Busca
terça-feira, 30 de setembro de 2025
Debi & Lóide - Dois idiotas em apuros (1994)
domingo, 28 de setembro de 2025
Gasparzinho, o fantasminha camarada (1995)
Esse é um clássico esquecido dos anos 90, eu tinha na minha coleção de VHS quando era criança, numa época que o desenho animado do Gasparzinho passava bastante na TV Globinho. Então quando o filme saiu todo mundo queria ver, até porque teria efeitos especiais e uma história mais longa, já que os desenhos eram bem curtinhos. E o enredo aqui é sobre uma mulher que ganha uma mansão assombrada de herança, mas chama algumas pessoas para expulsar os fantasmas e não consegue, até que encontra um homem e sua filha que viajam pelo mundo resolvendo essas situações. Uma dessas pessoas que foi tentar limpar a mansão é um dos atores de Os caça-fantasmas, o que faz uma conexão interessante entre os dois universos. Mas essa história de chamar esse pai e filha não veio por acaso, foi uma armação do próprio Gasparzinho, pois ele viu uma reportagem com a menina e ficou apaixonado. Agora, uma revelação que você não sabia: a versão do Gasparzinho como humano é o ator do filme Premonição, o primeiro.
O pestinha 3 (1995)
O pestinha 2 (1991)
O pestinha (1990)
sábado, 27 de setembro de 2025
Todo tempo que temos (2024)
sexta-feira, 26 de setembro de 2025
O professor aloprado (1996)
Existem alguns filmes que querem passar uma ideia de que o que importa é a essência da pessoa e não a aparência. O amor é cego é um desses exemplos, onde um homem enxerga as mulheres como magras e lindas, mas na verdade todos as vêem como são realmente. Nesse aqui, é basicamente a mesma ideia, mas ele é uma versão de outro filme de 1963: e o enredo é sobre um professor que desenvolve uma fórmula pra ficar magro, mas acaba assumindo outra personalidade, até que as duas começam a conflitar entre si. Mas então uma mulher que estava apaixonada pelo professor na versão obesa, acaba aceitando que ele é melhor do que a versão magra.
Uma coisa que tem nesse filme, que praticamente previu o que aconteceu no Oscar, quando o Will Smith agrediu o Chris Rock, depois dele ter feito piada com a esposa do Will, aqui acontece parecido: a esposa do Will é a atriz que faz o interesse do professor aqui, os dois vão num show de comédia stand up, onde o comediante faz piadas com obesidade relacionadas a ele, muito parecido com o que viria acontecer na vida real. A diferença é que em vez de revidar com um tapa, a versão magra fez piadas com o comediante, o humilhando da mesma forma.
Os Batutinhas (1994)
Mais um clássico esquecido dos anos 90, numa época em que existiam histórias simples e ingênuas voltadas para crianças. Basicamente, é um romance entre um menino chamado Alfafa e uma menina chamada Darla. Mas, como todo romance, tem uma terceira pessoa que atrapalha, que é um menino riquinho e metido, que é literalmente filho do Donald Trump. A participação do Trump é de 5 segundos, mas foi algo inesperado, que eu não lembrava de jeito nenhum. E além disso, o Alfafa faz parte de um clube só de meninos, que proíbe a participação de meninas. E quando os amigos dele descobrem que ele está apaixonado, começam um ciúme bobo, mas no final acaba com todos se aceitando e a Darla ficando com o Alfafa. O charme do filme está justamente na personalidade das crianças, onde cada um tem sua marca registrada na história. Lembro muito do impacto que foi nos anos 90, quando esse filme surgiu.
quinta-feira, 25 de setembro de 2025
Querida, encolhi a gente (1997)
quarta-feira, 24 de setembro de 2025
Um lugar silencioso - Dia um (2024)
O filho do Máskara (2005)
Esse é um filme que demorou muito a sair na época e acabou perdendo o público do filme original, pois eu acho que se tivessem lançado em 1995, logo depois do primeiro, poderia ter tido a mesma repercussão. Pois o primeiro saiu quando eu tinha 8 anos, mas esse aqui só veio quando eu estava com 19, então nunca me interessei em assistir. Mas passava no SBT bastante, também sempre ouvi falar muito mal dele, pois não tinha o Jim Carrey, e nunca entendi muito bem onde o enredo se encaixava, já que o título se referia a um filho que não tinha sido citado até então.
Mas já respondendo a dúvida do título: a máscara é encontrada por um homem, que a deixa de enfeite em casa, até que um dia ele vai numa festa à fantasia e a usa, mas quando volta pra casa acaba tendo relação com sua esposa e por isso vem esse filho. Mas a cena é bizarra, com os espermatozóidesides verdes. Então o bebê é literalmente filho do Máskara. Mas ao mesmo tempo, tem uma mitologia interessante acontecendo em segundo plano, com Loki, filho de Odin, tentando recuperar a máscara original que era dele e caiu na Terra. Pode ser até um filme inferior ao primeiro, mas o enredo é bem interessante.
O Máskara (1994)
Clássico dos anos 90, numa época em que o Jim Carrey estava nos filmes mais legais, e a Cameron Diaz ainda não era tão marcada por filmes de comédia besteirol que viria a fazer depois. O enredo é bem básico: um homem comum encontra uma máscara e leva pra casa, mas quando a coloca assume uma outra personalidade, quase que como um super herói, mas irônico e debochado. E analisando a carreira do Jim Carrey, ele fez vários papéis que seguiam essa mesma estrutura. Pode ver que O mentiroso é sobre um homem lutando com a própria verdade dele; Eu, eu mesmo e Irene é sobre um homem que acaba desenvolvendo uma versão dele mesmo que é completamente o oposto do que ele é; Todo poderoso é sobre um homem que adquire o poder que Deus dá pra ele, então também é uma versão diferente da vida que ele levava.
Irreversível (2002)
O mágico de Oz (1939)
Esse é um dos filmes clássicos que é citado em vários lugares, mas realmente eu nunca tinha assistido, embora saiba do que se trata. Duas citações importantes que eu cansei de ver sobre ele: uma foi no filme Twister, onde um equipamento chamado Dorothy, que é cheio de chips de computador, vai ser jogado contra furacões para captar informações internas dele; e o outro é na série Lost, que cita constantemente nos diálogos entre os personagens: tem um episódio que se chama "Não há lugar como o nosso lar", que é uma frase usada no filme, além de fazer a analogia sobre o homem por trás da cortina, que no Lost é sobre um homem que lidera um pessoal, mas diz que recebe ordens de outro homem acima dele, mas ninguém acredita, e no filme esse homem atrás da cortina é um farsante.
Mas vamos ao enredo: uma menina chamada Dorothy acaba sendo levada por um furacão, onde chega em outra realidade, daí vem a referência usada em Twister. Lá, ela encontra um espantalho, um homem de lata e um leão: cada um deles quer alguma coisa do Mágico de Oz, que é conhecido por ser um homem poderoso. Mas o grande desfecho é que era tudo uma farsa, onde um homem manipulava uma tecnologia pra parecer que era tipo Deus falando, mas era ele o tempo todo, por trás de uma cortina - por isso a referência de Lost. Trazendo essa análise pro contexto das igrejas, temos líderes religiosos que dizem que são escolhidos por Deus para passar as mensagens dele, mas no fundo são só representações disso também, em prol dos benefícios próprios.
segunda-feira, 22 de setembro de 2025
Asterix, o gaulês (1967)
Eu já tinha ouvido falar muito desse personagem, mas não tinha assistido nada realmente dele, mas entendi o motivo: é um desenho praticamente feito pra adultos, pois os assuntos não têm nada de infantil, embora a conclusão até possa ser considerada pra crianças. Mas é sobre um assunto de dominação dos romanos, mas acham um jeito de combatê-los, quando criam uma poção mágica que deixa as pessoas fortes. Mas os romanos acabam querendo a fórmula da poção, mas são enganados quando tomam uma poção que faz crescer cabelo e pêlos sem parar. Basicamente, é isso. Os traços do desenho são bem interessantes, além de ser legal pra um historiador assistir entendendo o contexto histórico que se passa o enredo.
sábado, 20 de setembro de 2025
O vagabundo (1915)
No balanço do amor (2001)
sexta-feira, 19 de setembro de 2025
Menina de ouro (2004)
quinta-feira, 18 de setembro de 2025
Kill Bill - Volume 2 (2004)
Kill Bill - Volume 1 (2003)
Esse filme foi o primeiro do diretor Quentin Tarantino que eu assisti, na época que lançou, e me lembro do momento exato que me apaixonei pelo enredo e pela estética que ele aborda nas cenas. O enredo é simples, sobre uma mulher buscando vingança contra um grupo de pessoas que tentaram matá-la; mas a forma que é contado é bem fragmentada, mostrando a motivação e contando a origem de cada personagem. Aquela música que é um assobio, The killer song, surgiu aqui também, na melhor cena do filme. O filme é dividido em capítulos, que é uma estratégia pra não ficar difícil de entender. Mas gosto de tudo nesse filme, até a trilha sonora que é incrível. E também aqui retornam vários atores de outros filmes do Tarantino, que até sugiu uma teoria sobre interligação nos filmes.
Corra que a polícia vem aí (2025)
terça-feira, 16 de setembro de 2025
Aristogatas (1970)
Eu juro que não sabia de onde era a gata Marie, até agora. E é interessante como a personagem acabou tendo mais destaque que o próprio filme no qual ela participa. E pra quem gosta de gatos, o filme é incrível e mostra o universo deles, desde o gato de rua até o doméstico. E o enredo aqui é sobre uma mulher, rica, que quer deixar a herança dela toda pros gatos, mas que acaba gerando uma inveja no mordomo dela, que descobre a intenção da dona dos gatos, fica com raiva e se livra deles. Mas aí eles acabam conhecendo um gato de rua, que se apaixona pela mãe, mas acaba adotando os filhotes dela. Mas ele os leva pra conhecer seus amigos gatos que são músicos, mas depois todos voltam pra casa e retomam o lugar que é deles. E o mordomo fica sem nada. E a madame rica acaba adotando todos os gatos de rua.
Dez coisas que eu odeio em você (1999)
Essa atriz Julia Stiles começou com uns filmes bem controversos, como Wicked - Diabólica, que ela faz uma filha que seduz o próprio pai, o que é um enredo bem ousado. Aí depois ela partiu pras comédias românticas, mas não consigo mais vê-la sem associar ao filme citado. E esse aqui é uma adaptação de A megera domada, de Shakespeare, que também é citado no enredo: é sobre um cara que se apaixona por uma menina, mas o pai dele deixou como condição que ela só vai sair com o cara se a irmã mais velha namorar primeiro. Só que a irmã mais velha é bem chatinha, assim o cara arruma um amigo pra tentar ficar com ela. E os dois acabam se apaixonando no final. Praticamente o mesmo enredo de Ela é demais, só que com algumas diferenças. E o mais legal é reparar como ambos os filmes foram parodiados em Não é mais um besteirol americano. A cena do cara cantando na arquibancada, depois de você ver a sátira, acaba sendo impossível de não rir. É muito interessante como esses filmes de paródia foram tão abrangentes nos anos 2000.
Turma da Mônica - Laços (2019)
Eu não sou tanto fã da Disney, mas isso é porque quando eu era criança tinha muita coisa da Turma da Mônica na minha casa. Até que meus pais fizeram assinatura da revistinha, então eu era fã de verdade. E de uns tempos pra cá, tem tido muita coisa inovadora, como a Turma da Mônica Jovem e esses filmes live-action. E, embora tenha sido bastante criticado, eu acho que foi uma sacada muito legal. E o enredo desse filme aqui é sobre as relações deles, nada muito diferente dos gibis, mas tudo se desenvolve quando o Floquinho é sequestrado e a turma vai procurá-lo. Mas no caminho, há espaço para encontrar vários personagens coadjuvantes. Como o título já diz é sobre as relações deles e o que fortalece a amizade do quarteto principal.
segunda-feira, 15 de setembro de 2025
Curtindo a vida adoidado (1986)
domingo, 14 de setembro de 2025
Três ninjas - Uma aventura radical (1992)
Eu nasci em 1986, então eu tinha seis anos quando esse filme surgiu, era um clássico da Sessão da Tarde, com um enredo muito interessante pra uma criança: três irmãos são ensinados, pelo avô deles, as técnicas das artes marciais, como uma forma de disciplina pras tarefas do dia a dia também. Mas aí acabam tendo que se unir pra enfrentar os valentões do bairro, além de se depararem com outros problemas mais sérios, como assaltantes e um sequestrador que captura o avô deles. O que eu acho mais legal nesse filme são algumas tecnologias que eles criaram na época, como alarmes por sensor e um telefone de lata pra falar com a vizinha da casa ao lado. Cada um dos três irmãos é totalmente diferente do outro em personalidade e isso gera alguns momentos divertidos. Eles são apelidados pelo avô de Rocky, Colt e Tumtum. Depois teve mais 3 filmes ainda, mas eu nunca assisti todos. Esse é daquele filme que eu sei todas as cenas, mesmo tendo mais de 20 anos que não assistia.
Halloween 2 (2009)
Uma coisa que acho um desperdício é o modo como esses filmes de Halloween não aproveitam os filmes anteriores para fazer uma ligação e tornar tudo mais interessante, mas eles sempre são ressignificados, deixando tudo confuso pra quem não é um fã assíduo. Então esse filme tem o número 2, mas ele é o 10 da sequência, servindo como uma sequência do filme anterior, que foi um remake aprofundando na origem do Michael Myers. Mas esse filme começa do mesmo jeito de sempre, mostrando o Michael matando pessoas aleatórias, de uma forma muito mais violenta e desnecessária. Mas a história da Laurie Strode é bem interessante, mostrando a superação do trauma pelo que aconteceu no filme anterior. Além disso, tem uma piração do Myers em ter visões com a mãe falecida e consigo mesmo quando era criança. Mas achei a estética desse filme parecido com O massacre da serra elétrica, uma coisa meio nojenta de propósito.
Os Simpsons: A casa da árvore dos horrores XIX (2008)
- A primeira paródia é sobre os Transformers, onde todos os eletrodomésticos se transformam e também começa uma guerra entre eles.
- O segundo insere uma referência ao Planeta dos macacos original, refazendo a cena do final onde o cara encontra a Estátua da Liberdade. Mas o enredo é uma sátira da série Mad Men, onde o Homer acaba sendo convencido a matar celebridades para assim poder ter as imagens liberadas para serem usadas em comerciais sem precisar gastar dinheiro.
- O terceiro é uma sátira de Charlie Brown e Snoopy. Mostra o Milhouse e a Lisa procurando uma abóbora gigante durante o Halloween.
Sexta-feira 13 - Doce vingança (2025)
Toy Story 4 (2019)
sábado, 13 de setembro de 2025
Inatividade paranormal 2 (2014)
Inatividade paranormal (2013)
Código de conduta (2009)
Pearl Harbor (2001)
Muito interessante como esse filme se mostra como uma história de guerra, mas o enredo tem várias nuances que eu não esperava, com conflitos e reviravoltas inesperadas. E aqui é sobre um homem que vai lutar na guerra, mas acaba sendo dado como morto, assim sua namorada e seu melhor amigo acabam ficando de luto, mas depois de um tempo engatam um relacionamento. Aí vem a reviravolta: o cara não morreu. Mas retorna achando que a mulher o estava esperando, até descobrir do relacionamento com o amigo. Isso gera um conflito entre eles, mas do nada começa um bombardeio, assim os dois têm que se unir pra saírem vivos da guerra e deixar as mágoas de lado. E isso é o interessante do filme, que parece um drama com romance, mas num cenário de guerra muito bem feito.
sexta-feira, 12 de setembro de 2025
Paranoia (2007)
Eu vi esse filme na época que foi lançado, mas não gostei muito, achei bem previsível e exagerado, com situações que seriam desnecessárias. Como por exemplo, a punição que um adolescente recebe, usando tornozoleira eletrônica e sendo obrigado a ficar em prisão domiciliar. Mas tirando isso, reassisti agora com outro olhar, inclusive podendo comparar com outro filme no mesmo tema, Janela indiscreta. E o enredo é praticamente o mesmo, sobre uma pessoa que acaba ficando reclusa em casa e começa a observar a vizinhança, desconfiando que há um vizinho cometendo crimes. Mas nesse aqui, tem um tom mais jovem e um romance muito legal, o que acaba prevalecendo, e o terror fica em segundo plano. Interessante que tem uma atriz do Matrix aqui que faz a mãe do adolescente, nem lembrava disso.
quinta-feira, 11 de setembro de 2025
Cabana do inferno (2016)
sábado, 6 de setembro de 2025
Todo poderoso (2003)
sexta-feira, 5 de setembro de 2025
A caçada (2020)
quarta-feira, 3 de setembro de 2025
Pesadelo no Vale da Morte (1982)
Esse filme surgiu bem no começo dos primeiros filmes slashers de Halloween, que já era uma trilogia, com filmes lançados em 1978, 1981 e 1982, enquanto Sexta-feira 13 já era também uma trilogia, com filmes em 1980, 1981 e 1982, mas A hora do pesadelo só viria a surgir em 1984. Então situando esse filme nesse momento, dá pra entender talvez o motivo de terem feito, pois o enredo é basicamente um cara perseguindo uma família, bem no estilo dos filmes citados, porém o assassino não usa máscara, que eu acho que se tivesse talvez teria virado marcante também. Não tem muito pra falar dele, pois é apenas cenas que envolvem perseguição e algumas mortes aleatórias.
O amor é cego (2001)
segunda-feira, 1 de setembro de 2025
Os Simpsons: A casa da árvore dos horrores XVIII (2007)
- O primeiro capítulo é uma sátira do ET, que praticamente repete as principais partes do filme, mas de forma irônica. Melhor parte é o Homer tomando banho com o ET achando que é a esposa dele.
- O segundo é uma versão de Senhor e Senhora Smith, mostrando que o Homer descobre que a Marge é matadora de aluguel, assim como ele também é.
Os Simpsons: A casa da árvore dos horrores XVII (2006)
- A primeira parte é uma sátira que mistura A bolha assassina com A coisa, que é basicamente um meteoro que cai e tem uma gosma dentro, que o Homer come e vai se transformando numa bolha gigante, comendo tudo pela frente, inclusive pessoas.
- A segunda é uma história baseada na lenda de Golem, que é um filme bem antigo e que fala de uma estátua que realiza desejos.
- A terceira é uma sátira da transmissão original de Guerra dos mundos no rádio, onde acharam que era um relato real de um ataque, mas era apenas uma leitura do livro.







































.jpeg)


.jpeg)
