Busca

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Réquiem para um Sonho (2000)

Esse filme guarda um significado implícito no título, muito interessante: réquiem é uma música que toca nos funerais, ou seja, na minha interpretação do título, o sonho morreu e está sendo enterrado, por isso réquiem por um sonho. E o que seria esse sonho? Da vida perfeita, direitinha, saudável e feliz. Pois o filme mostra completamente o oposto disso, a degradação de 4 personagens, sendo um rapaz e 3 pessoas ligadas à ele: a mãe, um amigo e a namorada. No caso, ele e o amigo são usuários de drogas, mas acabam se metendo com tráfico também e acabam presos no final. A namorada fica sozinha e tem que se prostituir pra conseguir sobreviver. E a mãe dele, que se destaca entre tantas atuações geniais, sonha em aparecer na TV magra e acompanhada do filho, mas tenta fazer dieta pra caber num vestido e acaba se viciando em remédios, ficando totalmente paranoica. Na verdade, o que eu entendi é que todos nós somos viciados em alguma coisa.

Agora, o que eu acho também sensacional nesse filme é a direção do Darren Aronofsky, o cara tem uma direção muito interessante. Além disso, também foi o filme que me fez mudar a visão sobre o ator Jared Leto, que já tinha feito um filme que eu adoro, Lenda urbana, mas eu não gostava dele como cantor da banda 30 seconds to mars, mudei completamente o meu gosto. Também tem o Marlon Wayans no elenco, no único papel que eu vi dele sem ser de comédia. Muito bom, porém trágico.

Nenhum comentário: