Busca

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Jogos mortais 10 (2023)

A franquia Jogos mortais chega ao seu décimo filme, o que dentro do gênero do terror apenas 2 mais conhecidas chegaram até agora, que é Halloween (já no filme 13) e Sexta-feira 13 (que está no 12). Ou seja, Jogos mortais atingindo a longevidade num enredo praticamente simples, porém cheio de reviravoltas. Já pra explicar um pouco o que é esse décimo filme, vou ter que falar sobre como funcionou até agora: de 2004 até 2010, todo ano teve um filme, sete filmes em sete anos; depois de uma pausa, apenas um filme isolado chamado Jigsaw, mais uma pausa, aí teve o filme Espiral. Depois disso tudo, chegamos ao filme 10, que agora retorna com os vilões principais (John, Amanda e Hoffman) só que em 2004 de novo. Ou seja, o filme inteiro é um flashback. É como se ele se passasse entre o primeiro filme e o segundo. 

O enredo: John passa por um tratamento que aparentemente o curaria do câncer, ele fica muito feliz em ter sido curado, até que descobre que tudo era uma grande armação. Conclusão: ele coloca toda a equipe em armadilhas dos seus jogos. Aí começa aquela nojeira sem fim. Mas vamos falar do que ficou interessante no filme: eles introduziram um novo personagem, que muito provavelmente vai seguir nos próximos filmes a partir daqui, que é um menino que acaba se unindo aos vilões; também gostei da forma que a franquia se reinventou, com um filme se passando entre outros dois; ver o trio de vilões é muito interessante, embora o Hoffman tenha aparecido muito pouco; também é interessante o modo que o roteiro desenvolve um lado do Jigsaw que não foi mostrado ainda, ele sendo gentil e agradável. A única coisa que realmente me incomoda é o jeito que ele faz tantas armadilhas sem nenhuma explicação: seria impossível um idoso e uma mulher serem capazes fisicamente de armar tantas coisas, e ainda mais num outro país que eles não tem acesso a nada. 

Um comentário:

Bruno disse...

Achei muito legal o filme, e a maneira q reviveram a historia e os personagens que todos nós gostamos.... e como dito a introdução de um novo personagem principalmente pensando no futuro da franquia e da forma c foi feita, realmente me agradou. Essa sacada de "remember" foi ótima e da margem p mta criação. Principalmente associando ao amado jigsaw...rs

Agora pergunto ao senhor Formiga.:
Dr. Cecilia Pederson, venceu o seu jogo após matar o "namorado".?!
E Henry Kessler? Terá seu jogo como uma continuação da franquia?!

Até mais Tesouro.!!!