Busca
quarta-feira, 30 de abril de 2025
O mesmo gato apareceu em dois filmes com o Sylvester Stallone
As férias de Mister Bean (2007)
Dez filmes de terror que estão retornando
Mister Bean - O filme (1997)
Esse é um dos filmes que eu tinha na minha pequena coleção de VHS quando era criança e, agora que reassisti, ao mesmo tempo em que me remeteu a uma nostalgia, me perguntei o tempo todo qual é a graça real do Mister Bean. Pois ele é um cara que atrapalha a vida de todo mundo, inclusive propositalmente causa uns problemas sérios, mas no fundo é visto como aquele cara que todo mundo sabe que tem um "probleminha". E nesse filme, ele faz parte de uma exposição de quadros e acaba estragando um quadro e depois arruma um jeito maluco de ajeitar isso. Mas também tem a história de um outro cara que hospeda o Bean na casa dele, acaba tendo um problema com a esposa, que não aceita esse convidado que só causa problemas, mas ela que vai embora e deixa os dois na casa. E as piadas do filme estão em algumas situações inusitadas: como o Bean molhar a calça momentos antes de uma reunião e tentar secar no secador de mãos do banheiro; ou ele preparando um jantar que acaba explodindo um peru; entre outras situações. Mas a que eu achei bem engraçada foi ele quebrando uma caneca e acaba misturando na própria boca os ingredientes de um café - o pó, a água quente, o leite e o açúcar - e depois balançando a cabeça pra misturar tudo dentro da boca.
segunda-feira, 28 de abril de 2025
A vida em si (2018)
Toy Story 3 (2010)
Do primeiro pro segundo filme se passaram apenas 4 anos, mas o terceiro só veio 11 anos depois do segundo e 16 anos do primeiro. Isso quer dizer que quem tinha uns 10 anos quando o primeiro saiu, já estava com uns 26 anos quando esse terceiro saiu, o que influenciou no tema desse filme. O Andy já está indo pra faculdade e não é mais criança, então acaba pensando em doar os bonecos, o que gera toda uma reflexão sobre como deixamos a infância pra trás. Mas também acaba virando uma aventura quando eles têm que se adaptar a uma creche pra onde eles foram doados e as crianças brincam jogando e sujando os bonecos. E o filme volta com várias referências interessantes, mas o que eu mais gostei foi do dinossauro fazendo o som do tiranossauro do Jurassic Park.
domingo, 27 de abril de 2025
Busca implacável (2008)
sábado, 26 de abril de 2025
Deu a louca em Hollywood (2007)
Toy Story 2 (1999)
sexta-feira, 25 de abril de 2025
Prazeres mortais (2014)
Os 4 filmes de terror que surgiram nos anos 90 estão de volta (além da sátira deles)
Toy Story - Um mundo de aventuras (1995)
Eu vi esse filme no cinema quando tinha 9 anos, mas agora reassistindo percebo que não lembrava do principal dessa história. É sobre brinquedos que ficam enciumados quando o dono deles ganha um brinquedo mais moderno de aniversário, que é o astronauta Buzz Lightyear. E com isso gera um ciúme no Woody, que é um boneco cowboy que é o favorito do menino. Mas o Woody acaba causando acidentalmente que o Buzz vá parar na casa do vizinho, que maltrata seus brinquedos queimando ou explodindo em pedaços. E aí vira uma missão de resgate, o que acaba gerando uma cena bem legal de rebelião dos bonecos contra esse vizinho, que parece uma versão animada de Brinquedo assassino. Inclusive nessa cena, o Woody gira a cabeça igual à O exorcista. Tudo dá certo no final e a última cena mostra o menino abrindo um presente de natal e os brinquedos preocupados novamente, inclusive o Buzz, mas o presente da vez foi um cachorro de estimação.
Não se mexa (2024)
Filme meio maluco, que na verdade pode se resumir em apenas uma frase: uma mulher tentando escapar de um homem que quer sequestrá-la, mas aplica uma injeção paralisante nela, ou seja, em algum momento ela não consegue mais se mexer então tenta garantir que esteja em um local seguro antes que faça efeito e ela fique totalmente imóvel. E então ela acaba se escondendo embaixo de uma árvore na floresta, mas está cheio de formigas, depois se joga num rio pra fugir dele, mas acaba paralisada assim que consegue sair do rio e é resgatada por um senhor que morava ali perto, mesmo que ela só esteja conseguindo mexer os olhos. Daí até o final, é só perseguição e fuga desse homem, até dar o tempo da paralisia acabar o efeito.
O exterminador do futuro 3 - A rebelião das máquinas (2003)
Depois dos filmes de 1984 e 1991, vem esse mais de uma década do último, o que acho que foi uma espera muito longa pros fãs e que fez essa história acabar não pegando mais, embora o próximo caminho no enredo seja realmente o retorno dos robôs tentando entrar em guerra de novo e mostrar a vida adulta do John Connor, que no primeiro era apenas um feto na barriga da mãe e no segundo era adolescente. E é interessante ver o desenrolar do enredo mostrando que, do futuro, o John mais velho, ainda tenta mudar coisas do passado. E como agora ele vive como um desconhecido sem registro, ele não é facilmente encontrado pelos robôs, que retornam pra matar quem seriam seus futuros aliados na rebelião. E ele descobre que, no futuro, o robô que é o Schwarzenegger é que foi o responsável por sua morte e agora ele foi enviado para obedecer ordens de uma mulher que seria esposa de John no futuro. Uma maluquice muito interessante essa história toda, que me remete aos primeiros Planeta dos macacos, dos anos 60. Mas tem uma coisa que ainda me encuca a cabeça: se do futuro eles estão manipulando o passado, então esse passado não deveria criar uma nova linha do tempo a partir dessas mudanças? Por exemplo, a Sarah só teve o John porque o pai dele veio do futuro, ou seja, se o pai dele veio do futuro para garantir que o John nascesse, quem foi o pai dele da primeira vez antes dele realmente crescer e chegar no futuro adulto, se esse homem que veio do futuro nem era nascido ainda? Entendeu?
quarta-feira, 23 de abril de 2025
O exterminador do futuro 2 - O julgamento final (1991)
O exterminador do futuro (1984)
O núcleo - Missão ao centro da Terra (2003)
terça-feira, 22 de abril de 2025
Armageddon (1998)
sexta-feira, 18 de abril de 2025
Perigos de uma sedução (1996)
terça-feira, 15 de abril de 2025
American Pie 3 - O casamento (2003)
A vida é bela (1997)
sábado, 12 de abril de 2025
Minha querida nora (2020)
Louco por você (2000)
Congo (1995)
Esse filme é baseado num livro do mesmo escritor de Jurassic Park, ou seja, dá até pra pegar várias semelhanças entre as duas histórias. É sobre um gorila que é usado para testar a capacidade de fala, com um aparelho que traduz pro português o que ele está dizendo. E eles retornam pra selva para entregá-lo de novo à sua família. E aí começa uma aventura muito interessante que até tem outros gorilas selvagens no meio, saltos de paraquedas, viagens de balão e um vulcão prestes a entrar em erupção. Agora, o que esse filme tem de sensacional é o elenco: nunca vi tanto ator bom no mesmo filme. Esse tema envolvendo primatas pode ser uma classificação que eu colocaria também King Kong e Planeta dos macacos, mas cada um com seu estilo.
quinta-feira, 10 de abril de 2025
No limite da realidade (1983)
- O primeiro mostra um homem preconceituoso conversando num bar com seus amigos, reclamando que negros mudaram pro seu bairro. Até que um homem negro que estava no bar não gosta dos comentários dele, assim o homem acaba indo embora. Mas no momento exato que ele sai pela porta do bar, é transportado pra Alemanha nazista e começa a ser perseguido por eles, depois inclusive é capturado por membros do KKK que acham que ele é negro. Então ele acaba vivendo um reflexo do que ele estava falando no bar.
- O segundo já é menos assustador, mas é bem a cara do Spielberg, um enredo bem parecido com Peter Pan: um asilo onde os idosos conseguem voltar a ser crianças por um momento.
- O terceiro já é do diretor de Os Gremlins: uma mulher acaba atropelando sem querer um garoto, mas ele não se machuca e ela dá carona até a casa dele para entregá-lo a família. Mas é uma família muito estranha, submissa às vontades do menino. Até que vem a revelação de que o menino os mantém como escravos e nem é a família real dele, e a mulher que o atropelou vai ser a próxima a ficar prisioneira do menino junto com os outros.
- O último lembra o que viria a ser os filmes Premonição, com um homem que prevê a queda de um avião, durante a viagem. Mas ninguém acredita nele.