cena é quando ele consegue desligar os disjuntores e fica todo mundo na mesma condição que ele, sem enxergar nada. A qualidade técnica dessa cena é sensacional. Não quero contar o final pra não estragar, mas ele deixa uma brecha pra uma continuação, que veio depois de 5 anos. E esse filme eleva o nível dos personagens que estão a um passo de saírem da casa e algo acontece impedindo-os. 

Tem mais um detalhe importante: os adolescentes acabam encontrando, no porão, uma mulher acorrentada, que foi responsável por ter causado a morte da filha do homem cego, atropelada. E a intenção dele em mantê-la lá é mais assustadora ainda: ele queria que ela devolvesse o que ela tomou, um filho. Sim, a mulher está grávida dele. E isso é um detalhe importante pro contexto do segundo filme.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Titanic 666 (2022)

Um navio chamado Titanic III está fazendo sua primeira viagem, depois de 110 anos do naufrágio original. Esse é o começo da história desse filme, e também descobri que tem um filme chamado Titanic II, de 2010. Só que a grande revelação é que tem uma menina que entra escondida junto com as bagagens e começa a fazer um ritual para chamar os espíritos dos mortos no Titanic de 1912, pois ela é bisneta do capitão que foi pro fundo do mar. E nesse navio tem um cara que coleciona itens retirados dos destroços, coisas pessoais das pessoas que morreram afogadas. E, a partir desses itens, os espíritos são invocados. Bem interessante, no mínimo um roteiro ousado.

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Extermínio - 28 dias depois (2002)

Direto ao resumo: um homem acorda de um coma, no hospital, e encontra o mundo inteiro deserto, sem nenhuma pessoa, até que começa a encontrar algumas pessoas mortas e, mais ainda, acaba encontrando pessoas correndo para atacá-lo, com expressões assustadoras e olhos vermelhos. Sim, esse é um filme sobre zumbis. O resto do filme é igual a todos os filmes de zumbi que eu vi até hoje: correria sem fim, até sobrarem alguns sobreviventes. E esse personagem acaba encontrando outras pessoas que estavam escondidas e juntas vão tentando sobreviver nesse mundo louco. O que eu mais gostei nesse filme foi o começo explicando como chegou nesse ponto: um grupo de ativistas invade um laboratório que mantinha macacos presos, e os solta, sem saber que eles estavam infectados por um vírus. E é assim que se prolifera. No final, sobrevivem 3 pessoas apenas, que aparentemente são resgatadas por um helicóptero. Termina assim. Teve mais um filme em 2007 e esse ano sai o terceiro no cinema.

Mais velozes e mais furiosos (2003)

Estranho o enredo desse filme focar apenas no personagem do Paul Walker, Brian, depois que o primeiro tinha um elenco tão amplo que dava um suporte pro personagem se destacar. Nesse aqui, parece uma aventura solitária depois que ele mesmo se tornou um criminoso, depois de ter deixado o Toretto fugir no filme anterior. Achei isso meio maluco, mas enfim, vamos pela história. Então agora ele está foragido e vivendo de ganhar dinheiro fazendo rachas, até que é preso e tem que cumprir uma outra missão de prender outro cara. Chegando nesse ponto, o filme vira praticamente uma cópia do primeiro. Até parece que iriam fazer as sequências com o Brian cumprindo missões diferentes a cada filme. E a irmã do Toretto do primeiro filme, como não está nesse, então ele tem olhos em outra personagem, que no caso é a atriz Eva Mendes. Agora visualmente falando é um filme de ação que diverte com as cenas dos carros e a trilha sonora. 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Minha professora de francês (1983)

Resumindo bem basicamente, esse filme é sobre três amigos que estão sempre arrumando confusões sexuais com as mulheres, até que um deles começa a ficar interessado pela professora particular de francês, que foi contratada pra ajudá-lo numa prova. Até aí parece até um filme bobinho, se não tocasse no assunto da pedofilia de uma forma cômica, o que me fez refletir em como esse tipo de filmes eram feitos naturalmente antigamente. E aí lembrei de Porky's, que já tinha surgido dois anos antes desse aqui. E depois, nos anos 90, teve American Pie e Quem vai ficar com Mary?, e a partir daí cada filme parecia querer superar o anterior com cenas cada vez mais bizarras. Nada contra, mas podia ter um aviso, já que o título desse aqui não passa essa ideia. E esse filme tem esse romance, mas tem tanta cena de nudez mostrada naturalmente que também me fez lembrar da capa do disco do Mamonas Assassinas e dos Raimundos que mostravam no mesmo nível. 

Ah, e a conclusão da história: o pai do garoto tenta alguma coisa com a professora, mas ela o ignora, ele não imagina que ela estava interessada era no filho dele. Mas ele acaba descobrindo e, por ciúme, coloca um contra o outro, assim o filho dele briga com a professora e vai atrás de outra menina mais nova, que já estava interessado nele há um tempo e ele não dava a mínima. Termina assim, a professora vai embora pra França no final. E se você acha que terminou triste, a última cena é o garoto comemorando. Mais dois detalhes legais: a trilha sonora é sensacional; e esse enredo também foi aproveitado em Dawson's Creek, na relação do Pacey com a professora.

Velozes e furiosos (2001)

Eu nunca assisti esse filme até hoje e vou explicar o motivo: sempre que alguém me falava sobre o enredo, dizia que era sobre rachas de carros, e vendo por esse lado, esse assunto não era interessante pra mim. Hoje desafiei a minha curiosidade e resolvi assistir, só pra concluir que fui enganado por mais de 20 anos. O filme não é nada disso.

E vamos ao enredo. Um rapaz quer participar do grupo de corridas de rua de carros, e logo na primeira vez que ele disputa, o carro dele acaba quebrando e ele perde, mas a polícia surge e todos correm pros seus carros e fogem. Mas esse cara que chegou, o nome dele é Brian, acaba ajudando o líder dos rachas, que se chama Toretto, a fugir da polícia. Assim, ele começa a ganhar o respeito do grupo, começa a namorar a irmã do Toretto e vira um aliado. Mas tem um cara que acha muito estranho como o Brian chegou e conquistou tão rápido esse lugar de respeito. E ele estava certo: o Brian é um policial que se infiltrou no grupo das gangues de rua para investigar um roubo de carga, ou seja, a grande sacada do filme é colocar o personagem num dilema moral. Pois agora ele está namorando a irmã do chefe das gangues que a polícia está investigando. E olhando por esse lado, o filme é muito mais interessante. E no final, acontece um acidente grave e o Brian precisa de ajuda da polícia, assim o Toretto descobre que ele era policial, mas não o entrega pra polícia, muito pelo contrário, facilita a fuga dele. Termina assim. Muito além de um filme só de competição de carros.

domingo, 26 de janeiro de 2025

Cenas deletadas - Eu ainda sei (1998)

Essa é uma cena que não foi pro filme, e aparentemente seria mais um dos pesadelos que a Julie andou tendo. Eu editei ele substituindo pelo pesadelo que ela teve na igreja, enquanto se confessava pro padre, que se revelava ser o assassino.

A incrível jornada (1963)

Incrível como conseguiram domesticar dois cães e um gato a ponto de fazer essa obra prima do cinema. A história é sobre a linda amizade dos três animais quando acabam indo nessa longa jornada na floresta a caminho de casa, enfrentando todo tipo de perigos: um urso, um lince, um porco-espinho, entre outros. Sem contar que o gato ainda acaba se perdendo dos cães e é adotado por uma menininha, mas sai durante a noite em busca dos amigos. Mas no final eles retornam pros seus donos e tudo acaba bem. O diferencial desse filme é que tem uma narração bem legal que dura o filme do começo ao fim, que explica as motivações dos animais. Ainda é absurdo o modo que fizeram essas gravações, com animais reais, no meio da selva e com bichos selvagens junto. Realmente incrível.

sábado, 25 de janeiro de 2025

Distração fatal (1993)

Já se perguntou, alguma vez, qual filme ainda não foi parodiado? Pois existem tantas sátiras que fazem piadas em cima de cenas e detalhes específicos, que quase te obrigam a entender os filmes originais pra ter uma compreensão completa dos filmes. Muito antes de Todo mundo em pânico e todos os filmes que vieram depois dele, teve esse filme aqui que é uma mistura de filmes do gênero conhecido como suspense erótico: Atração fatal (de 1987), Instinto selvagem (de 1992) e Cabo do medo (de 1991).

E a graça desse filme aqui é que ele tenta ser sério, mas de repente os personagens têm umas atitudes cômicas. Como o policial que também é advogado, e quando ele prende um bandido já deixa o cartão de visita caso ele precise de um advogado. Ou a esposa dele que tem um caso com o mecânico e a todo momento quase pega os dois no flagra, mas ele não desconfia de nada. A mulher que dá em cima do advogado, enquanto a secretária dele também tem interesse nele. A história dessa secretária que fugiu do ex marido, mas agora ele está atrás dela. Um remendo de situações de vários filmes que acaba sendo como brincar de identificar as referências. Amo esse tipo de filme.

MiB - Homens de preto (1997)

Nos anos 90, tiveram 4 filmes muito legais envolvendo alienígenas. MiB - Homens de preto foi um desses, que trazia os aliens como insetos, também sendo esse detalhe importante pra história de Tropas estelares, um outro mais diferente que mostrava os aliens tomando os corpos dos professores, chamado Prova final, teve também Independence Day que também trazia o Will Smith no elenco. Esses foram lançados bem perto um do outro. Só uma curiosidade.

Vamos ao enredo do MiB. Existe essa agência secreta chamada Men In Black, ou seja, os Homens de preto, que investigam e controlam os alienígenas que estão presentes entre os humanos. E eles descobrem que tem uns aliens que vieram pra cá em busca de uma galáxia perdida, que estaria no Cinturão de Orion. E os homens de preto descobrem que na verdade Orion é o nome de um gato e na coleira dele, que seria o cinturão, tinha uma jóia brilhante que na verdade guardava essa galáxia. As partes interessantes do filme estão na relação do Will Smith com o Tommy Lee Jones, que até lembram um pouco os dois policiais de Máquina mortífera. E no final, o personagem do Tommy Lee só recrutou o Will Smith pois ele queria um substituto e pediu pra que apagassem a memória dele no final e ele retomasse a vida dele normal como se ele nunca tivesse conhecimento sobre a agência. E aí uma mulher vira parceira do Will Smith no final, que é intepretada pela Linda Florentino. Mas o filme é muito divertido, tem bastante ação e humor. Uma relíquia dos anos 90.


29 franquias que já assisti todos os filmes

Estava pensando em quantas franquias de filmes que eu já assisti completas. E me deparei com 29 franquias. Tem várias que eu já assisti quase todos, mas ainda faltam 1 ou 2. Abaixo a lista:

  • Corpo fechado
  • Fragmentado
  • Vidro

  • A entidade
  • A entidade 2

  • A bruxa de Blair
  • A bruxa de Blair - O livro das sombras
  • Bruxa de Blair

  • Doce vingança
  • Doce vingança 2
  • Doce vingança 3

  • Pânico
  • Pânico 2
  • Pânico 3
  • Pânico 4
  • Pânico 5
  • Pânico 6

  • Gremlins
  • Gremlins 2 - A nova geração

  • Eu sei 
  • Eu ainda sei
  • Eu sempre saberei

  • Tubarão
  • Tubarão 2
  • Tubarão 3
  • Tubarão 4 - A vingança

  • Lenda urbana
  • Lenda urbana 2 - Final Cut
  • Lenda urbana 3 - Bloody Mary

  • Cloverfield
  • Rua Cloverfield, 10
  • O paradoxo Cloverfield

  • Os estranhos
  • Os estranhos - Caçada noturna
  • Os estranhos - Capítulo 1

  • Jurassic Park
  • O mundo perdido - Jurassic Park
  • Jurassic Park 3
  • Jurassic World
  • Jurassic World - Reino ameaçado
  • Jurassic World - Domínio

  • Psicose
  • Psicose 2
  • Psicose 3
  • Psicose 4 - A revelação
  • Bates motel
  • Psicose
  • Hitchcock

  • O chamado
  • O chamado 2
  • O chamado 3

  • Brinquedo assassino
  • Brinquedo assassino 2
  • Brinquedo assassino 3
  • A noiva de Chucky
  • O filho de Chucky
  • A maldição de Chucky
  • O culto de Chucky

  • Todo mundo em pânico
  • Todo mundo em pânico 2
  • Todo mundo em pânico 3
  • Todo mundo em pânico 4
  • Todo mundo em pânico 5

  • Corra que a polícia vem aí
  • Corra que a polícia vem aí 2 e 1/2
  • Corra que a polícia vem aí 33 e 1/3

  • Jogos mortais
  • Jogos mortais 2
  • Jogos mortais 3
  • Jogos mortais 4
  • Jogos mortais 5
  • Jogos mortais 6
  • Jogos mortais 7 - O final
  • Jigsaw
  • Espiral
  • Jogos mortais 10

  • O pequeno Stuart Little
  • O pequeno Stuart Little 2
  • O pequeno Stuart Little 3

  • Planeta dos macacos
  • De volta ao planeta dos macacos
  • Fuga do planeta dos macacos
  • Conquista do planeta dos macacos
  • Batalha do planeta dos macacos
  • Planeta dos macacos
  • Planeta dos macacos - A origem
  • Planeta dos macacos - O confronto
  • Planeta dos macacos - A guerra
  • Planeta dos macacos - O reinado

  • Meu primeiro amor
  • Meu primeiro amor 2

  • Sexta-feira 13
  • Sexta feira 13 - pte. 2
  • Sexta feira 13 - pte. 3
  • Sexta feira 13 - pte. 4: Capítulo final
  • Sexta feira 13 - pte. 5: Um novo começo
  • Sexta feira 13 - pte. 6: Jason Vive
  • Sexta feira 13 - pte. 7: A matança continua
  • Sexta feira 13 - pte. 8: Jason ataca em NY
  • Jason vai para o inferno - A última sexta-feira
  • Freddy X Jason
  • Jason X
  • Bem-vindo à Cristal Lake

  • Jogos vorazes
  • Jogos vorazes - Em chamas
  • Jogos vorazes - A esperança pte.1
  • Jogos vorazes - A esperança pte.2
  • Jogos vorazes - A cantiga dos pássaros e das serpentes

  • Sobrenatural
  • Sobrenatural - Capítulo 2
  • Sobrenatural 3 - A origem
  • Sobrenatural 4 - A última chave
  • Sobrenatural 5 - A porta vermelha

  • As aventuras de Paddington
  • As aventuras de Paddington 2

  • Premonição
  • Premonição 2
  • Premonição 3
  • Premonição 4
  • Premonição 5

  • Babe - O porquinho atrapalhado
  • Babe - O porquinho atrapalhado na cidade

  • A órfã
  • A órfã 2 - A origem

  • Indiana Jones e os caçadores da arca perdida
  • Indiana Jones e o templo da perdição
  • Indiana Jones e a última cruzada
  • Indiana Jones e o reino da caveira de cristal
  • Indiana Jones e a relíquia do destino


Indiana Jones e o reino da caveira de cristal (2008)

Têm certos filmes que viraram franquias longas e que todos os filmes são perfeitos. Pânico, Planeta dos macacosMáquina mortífera são exemplos disso, e acho que Indiana Jones também pode estar nessa lista. Depois que uma trilogia foi lançada, veio essa quarta parte depois de quase 20 anos do lançamento da terceira. E depois desse ainda teve o quinto e último filme em 2023, 15 anos após o quarto. Então, obviamente, se a história vai acompanhar a cronologia, muita coisa vai mudar de um filme pro outro.

E as principais mudanças desse pro anterior é que o pai do Indiana morreu e ele descobre que já tem um filho adolescente com uma personagem lá do primeiro filme, a Marion, que retorna nesse também. Então o filme já vale pela nostalgia de fazer essa ligação com os primeiros filmes. E a investigação da vez é em torno de um artefato que já está citado no título, essa caveira de cristal, que tem algumas coisas estranhas que acontecem com ela, como por exemplo, tem propriedades magnéticas e os insetos não conseguem se aproximar dela. E a grande revelação é que isso estava ligado com alienígenas que já estavam no subsolo em um local na selva amazônica. Isso acaba fazendo uma mistura de gêneros de filmes, o que já é uma tendência do Spielberg. Mas a graça do filme está nas longas sequências de perseguição, que são realmente de tirar o fôlego. Vale muito a pena.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Halloween: O início (2007)

Vamos dar uma resumida nos oito filmes anteriores pra gente entender onde esse filme chegou. Essa franquia pode ser contada por filmes ou por bloco de filmes, que se complementam. Por exemplo, os dois primeiros filmes contam a mesma história; depois temos um terceiro filme isolado contando uma história alternativa que nem tem o Michael Myers; aí em 1988 quando o primeiro completou 10 anos, fizeram uma trilogia com a sobrinha do Michael Myers nos três filmes, aí esses são o 4, 5 e 6; e depois quando fez 20 anos, em 1998, tiveram mais dois filmes retomando a personagem principal dos dois primeiros filmes. Paramos aqui.

Aí quando o filme estava prestes a fazer 30 anos, ao invés de retomarem como uma continuação, resolveram fazer mais dois filmes contando a origem do Michael Myers, o que é muito interessante. Ou seja, mostrou que a família dele era bem complicada, a mãe era uma stripper, o pai era grosseiro, a irmã vivia o ignorando. Mas tinha uma bebezinha que é a única que ele poupa, e também a mãe dele, o resto ele mata todos. Inclusive se vinga de um menino da escola que o atormentava. Só que a mãe estava na rua e quando chega em casa se depara com o massacre. E já tinha um psiquiatra na escola dele que estava tentando alertá-la sobre o filho, ainda mais quando descobriram que ele andava com um gato morto na mochila. Ela não deu ouvidos pra ele, acabou tendo que presenciar isso e depois não aguenta o desgosto e se mata.

Aí vem a parte interessante que o primeiro filme de 1978 não mostrou: como foi a internação do Michael nesses 15 anos que ele passou praticamente preso. E depois que ele foge e vai atrás da Laurie Strode, nesse filme aqui explicou muito melhor o que o de 1978 só deixou no ar: o bebezinho que ele poupou de matar, lá no começo, era ela. O resto do filme é praticamente igual, com alguns detalhes sendo mudados. 

Agora, analisando essa franquia como um todo, ela tem um valor pela inovação lá no final dos anos 70, depois inspirando Jason, Freddy, Chucky, criando uma tendência até chegar em Pânico, Eu sei o que vocês fizeram no verão passado e Lenda urbana, e mais ainda nos filmes mais pesados como Jogos mortais, O albergue e Pânico na floresta. E mesmo assim, desde que foi lançado, toda década teve pelo menos um filme dessa franquia. Pela insistência, uma hora algum acaba saindo bom, como é o caso desse aqui. E agora finalmente eu olho pro Michael Myers e consigo imaginar quem é ele por baixo da máscara, esse filme adicionou uma personalidade ao personagem bem interessante.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Tubarão 4 - A vingança (1987)

Muito interessante como o filme de 1975 do Spielberg continuou, embora a maioria das pessoas nem considerem que é uma franquia com vários filmes, mas essa tetralogia se conecta pela presença de um mesmo personagem que está nos 4 filmes: o filho mais velho do personagem principal do primeiro filme, que se chama Michael Brody. O personagem é interpretado nos 4 filmes por 4 atores diferentes. Mesmo assim, é como se a família toda estivesse no filme de algum modo: pai, mãe e dois filhos.

Agora, vamos ao quarto filme. O enredo dele apenas cita o personagem principal dos dois primeiros filmes como se ele tivesse falecido em algum momento, mas não por ataque de tubarão e sim de parada cardíaca. E essa vingança do título é pelo fato do tubarão ter atacado o filho mais novo do casal, causando a morte dele na pior cena de todos os filmes até esse momento. E aí o irmão mais velho dele, juntamente com a mãe, começam a caçá-lo. E obviamente, vencem. Engraçado como essa história evoluiu de pai pra filho, terminando com a vingança da mãe.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

A chave mestra (2005)

Esse filme é uma doideira, e não tem como falar dele sem falar o final. Então se você ainda não viu e quer ter a surpresa, já aviso que tem spoilers. O que acontece aqui é que uma mulher vai trabalhar numa casa de cuidadora de um homem idoso, até reparar que alguma coisa muito estranha está acontecendo. E já vou pro final: no passado, um casal de negros foi enforcado depois de terem sido pegos fazendo um ritual com duas crianças. Só que eles tinham trocado de corpo com as crianças, então quem morreu foram as crianças no corpo dos negros. E do mesmo modo, o casal de negros continuou vivo em um novo corpo. E essa cuidadora que chegou na casa agora é a próxima vítima deles, mas olha a viagem: o cara que a contratou pra trabalhar já é o negro do casal em um novo corpo depois de anos e o paciente que a mulher está cuidando na verdade está com o espírito do cara que a contratou. Ou seja, eles foram passando de corpo em corpo, e o cara agora trouxe essa cuidadora para que a esposa dele passe pro corpo dela. Basicamente, é essa a história, mas contada de uma forma com muito suspense e tensão. E a chave mestra é só pelo fato de haver na casa uma chave que abre todas as portas, exceto uma: o quarto onde tem um monte de material usado nos rituais.

A babysitter (1996)

Esse filme é mais interessante pela ausência de roteiro, mas que de algum jeito o que sustenta a história é a fascinação que vários homens têm pela mesma mulher. No caso, é uma babá. Interpretada pela Alicia Silverstone, ela atiça pensamentos sedutores em um amigo do namorado dela, no menino que ela está sendo babá, além do pai do menino. E o engraçado é que várias vezes parece que é uma situação real e depois mostra que era apenas uma viagem da cabeça de alguém. Eu diria que esse filme está no mesmo nível de Lolita, Diabólica e Beleza americana

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Olho por olho (1996)

Direto ao enredo: uma menina é estuprada e morta por um entregador de compras, até que a mãe dela começa a pirar em se vingar, principalmente quando a justiça o solta alegando não ter provas. Ela o segue e descobre que ele estava planejando estuprar outra mulher, pede ajuda pra polícia, mas eles alegam que só podem fazer algo depois que o crime for realizado. Então ela fica com a ideia de matá-lo, mas uma agente da polícia diz que ela só pode fazer algo se for legítima defesa. Mas então o cara estupra e mata a mulher que ele estava planejando e ainda fica rondando a escola da irmãzinha da primeira menina que ele estuprou, só para provocar. Até que a mulher descobre onde ele mora e invade a casa dele, e isso o leva a invadir a casa dela também. Era a desculpa que ela queria para matá-lo alegando legítima defesa.

Um crime perfeito (1998)

Antes de falar do filme, quero pontuar uma coisa muito importante que me passou na cabeça enquanto eu assistia. Se você conhece a carreira do Alfred Hitchcock além do filme Psicose, vai entender que ele não focava no terror em si, mas em tramas cheias de reviravoltas inesperadas. E se você assistir o filme Hitchcock que é quase uma cinebiografia dele vai entender isso perfeitamente. Só pra quem quiser pesquisar, pode ver os filmes Pavor nos bastidores, Correspondente estrangeiro, O terceiro tiro, Rebecca - A mulher inesquecível, Trama macabra e Festim diabólico - todos têm essa dinâmica.

Agora, vamos a esse filme, Um crime perfeito, de 1998. Se o Hitchcock estivesse vivo, ele teria assistido esse filme orgulhoso. Pois ele é uma trama complexa e impossível de adivinhar o final. Vou tentar resumir. Um homem descobre que a mulher dele tem um amante, mas ao invés de ficar com ciúme, ele acaba contratando o amante para matá-la. Ele se programou direitinho de deixar a esposa sozinha em casa e, um detalhe importantíssimo, ele deixou a chave escondida num lugar no corredor do prédio pro amante pegar e, depois que matá-la, colocar no lugar. Mas a grande malandragem do amante é que ele não foi, mas mandou outro cara cumprir o crime, mas a mulher consegue reagir e o mata, atrapalhando todos os planos. O marido volta pra casa, encontra a mulher viva e se apavora, vai até o assassino e tira a chave que ainda estaria com ele pois ele só iria colocar no mesmo lugar depois que fosse embora. E essa chave era da esposa, então ele coloca no chaveiro dela de volta e pronto. Caso encerrado, a polícia chega, mas quando tiram o capuz do assassino, descobrem que não era o amante. E aí, o marido e o amante agora têm que se unir para não serem os principais suspeitos do crime. Mas a grande questão é que a esposa descobre que a chave dela não entra na porta de casa, ou seja, o assassino tinha aberto a porta da casa e já deixado a chave no mesmo lugar e essa chave que estava no bolso dele era da própria casa dele. E aí agora ela desconfia do próprio marido. Mas aí vem a parte mais doida ainda, ela o questiona e ele diz que já sabia que ela tinha um amante e que pegou a chave do assassino para protegê-la e conta uma história lá que a convence e os dois se unem de novo, agora contra o amante. Então o amante é assassinado pelo marido, mas antes de morrer ele mostra um recibo de correio. Ou seja, ele enviou pra esposa dele uma fita cassete que ele gravou todo o planejamento do crime com um gravador de bolso escondido. E aí não tem jeito, a mulher descobre tudo, mata o marido e termina sem nenhum dos dois.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Tubarão 3 (1983)

Engraçado como a história do primeiro filme estendeu pro segundo filme, com os mesmos personagens, mas aparentemente chega nesse terceiro filme totalmente fora de conexão. Mas o segredo está no nome de um personagem chamado Michael Brody, que, mesmo interpretado por outro ator, é o filho do personagem principal dos dois primeiros filmes, Martin Brody. E o enredo aqui acaba sendo bastante interessante, até pelo fato dos outros filmes terem tido basicamente a mesma história: agora se passa em um parque aquático, que já tem como atração principal dois golfinhos, e, quando um tubarão filhote aparece por lá, acham que seria interessante tê-lo num aquário para ser um espetáculo único. Até que a mãe do filhote aparece procurando-o.

Tubarão (1975)

Esse filme tem um valor histórico por ser talvez o primeiro grande filme do Spielberg, além de ser um fenômeno de bilheteria e é considerado o primeiro Blockbuster do cinema. Vamos ao enredo: uma mulher some e depois o corpo dela aparece com umas marcas que parece que foi atacada por tubarão. A partir disso, um homem tenta alertar as pessoas responsáveis para fecharem as praias. Mas ele é desacreditado, a história é abafada pelo seguinte motivo: é época de temporada de turismo na cidade. Com isso, obviamente, outros ataques acontecem. E aí depois que passam a acreditar nele, começam uma caça ao tubarão. E no final, vão 3 homens num barco para caçá-lo. Uma observação interessante, esse filme em inglês se chama Jaws, e o Spielberg diz numa entrevista que outro filme dele chamado Duel (que ficou em português como Encurralado) é um tipo de sequência indireta de Tubarão, já que os dois falam de perseguição, só que um é numa estrada e o outro é no mar. E isso coincide no título dos dois filmes ter apenas 4 letras. Em 2025, esse filme está completando 50 anos.

Matrix (1999)

Esse filme tem um enredo que parece que está falando de uma coisa, mas está falando de outra coisa, como uma metáfora pra nossa própria vida. Pelo menos foi isso que eu interpretei. Se liga na viagem: um cara acaba descobrindo que o mundo real não é esse que vivemos, mas que na verdade todos os humanos estão servindo como fontes de energia pra máquinas, e a nossa realidade é uma ilusão mental onde vivemos nesse mundo, vivendo o dia a dia. Aí tem uma hora que ele conhece um cara chamado Morpheus, que dá a opção pra ele de ficar nessa ilusão ou acordar pra realidade. Ele decide acordar e aí ele desperta no ano de 2199, numa cápsula cheia de gosma, totalmente pelado e careca, com cabos conectados na nuca e pelo corpo, e então ele repara que existem milhões de cápsulas iguais a essa, com outros humanos. E ele não foi chamado por acaso, mas essa galera que já estava fora da Matrix acreditava que ele era O Escolhido, que viria pra libertar os humanos. 

Agora, olhando pra nossa realidade hoje, de 2025, com a inteligência artificial nos celulares, as redes sociais que são "alimentadas" pelas nossas postagens, não me parece mais tão absurdo. Bizzaro que chegamos nesse ponto e esse filme já conseguiu ver isso 25 anos atrás. Mais uma coisa, esse filme foi satirizado em Todo mundo em pânico quando a Cindy luta contra o assassino e voltou em Todo mundo em pânico 3 na cena que a Cindy visita a vidente.

domingo, 19 de janeiro de 2025

Doutor No (1962) - O primeiro filme de 007

Na verdade, o título em português ficou 007 contra o satânico doutor No, mas em inglês ele é apenas Doutor No. E é aquele filme que começa com um mistério que vai sendo desenvolvido e o agente tem que ir resolver.  Mas o charme todo do filme não está no enredo e sim na personalidade do James Bond, que nesse filme aqui é interpretado pelo Sean Connery. E interessante comparar a aparência do ator nesse filme com o Indiana Jones, que ele fez o pai do personagem principal. Então pra mim acaba sendo interessante por esses detalhes. A música tema e aquela abertura simulando uma arma mirando pra ele também começaram aqui nesse filme, sendo usada até no filme Sexta-feira 13, só que com o Jason. E, obviamente, que não podia faltar as mulheres bonitas que ele se relaciona.

Corra que a polícia vem aí 33 e 1/3 (1994)

Sem dúvida, esse filme finaliza a trilogia de uma maneira bem legal. E eu peguei pra ver pois um quarto filme está pra estrear em julho desse ano, 31 anos depois do último filme, só que, como o Leslie Nielsen faleceu, o papel principal ficou pro Liam Neesson, interpretando o filho dele. E a história desse terceiro filme é bem legal: ele tem que impedir que uma bomba seja acionada e mate todo mundo que está assistindo ao Oscar, pois a bomba está em algum dos envelopes do prêmio. E isso dá espaço pra umas piadas bem legais, alterando os nomes dos filmes que são anunciados. Jurassic Park, por exemplo, virou Geriatric Park, e mostra umas cenas de idosos com andadores no lugar do Tiranossauro. É um estilo de comédia bem bobinha, do estilo do Chaves.

sábado, 18 de janeiro de 2025

Contagem regressiva, faltam 6 meses apenas

Então, pra quem me conhece sabe que um dos meus filmes favoritos da infância é Eu sei o que vocês fizeram no verão passado. O filme termina com o assassino deixando um recado escrito "Eu ainda sei", pra protagonista, e logo depois pula em cima dela no box do chuveiro e acaba assim. No ano seguinte, anunciaram que teria Eu ainda sei o que vocês fizeram no verão passado, e esse eu vi no cinema ainda, no shopping Ilha Plaza, na Ilha do Governador, RJ. Esse termina com o assassino puxando a protagonista pra baixo da cama, mesmo depois de ela supostamente tendo o matado com um monte de tiros. Pois bem, a partir daí começou um martírio. Passou 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, até que em 2006 anunciaram o terceiro filme que seria chamado Eu sempre saberei o que vocês fizeram no verão passado, mas que não seria lançado no cinema, apenas em DVD nas locadoras. Beleza até aí. Mas fui ver e descobri que não tinha nenhum dos personagens principais, e embora o filme seja até interessante foge muito do que os dois primeiros filmes eram. E aí entrou em outro martírio. 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, até que em 2014 anunciaram o quarto filme mas que nunca aconteceu. E veio 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020. Aí veio 2021, a Amazon adquiriu os direitos pra fazer uma série de 8 episódios com base no filme. Mas foi a mesma surpresa amarga de 2006. E embora a série seja interessante também, era outra história mais distante ainda dos filmes. Aí veio 2022, 2023, e de 2024 pra cá anunciaram que teríamos um verdadeiro terceiro filme, ignorando a série e o filme lançado em DVD e iria continuar com os dois sobreviventes do segundo filme lá de 1998. Mas mesmo assim ainda tudo parecia boato, o ator Freddie Prinze Jr. disse que não estava nem sabendo disso, e aparecia nas entrevistas dizendo que não tinha interesse em fazer o filme, enquanto a mulher dele no filme, a Jennifer Love Hewitt, falou que estava 100% interessada em voltar pois foi o grande filme da carreira dela. Mais ainda, dia após dia sai uma notícia nova sobre, até que, inevitavelmente, o Freddie anunciou oficialmente que estava de volta pro filme, e já estava partindo pras gravações. E agora, mês passado, a Jennifer também confirmou que fechou o contrato. Nesse exato momento que estou escrevendo essa postagem, eles estão filmando. E já tem até data de estreia: dia 18/07/2025, exatos 6 meses. Agora, independente de você gostar ou não desse filme, se você passou algo parecido esperando uma coisa, é uma empolgação vê-la retornar das cinzas pra mais um capítulo. Quando o primeiro saiu, eu tinha 11 anos, o segundo eu tinha 12, e quando esse sair eu vou estar com 39 anos. Doideira demais.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Grease - Nos tempos da brilhantina (1978)

Já tinha visto vários trechos desse filme, as cenas de dança, mas é a primeira vez que assisto pra entender o roteiro. E na verdade é só o John Travolta tentando consquistar uma menina, que é a Olivia Newton-John. E eles já se conheciam do passado, mas agora se reencontram na escola. E ela passa o filme todo tímida e quietinha, mas chega no final toda de preto e com o cabelo diferente, toda ousada e dançando sem parar. E aí a parte interessante são justamente as cenas de dança que complementam a história do filme sempre com uma música temática do que está acontecendo. E, pra mim, o que eu acho que é o charme desse filme é o visual de uma época muito estilosa nas roupas, modelos de carros e até nos cortes de cabelo. Quando a gente compara com a época atual, dessa década de 2020, chega me dá uma agonia de como pioramos como sociedade. Ainda bem que temos filmes como esse pra lembrar de como as coisas foram um dia.

A visita (2015)

Eu já tinha visto uma cena desse filme e tinha me dado arrepios, é daqueles suspenses psicológicos que as coisas vão ficando cada vez mais perigosas pros personagens principais. E nesse caso, é sobre duas crianças que vão passar uma semana na casa dos avós que eles ainda não conhecem, e a mãe deles não os levou para conhecer depois que ela brigou com eles há anos atrás. E essas crianças querem aproveitar e fazer tipo um documentário dessa viagem e tentar fazer a mãe e os avós fazerem as pazes. Só que em determinado momento, os avós começam a ter umas atitudes muito doidas: eles andam com facas, correm pela casa a noite, ficam pelados raspando as unhas nas paredes, só coisa bizarra. Até que a mãe entra numa chamada de vídeo com os filhos e, quando eles filmam os avós, a mãe tem uma surpresa: aqueles não eram os avós deles. 

Daqui pra frente é spoiler. Enquanto as crianças tentam decifrar o que aconteceu com os verdadeiros avós, a mãe corre para salvá-los. E a grande revelação é: esses dois idosos eram pacientes de um hospital psiquiátrico, eles mataram os verdadeiros avós deles, que trabalhavam nesse hospital, e deixou os corpos no porão. E a mulher teve um trauma quando perdeu seus filhos (ou netos?) há anos atrás, então quando ela soube que os donos da casa receberiam os netos, ela quis ter uma semana de avó. No final, as crianças conseguem matar os dois e saem vivos. 

Os estranhos 3 - Capítulo 1 (2024)

Eu fico curioso pra ver esse tipo de filme pois é quase inacreditável que uma história tão básica consiga ter enredo pra três filmes. O primeiro filme, de 2008, era só mostrando um casal numa casa sendo assombrado por 3 assassinos mascarados, sem nenhuma chance de saírem vivos. Passou uma década inteira e fizeram o segundo filme, que descaradamente trouxe o mesmo enredo, só que ao invés de um casal, agora é uma família com 4 pessoas sendo perseguida pelos mesmos 3 assassinos. Só que nesse aqui acontece uma coisa até então inédita nesse tipo de filme: os 3 assassinos são mortos. E agora que a história não tem mais o que contar pra frente, resolveu contar o passado desses assassinos, por isso o título desse filme é Capítulo 1. Mas o enredo acaba voltando pro mesmo roteiro básico, com os 3 assassinos agora atacando um casal que está numa casa alugada. Mas se uma coisa que esses filmes fazem muito bem é criar um suspense que deixa a gente preso pra saber o que vai acontecer, mesmo que o final já seja previsível. Mas nesse aqui tem um detalhe importantíssimo que muda tudo: a mulher do casal sobreviveu, termina com ela no hospital e aparece a mensagem "Continua", pois parece que vai ter mais filmes ainda. Só fiquei com uma dúvida em relação a que ano o filme está se passando, já que aparentemente seria antes de 2008, mas o casal já tem smartphones.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Species - A experiência (1995)

Esse filme já me ganhou pela participação da Michelle Williams, alguns anos antes de estar em Dawson's Creek. E ainda tem um elenco muito bom e renomado nos dias de hoje. Mas o enredo é uma misturada de terror com ficção alienígena que lembra um pouco Alien, e com certeza serviu de inspiração pro filme Prova final. Eu sempre tive curiosidade de ver esse filme pois numa fita VHS lá nos anos 90, uma vez vi passando o trailer, mas nunca assisti, até agora.

E a história é muito bizarra também. Começa com uma menina que foi criada em laboratório, mas que está crescendo muito rápido em questão de dias, até que ela consegue fugir e aí cria um casulo e sai um mulherão. E a grande doideira é que ela vê um filme na TV que tem uma cena de sexo e quer sair para acasalar. E o pessoal do laboratório vai atrás pra tentar impedir que ela reproduza. É daqueles doideiras que só os anos 90 poderiam nos proporcionar.


Tubarão 2 (1978)

Três anos depois, vem o segundo filme, mas o enredo não conta nada de novo, apenas retoma o mesmo elenco do primeiro, numa situação bem parecida com tudo que aconteceu. O legal mesmo desse filme é você reviver o suspense das cenas de ataque de tubarão. E tem uma cena bem legal que é quando o tubarão ataca um helicóptero. Mas de resto é aquele filme que não avança muito em nada. 

Fear Island - Pânico na ilha (2009)

Antes de falar do filme, quero fazer uma observação sobre como a tradução de títulos brasileira às vezes faz uma bagunça que é até difícil de entender o porquê. O nome desse filme na verdade é Fear Island, que seria Ilha do medo. Mas já tem outro filme com esse nome, aquele do Leonardo DiCaprio, mas na verdade o título é Shutter Island, que seria Ilha do obturador. E tem outro filme que tem o título de Pânico na ilha, de 2004, que na verdade o título é Club Dread, que seria algo como O clube do pavor.

Agora vamos ao enredo. Uma mulher é encontrada no meio do mato, numa ilha, pela polícia, dizendo ter sido alvo de um assassino que matou todos os seus amigos que estavam com ela lá. A partir daí, o filme vai mostrando através de flashbacks o que realmente aconteceu. Mas tem uma história que no passado uma menina foi morta nessa ilha, então pode ser alguém tentando se vingar. E o desenrolar da história é tão interessante e cheio de surpresas que eu prefiro não contar tudo aqui. Mas esse filme é difícil descobrir quem é o assassino, mas quando chega na última cena tudo é muito bem explicadinho. Muito legal.

Ma (2019)

Fiquei surpreso desse filme já ter 6 anos desde o seu lançamento e estar agora no Top 10 da Netflix. A história começa de uma maneira bem instigante mas depois se transforma numa coisa muito bizarra. É sobre um grupo de amigos de escola que saem pra tentar comprar bebida mas não podem pois são menores de idade. Então começam a pedir pra algum adulto fazer esse favor, até que uma mulher simpática os ajuda e compra o que eles precisam. E aí isso acaba virando rotina, até que a mulher os convida para irem à sua casa, mas ficarem na parte no subsolo, tipo um porão. Só que essa mulher acaba ficando insistente e achando que ela é parte da galera, e eles começam a achá-la chata e passam a ignorá-la. Mas essa mulher acaba se mostrando uma psicopata com desejo de se vingar de uma situação que ela passou há décadas, quando ainda era uma menina na escola. Então ela está se vingando na verdade contra esses meninos para atacar os pais deles, que eram os colegas de escola dela no passado. Basicamente, é isso. E o nome do filme Ma é o jeito que essa mulher é chamada. 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

A guarda do leão - Um novo rugido (2015)

Tentando entender a cronologia da história de O rei leão, me deparei com esse filme, que também é o nome de uma série de 3 temporadas. Mas cronologicamente, a ordem é a seguinte: no primeiro filme é aquela história clássica do Simba lutando com o tio dele depois que matou o Mufasa; depois disso criaram uma série centrada no Timão e Pumba, aquela que passava no Disney Club do SBT; aí teve o segundo filme que é sobre a filha do Simba que acaba se apaixonando por um leão que está no grupo das leoas que eram apoiadoras do Scar; aí tem mais um filme que eu não vi ainda mas que parece que é sobre o Timão e Pumba; até chegar nesse aqui que é sobre o segundo filho do Simba, Kion, tentando montar um tipo de patrulha pra cuidar do território; e depois essa história continuou com uma série; depois disso tudo ainda teve os dois filmes live-action contando a história do primeiro filme de novo e a história do Mufasa. E o legal desse filme aqui é que ele contextualiza tudo que a gente viu nos primeiros filmes, o Mufasa aparece entre as nuvens e a história de como o Scar se rebelou contra o Mufasa é muito interessante também. Na verdade, o Scar foi um dos líderes da guarda do leão no passado. Mas ele tentou se rebelar contra o Mufasa e acabou gerando uma maldição contra ele mesmo.

Máquina mortífera 4 (1998)

Sem exagero nenhum, esse é um dos melhores filmes que finalizam uma história, eu tive tantas emoções diferentes assistindo que parece que estive acompanhando vários amigos, que são os personagens, em diferentes fases da vida deles. Pra quem não sabe essa história desde o começo, é sobre dois policiais, sendo um mais medroso e outro mais ousado, mas a palavra certa seria louco. E no decorrer de cada filme, a história sobe um nível a mais, e chega nesse quarto filme com a conclusão de todas as pontas soltas que ficaram desde o começo e um final merecido e feliz que esses personagens precisavam. Recomendo muito pra quem gosta de uma boa história, sem contar que é adrenalina do começo a fim. E tá longe de ser um filme policial, ele tem tanta comédia, romance e um drama na medida certa, com um suspense e investigação que permeiam toda a história, muito além de dois policiais resolvendo um caso. Vamos ao enredo: os dois policiais acabam investigando um tráfico de pessoas em um navio cargueiro, ao mesmo tempo que descobrem que os dois terão mais um membro em ambas as famílias. Um vai ter um filho e o outro vai ter um neto. Engraçado que tanto essa franquia quanto Pânico tiveram os seus quartos capítulos excelentes. 

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Paddington 2 (2017)

Como o primeiro filme já estabeleceu a base do Paddington com a família que o adotou, o segundo filme obviamente tinha que estender pra algo a mais, e o enredo agora parece uma mistura de Missão impossível com Indiana Jones

Vamos ao resumo. O Paddington quer mandar um presente de aniversário pra tia que o criou: um livro que conta a história de Londres com imagens 3D, daqueles pop-ups. Só que esse livro também está sendo alvo de outra pessoa, pois ele contém uma senha secreta deixada há muito tempo que desativa um cofre com muito dinheiro. Mas esse livro é roubado e o principal suspeito acaba sendo o ursinho, que vai preso. Mas na cadeia, ele acaba conquistando todo mundo com a receita de marmelada dele. E enquanto isso, a família adotiva do Paddington tenta achar o verdadeiro ladrão do livro e provar que ele é inocente. Tudo dá certo no final, e o urso ainda tem uma surpresa inesperada: a visita da tia dele bem a tempo de comemorar o aniversário.

Agora, tem uma cena que é incrivel quando o Paddington abre o livro e começa a viajar com ele no cenário das imagens pop-ups. Muito legal essa cena. E também descobri que esse é um dos filmes mais bem avaliados no site Rotten Tomatoes.

Paddington (2014)

Peguei esse filme pra ver antes do terceiro filme que estreia no cinema esse ano, fui dar uma pesquisada e descobri que esse personagem já existe desde 1958, ou seja, daqui há 3 anos vai fazer 70 anos. E tiveram muitas versões dessa história, desde livros, seriados de TV e desenhos animados, até chegar nesse filme, que é o começo de uma trilogia. 

Vamos ao enredo. Um explorador foi na selva peruana pra caçar um urso e acabou sendo bem recebido por ele e sua esposa, e deixou um chapéu lá como presente pra eles. Passaram-se 40 anos e esses ursos agora têm um filhote (que na verdade foi adotado por eles depois que os pais dele morreram), que acaba curioso pra encontrar esse explorador e vai em direção à Londres, se baseando na etiqueta do chapéu que ele deixou. Mas acaba entrando numa enrascada quando uma mulher que empalha animais começa a perseguí-lo, sem saber que ela é a filha do explorador que ele estava procurando. E ele acaba sendo adotado por uma família que acaba se metendo em várias confusões para ajudá-lo. Independente do roteiro, esse personagem tem um carisma que qualquer criança vai gostar, bem bobinho e simpático. 

Ah, e uma curiosidade muito legal: o nome dele nunca foi Paddington, só que a família acaba dando esse nome pois é o nome da estação de trem onde ele foi encontrado. E essa estação não é fictícia, ela é um lugar real em Londres, que também colocaram uma estátua do personagem lá, na mesma posição que ele fica no filme.

sábado, 11 de janeiro de 2025

Charlie Brown Jr 30 anos - Parque Valongo, Santos (10/01/2025)

Ontem fui no show do Charlie Brown Jr, que é uma comemoração dos 30 anos da banda (que começou na verdade em 1992), só que com dois integrantes substituindo os dois que faleceram, Chorão e Champignon. Pois é, a banda não acabou quando eles faleceram, e o mais interessante é que tem a participação dois dois guitarristas originais, Marcão e Thiago, além de dois bateristas que tocaram em épocas diferentes da banda, Pinguim e Graveto. Então pra quem conhecia a banda além do Chorão e gostava também dos outros integrantes, teve mais motivos pra curtir o show, no caso eu sou um desses. 

Mas antes de continuar, preciso contextualizar como essa banda surgiu na minha vida e a importância dela pra mim, de volta lá em 1997. Nesse ano, eu tinha apenas 10 anos e lembro que na minha escola, Piaget, na Ilha do Governador, a gente no recreio tinha o hábito de conversar sobre músicas e até tinha uma rádio que tocava, além de ter um grande amigo meu que levava o violão dele pra escola e tirava as músicas naquelas revistinhas com as cifras. 

Então Charlie Brown, juntamente com os Raimundos, foram duas bandas que serviram como motivo das pessoas se aproximarem uma das outras. Vou fazer um comparativo aqui, quase como acontece quando uma pessoa conhece outra que torce pro mesmo time, aquela identificação imediata por alguém que ama algo que você também ama. Tem um detalhe importante aqui que preciso pontuar: em uma infinidade de músicas o Chorão cantava sobre a cidade dele, Santos, e eu, naquela época, com 10 anos, cantava as músicas mesmo sem saber onde ficava exatamente, mas isso ficou muito marcado. Depois disso, eu também aprendi a tocar violão e me tornei essa pessoa que as pessoas se aproximavam pra ver tocar, tanto na escola, quanto no bairro que eu morava. E Charlie Brown, obviamente depois que o Raimundos perdeu espaço pela saída do vocalista, virando a maior banda do Brasil, era também a banda que eu mais tocava. Em 2002, fui no primeiro show no evento Coca Cola Vibezone, que era turne do cd Bocas ordinárias na época. Depois, ainda fui em mais alguns que eu não me lembro exatamente o ano. Mas em 2010, eu tive a chance de ir num show que juntava o Charlie Brown, mais o Raimundos retomando depois de bastante tempo e ainda com a participação do Tico Santa Cruz, do Detonautas, e de quebra o baterista original do Raimundos tocou essa noite. E esse show  foi incrível, enquanto eu ainda morava no Rio de Janeiro. Na semana seguinte a esse show, o Charlie Brown foi no meu bairro e eu também fui, dois shows do mesmo mês. Depois disso tudo, o Chorão morreu em março de 2013, exatamente no mês que eu saí do RJ e mudei pra Bauru, interior de SP.

Agora olha a viagem. De 2013 a 2020 eu fiquei em Bauru, mas em 2021 eu acabei vindo pra Praia Grande, cidade vizinha de Santos. E Santos é onde o Charlie Brown Jr começou, que eu comentei lá no começo. E nesses 4 anos que estou aqui ainda não tinha ido muito pra lá, mas de outubro pra cá eu fui trabalhar lá, no Sesc de Santos, então acabei conhecendo vários lugares que não conhecia, pois o meu serviço é visitando instituições de caridade pra doar alimentos. E aí, voltando pra casa um dia desses, eu vi o cartaz do show, já comprei pra não perder a oportunidade. E aí ontem, durante o show eu não parava de pensar naquele Fred de 10 anos ouvindo e virando fã dessas músicas e agora estava não apenas vendo a banda ao vivo, como estando na cidade onde tudo começou. Obviamente se você me conhece dessa época, você sabe exatamente a importância que foi estar nesse show ontem. E ainda teve a presença da ex mulher do Chorão passando no meio do público, Graziela.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

O rei leão (2019)

Depois de 25 anos do lançamento do primeiro filme, vem essa espécie de regravação com animais mais realistas, o chamado live action. É praticamente a mesma história porém com um tom menos humorístico, quiseram fazer uma versão mais realista mesmo. É um ótimo recomeço da franquia, e agora depois que teve a continuação contando a história do Mufasa em 2024, tudo indica que teremos mais filmes em live action.

O rei leão 2 - O reino de Simba (1998)

Eu não sei o motivo de eu não ter visto esse filme na infância, ele é tão interessante quanto o primeiro. O que aconteceu é que um grupo de leoas que apoiavam Scar, e ficaram exiladas depois que ele morreu e Simba assumiu o trono do rei, ainda buscam vingança pela morte dele. E tem um leão filhote chamado Kovu entre elas, que acaba encontrando a filha do Simba, a Kiara, e os dois se apaixonam. Então acaba virando uma história de amor entre famílias rivais. Mas a mensagem de união fala mais forte e os dois grupos se juntam no final, com Kovu e Kiara vivendo juntos.

O rei leão (1994)

Difícil que alguém não tenha visto ou não saiba do que se trata esse filme, mas vamos lá: Simba é o filho de Mufasa, o rei leão, mas tem que lidar com a inveja de seu tio, Scar, que arma uma emboscada para matar seu pai e colocar a culpa em Simba. Assim, ele assume o trono de rei e faz Simba fugir pra longe, até que ele retorna adulto depois de conhecer Timão e Pumba, e retomar seu lugar como rei leão. Basicamente, essa é a história, que é contada com várias inserções musicais no meio. 

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Em 19 meses, eu fui no cinema 20 vezes

Eu não vou todo mês no cinema, mas estava vendo quais filmes eu assisti no cinema de 2023 pra cá. E me surpreendi: a média está 1 filme por mês. Embora alguns eu não tenha visto pois não encontrei a sessão passando, como Twisters, Os estranhos 3 e Um lugar silencioso 3, acabei vendo o que tinha. A lista abaixo.

  • Abril: Pânico 6
  • Julho: Sobrenatural 5 e Indiana Jones 5
  • Agosto: Missão impossível 7
  • Setembro: A freira 2
  • Outubro: Jogos Mortais 10
  • Novembro: Five nights at Freddy's
  • Dezembro: Jogos vorazes 5
  • Janeiro: Patos!, Wish e Beekeeper
  • Fevereiro: Todos menos você
  • Março: Madame Teia
  • Maio: Planeta dos macacos - O reinado
  • Julho: Hachiko
  • Agosto: Meu malvado favorito 4 e Longlegs
  • Outubro: Sorria 2
  • Novembro: O senhor dos anéis - A guerra de Rohirrim 
  • Janeiro: Mufasa

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Mufasa - O rei leão (2024)

Trinta anos depois do primeiro desenho lançado, ainda na época do VHS que era verde, finalmente deram um significado pra história do Mufasa que chega a impressionar como fizeram tudo tão coerente, mas ao ponto de justificar como ele e Scar se tornaram inimigos mortais. Daqui pra baixo é spoiler, leia por sua conta e risco.

Mufasa e Scar nunca foram irmãos. O que aconteceu é que Mufasa ficou perdido depois que foi arrastado pela correnteza e acabou encontrando Scar, levando-o para a família dele e assim os dois começaram uma amizade bem legal. Até que em certo ponto, os dois encontram a Sarabi, mas o Scar estava apaixonado por ela, só que ela estava apaixonada pelo Mufasa. Isso mesmo, a Sarabi foi a culpada pelo desentendimento dos dois. Então o Scar quando vê Mufasa com a Sarabi, se revolta e se alia com uma tribo de leões inimiga que estão querendo guerra com Mufasa. Só que aí o Mufasa consegue convencer todos os animais a defenderem o reino, os leões inimigos vão embora e ele é coroado rei. Sem ter pra onde ir, Mufasa aceita que Scar fique no reino. Só que essa história toda é contada pra filha do Simba, a Kiara, que também aparece nos filmes de desenho animado. E ela faz igual o Simba fez no primeiro filme, se comunicando com o Mufasa pelas nuvens. Esse filme me remete à mensagem de que cada um segue o seu destino. Uma coisa que eu já reparei logo de cara foi o jeito que o Scar pega o Mufasa pelas patas, enfiando as unhas, igual ele faz quando o joga do penhasco pra morrer. E também o filme fez questão de fazer algumas explicações bem legais, como mostrando como se formou aquela pedra onde o Simba é erguido pelo Rafiki. 

Apertem os cintos, o piloto sumiu! (1980)

Esse filme é uma sátira que cita vários filmes, mas obviamente parece baseado no filme Aeroporto, que teve várias sequências nos anos 70. Mas observa a sinopse do filme Aeroporto 1975: "O piloto de um avião particular sofre um ataque cardíaco e se choca com um 747. Com o acidente, a aeromoça Nancy Pryor assume o controle do 747 e, através de instruções da torre de controle, tenta pousar a aeronave". E agora, a sinopse de Apertem os cintos, o piloto sumiu: "Um piloto com medo de voar e um problema de alcoolismo segue sua ex-namorada em um voo e precisa assumir o controle da aeronave quando a tripulação passa mal devido a uma forte intoxicação alimentar". Basicamente é a mesma base do enredo, mas ele ainda aproveitou pra aprofundar num romance que é citado em flashbacks pelo protagonista, fazendo referências a Os embalos de sábado a noite e Grease, mas também tem umas piadas com outros filmes, como Tubarão, quando o avião passa entre as nuves como se fosse a barbatana do tubarão passando no mar, com a música tema do filme tocando.