Busca

terça-feira, 12 de abril de 2022

Quando a comparação de filmes não faz sentido

Não faz sentido comparar alguns filmes e colocá-los um como cópia do outro, mesmo que tenham muita coisa em comum. Por exemplo, Impacto profundo e Armageddon são dois filmes que têm o mesmo assunto (a possível extinção do ser humano quando um cometa atingir a terra) mas a base da história é completamente diferente: um fala da relação do pai com a filha enquanto o outro fala de uma jornalista e a relação dela com os pais que se divorciaram. Ou seja, o assunto principal é o mesmo, mas é tudo diferente no modo que a história é contada. Da mesma forma, tanto Jurassic Park quanto Godzilla falam de bichos gigantes atacando pessoas, mas um é feito num ambiente isolado e tem uma grande discussão sobre ciência, enquanto o outro é sobre um lagarto que vem do mar.

Eu lembro dos anos 90, quando teve uma boa leva de filmes de terror de assassinos, que obviamente todos têm cenas de perseguição e mortes, terminando com a revelação de quem é o assassino. Mas cada um faz de um jeito: Pânico usa personagens que indiretamente acabam analisando a história que estão vivendo com base em outros filmes que são citados e assistidos, mas a história de fundo é sobre um assassino que só revela qualquer motivação no final, enquanto Eu sei o que vocês fizeram no verão passado tem uma estrutura muito rara nesse tipo de filme, dando uma longa introdução que mostra um acidente de carro onde 4 amigos se livram do corpo no mar, aí tem uma quebra de narrativa, a história avança 1 ano, pra contar que alguém sabe o que eles fizeram e quer vingança. 

Além dos 2, também tiveram outros filmes como Lenda urbana, Prova final, Comportamento suspeito, Tentação fatal, cada um com seu modo de contar e o principal: a história de fundo dos personagens que faz toda a diferença. Nos anos 80, teve um momento com mais variedade ainda de franquias de filmes, como Sexta-feira 13, A hora do pesadelo, Halloween, Brinquedo assassino, A morte convida para dançar, Exame final, Natal sangrento, entre outros. Teve até o filme Freddy X Jason, que cria um duelo entre os dois vilões, e é interessante ver como as duas histórias e universos colidem e dá pra ver a diferença nítida entre os dois. Da mesma forma quando Todo mundo em pânico saiu deu pra perceber que Pânico e Verão passado têm muita coisa de diferente também. Então não vejo sentido em comparar filmes apenas parar dizer que um copiou ou imitou o outro.



Nenhum comentário: