Busca

domingo, 30 de novembro de 2025

Zootopia - Essa cidade é o bicho (2016)

Começar falando desse título, quem pra mim parece uma mistura de ZOO com UTOPIA, o que já me deixou na curiosidade pra saber do que se tratava. E mesmo que seja um filme de animação, me pareceu um enredo feito para os adultos, com vários temas implícitos, como preconceito, superação, falsidade, criminalidade, entre outros. E a história é sobre uma coelhinha que sonha em ser policial, até que consegue trabalhar com isso, mas nem tudo é o que parece. Tudo muda quando ela acredita estar ajudando uma raposa com seu filhote que quer tomar um sorvete mas eles não tem dinheiro, então ela paga pois fica com o coração partido. Até que descobre que foi um golpe e que a raposa era um bandido, assim como o filhote, que era um adulto disfarçado. E a partir daí ela se revolta e é o começo da história. O que eu achei mais interessante é o jeito que eles retrataram alguns animais, como os hamsters, com uma cidade em miniatura, além dos bicho-preguiça, que são atendentes de banco, naquela lentidão. Bem legal no geral, mas não vejo como um filme infantil. 

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Lassie (1994)

Essa história da Lassie já teve várias adaptações desde o seu surgimento em 1938 como livro, mas eu não assisti as outras pra entender como a cronologia se encaixa, então minha análise é somente sobre esse isoladamente. O começo é bem interessante, mostrando a Lassie com um caminhoneiro, que morre num acidente, assim ela é adotada por uma família. E a partir daí, essa história vira um drama com um romance, quando um menino tenta lidar com os vizinhos que não gostam dele, justamente por ele chamar a atenção da menina mais bonita do local,  que é interpretada pela Michelle Williams bem novinha.

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Distrito 9 (2009)

Esse filme me surpreendeu, mas não pela superprodução nem pelo roteiro e sim pela relevância que ele tem entre muitas pessoas, mesmo sendo feito com um formato de filme trash, conseguindo até 4 indicações ao Oscar. E o enredo é sobre uns alienígenas que acabam chegando na Terra, mas vivem naturalmente entre os humanos sem os atacarem, pelo contrário, sofrendo preconceito e vivendo de forma marginalizada. Só esse assunto já seria interessante, mas o enredo ganha uma importância quando um homem acaba sendo infectado e desenvolvendo um braço alienígena, sendo alvo do próprio preconceito que ele disseminou. Interessante, mas me surpreendeu esse sucesso todo.


domingo, 23 de novembro de 2025

Guerra mundial Z (2013)

Essa temática de zumbis estava em alta na década de 2010, principalmente pela série de tv The walking dead, mas também pelos filmes [REC], que já estava sendo lançado antes, entre outros filmes. Mas esse aqui é um pouco além, quando mistura o tema com um enredo de guerra, onde os zumbis não são tão lentos, mas atacam as pessoas com agressividade. Mas o mais interessante do filme é quando um homem percebe que os zumbis ignoram um senhor idoso, passando direto por ele, e depois fazem o mesmo com um adolescente. E a explicação é que os dois estavam doentes, o que fez os zumbis os ignorarem. E a solução que ele encontra pra sobreviver a essa situação é aplicar alguma doença nele mesmo, em um laboratório. Esse enredo acaba trazendo esse diferencial, mas no fundo acaba sendo um filme padrão de zumbi, sem muitas novidades. Vale pela produção e pelas cenas com efeitos especiais.

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Colheita maldita 3 - Colheita urbana (1995)

Já explicando o filme pelo título: essa colheita urbana quer dizer que o filme saiu do ambiente do milharal no campo, que foi o foco dos dois anteriores, pra cidade grande, onde foi criado um milharal num terreno, mas transferindo o espírito conhecido como "aquele que anda por trás das fileiras" pro novo local. E isso acontece quando um menino sobrevivente é adotado por uma nova família, mas leva uns milhos amaldiçoados e a situação continua a partir disso. O que eu posso dizer que mais me assusta nessa série de filmes é como as crianças são usadas de forma demoníaca, da mesma forma que em A profecia. E ele também me lembrou em algumas cenas Evil Dead - Uma noite alucinante, que as árvores ganham vida e atacam as pessoas, aqui também acontece isso. E esse filme beira o trash, com umas cenas que hoje parecem piada, mas que pra época pode ter sido aterrorizante.

sábado, 15 de novembro de 2025

Uma vida em sete dias (2002)

Esse filme tem um título enigmático, que não consegui desvendar antes de assistir, se era um suspense ou um romance. Mas ele engana, parece que é um tipo de drama com comédia romântica, mas é um suspense existencial com um mistério maluco, que deixa um final confuso que tem até gente debatendo sobre ele até hoje. E eu não sabia nada disso. O enredo é sobre uma repórter que acaba entrevistando um morador de rua, que solta algumas profecias de coisas que irão acontecer, até que ele afirma que a repórter morrerá em uma semana. Ela não liga a princípio, mas quando tudo que ele falou começa a acontecer, ela vai entrando numa paranoia, até chegar o sétimo dia. E o final, não vou revelar, até porque ele deixa uma dupla interpretação. E olha que esse filme surgiu no mesmo ano da versão americana de O chamado, que também tem essa questão dos sete dias pra alguém morrer.

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Desconstruindo Harry (1997)

Tem algo de genial nesse filme que é até difícil de explicar, o que deixa o Woody Allen até parecer acima da média dos seres humanos normais, digo em questão de inteligência e personalidade, pois pra alguém ter a imaginação de fazer uma história dessa não pode ser uma pessoa normal. E o enredo me enganou várias vezes, me surpreendendo até eu realmente entender a grande piada que ele quis contar. E aqui é sobre um homem que é escritor, mas que usou a história real dele disfarçada de ficção, mudando apenas poucos detalhes. Mas as pessoas citadas se sentiram incomodadas dele ter revelado coisas íntimas e foram tirar satisfação com ele. E em determinado momento, o escritor começa a conversar e interagir com seus personagens como se fossem pessoas reais. Mas o filme é tão cheio de diálogos, que parece que durou umas 6 horas, pois é muito assunto acontecendo. Então eu acredito que isso foi uma perspectiva do próprio Woody Allen em relação ao trabalho dele, internalizando os personagens dele, que na verdade são todos parte dele próprio. Tem uma semelhança interessante que eu sinto em relação ao Woody Allen e o Chorão, do Charlie Brown Jr: os dois eram muito comunicativos e jogavam todos os sentimentos, bons ou ruins, no trabalho. Quando eu pegava um disco novo do Charlie Brown, sempre me pareceu uma continuação dos anteriores, trazendo as mesmas questões sobre amor e ódio, guerra e paz, Deus e o sentido da vida. E esse filme acaba sendo também uma junção de esquetes dentro da história, mostrando essas citações que o escritor usou nos livros dele, é só isso já seria interessante. 

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Sem escalas (2014)

Esse filme pode se enquadrar no gênero de suspense, que me remeteu a dois outros filmes: Plano de voo, de 2005, onde uma mulher percebe que a filha dela desapareceu no meio de uma viagem de avião, e Drop - Ameaça anônima, de 2025, onde uma mulher fica sofrendo ameaças por meio de mensagens no celular. 

E esse aqui pode ser uma junção dos dois enredos: é um homem que está no avião tentando descobrir quem está mandando mensagens pedindo milhões em dinheiro, caso não receba ameaça matar um passageiro a cada 20 minutos. A paranoia vai tomando conta, enquanto as pessoas começam a morrer e ele não consegue descobrir quem é. Mas a situação fica mais complicada quando ele liga pra outros policiais e descobre que estão forjando como se ele estivesse sendo o sequestrador do avião e estivesse pedindo dinheiro. Vale pela curiosade de saber o final.

domingo, 9 de novembro de 2025

O lobo da noite (1989)

O gênero dos filmes sobre lobisomens sempre foi meio trash, com produções que não foram muito populares, com pouquíssimas exceções. Mas quando pego o recente Lobisomem, de 2025, e Amaldiçoados, de 2005, que são filmes que poderiam ter sido muito mais trabalhados, mas que acabam no nível do trash, e descubro esse O lobo da noite, de 1989, vejo como o gênero sempre foi assim mesmo. Como eu disse, com poucas exceções, como Um lobisomem americano em Paris.

E o enredo desse começa bem parecido com O massacre da serra elétrica, com um homem mal encarado pegando carona na estrada depois que o carro dele enguiça. E uma mulher que passa direto e não dá carona pro cara, acaba descobrindo que uma série de mortes que estão acontecendo na cidade tem ligação com ele. Sim, ele é um lobisomem. O filme basicamente é isso, sem vergonha de ser uma produção mal feita de propósito. 

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Os esquecidos (2004)

Esse é um filme que mexe com a paranoia, quando um personagem acredita que há uma conspiração acontecendo, enganando a gente se o que ele está vivendo é real ou não. E aqui é sobre uma mãe que acredita que o filho dela foi levado por alguém, mas todo mundo ao redor diz que ela nunca teve um filho. Mesmo com lembranças do menino, ela acha que estão alterando fotos que ela tinha com o menino, apagando todo registro possível dele. E quando ela estava quase acreditando que estava delirando, conhece um pai que também perdeu a filha, mas todos falavam que ele estava delirando e a menina nunca existiu. Esse mistério fica cada vez mais intrigante, mas a explicação acaba sendo fora da realidade e entrando na ficção. Mas gostei bastante.

Dois é bom, três é demais (2006)

Esse filme é uma comédia romântica, que por pouco acaba sendo um besteirol. Mas o enredo é sobre um homem que acabou de se casar, mas acaba hospedando um amigo pra morar junto com ele e a esposa. E o que era pra ser um favor acaba virando um incômodo, quando o novo hóspede é totalmente sem noção e invasivo, com hábitos estranhos. Mas a esposa, que não aprovava a presença do amigo na casa, acaba até gostando dele e causando um ciúme no marido. Basicamente, esse é o enredo. Embora eu goste dos três atores principais, achei incrível eu nunca ter ouvido falar desse filme. 

1408 (2007)

Eu tenho uma memória afetiva com esse filme, lembro de ter ido dar uma volta no centro do Rj, num dia de folga aleatório e esse filme estar em cartaz no cinema Palácio, hoje extinto. E ter achado ele um filmaço, cheio de surpresas e reviravoltas. E eu nem sabia que se tratava de um filme do Stephen King, então hoje conhecendo melhor a carreira dele consigo até compreender o filme com outro olhar.

O enredo é sobre um homem obcecado pelo mundo espiritual, desejando ter um contato sobrenatural para relatar em seu próximo livro. E ele se hospeda em hoteis que ficaram conhecidos por ter uma presença maligna, mas não consegue nada. Até chegar no quarto 1408, em um hotel luxuoso, que ficou conhecido por ser um quarto no qual ninguém passa mais de uma hora, pois acaba se matando, ou morrendo de maneiras estranhas. E o cara vai pro tal quarto, contrariando tudo e todos, até que começa a ter a experiência que ele queria, vendo o espírito dos mortos anteriores e encontrando a sua filha que morreu um tempo atrás também. E o filme é ótimo em fazer a gente enlouquecer junto com o personagem, sem saber o que é real e o que é imaginação. Mas como todos os filmes do Stephen King, os finais são sempre em aberto, sem uma explicação racional sobre os mistérios.

sábado, 1 de novembro de 2025

As branquelas (2004)

Eu acho que nunca tinha assistido do começo esse filme, embora seja quase que automático saber a história dele, como se tivesse virado um daqueles assuntos que todo mundo conhece, mesmo sem ter assistido. E tem uma história de bastidores com esse filme que é mais interessante ainda, pois os irmãos Wayans, que tinham lançado Todo mundo em pânico 1 e 2, em 2000 e 2001, acabaram sendo tirados do projeto de Todo mundo em pânico 3, que saiu em 2003, assim foram fazer outros filmes, como esse aqui, de 2004, depois O pequenino, em 2006. Então esse filme só surgiu depois do problema com Todo mundo em pânico 3.

E o enredo: dois policiais negros, que acabam se envolvendo em um problema quando confundem vendedores de sorvete com traficantes, acabam sendo transferidos numa missão de levar duas mulheres ricas loiras pra um evento. Mas acaba acontecendo um acidente e elas não poderão comparecer, assim eles vão disfarçados de loiras pro evento. E o que acontece é que um homem acaba ficando obcecado por um deles vestido de loira, o que acaba sendo o mais engraçado do filme, ele tentando fazer o cara perder o interesse, comendo demais e fazendo porcarias, mas isso acaba deixando o cara mais interessado ainda. E os dois vestidos de loiras acabam entrando numa rixa com duas inimigas das verdadeiras loiras, o que acaba gerando uma disputa de dança muito legal.

Mais uma curiosidade: em 2009, eu estava trabalhando no aeroporto do Galeão, no RJ, e atendi pessoalmente o Terry Crews, sem nem me dar conta de que era ele, pois ainda não tinha assistido esse filme. Ele tinha ido gravar Os mercenários na época.