Busca

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

A saga de Norman Bates - Os 4 filmes Psicose (1960-1990)

É interessante ver como essa história evoluiu, depois que o Alfred Hitchcock deixou o primeiro filme como legado, sem a necessidade de uma sequência. Ele morreu em 1980, 3 anos antes de lançarem a sequência. Acredito também que o filme aproveitou a onda dos filmes Halloween e Sexta-feira 13, que já estavam saindo quase um por ano na década de 1980.

Agora, vamos ao enredo dos filmes: a história na verdade não começa com o Norman, e sim, com Marion Crane, uma secretária que foge com dinheiro do chefe, acaba se hospedando no hotel e é assassinada enquanto toma banho, aparentemente pela mãe do Norman, que se chama Norma. No final do primeiro filme, descobrimos que tudo isso era uma doença mental do Norman que se vestia como sua mãe e encarnava um ciúme doentio por qualquer mulher que se aproximasse dele. Ele termina o primeiro filme preso. 22 anos depois, ele é solto, porém, a irmã da Marion fica revoltada tentando provar que ele ainda é louco e pode matar outras pessoas. Ela é ignorada pela justiça, mortes acontecem realmente, mas a revelação é bem interessante: a irmã e a sobrinha da Marion estavam armando tudo isso pra incriminá-lo e ele ser preso novamente. Mas não dá certo e as duas terminam mortas e o Norman inocente. Só que, quase no finalzinho de Psicose 2 aparece uma mulher que diz ser tia do Norman, mas que ela na verdade era a mãe verdadeira do Norman e que a Norma o adotou quando ela teve que ir embora. Só que logo o Norman a mata e a leva pra cama onde sua mãe ficava. Mais alguns anos se passam em Psicose 3, a história continua com Norman no hotel, só que aparece uma hóspede igual a Marion do primeiro filme, o que começa a deixar o Norman meio perturbado. E a questão do Norman ser filho da "tia" dele é desmentida nesse filme, na verdade a tia tinha um caso com o pai do Norman. Mas a verdadeira mãe dele é realmente a Norma. O Norman acaba cometendo um monte de assassinatos e termina preso de novo. Por último, Psicose 4 se passa 30 anos depois do primeiro filme, trazendo a história pra um passado muito interessante, mostrando a adolescência do Norman: está tendo um programa de rádio ao vivo com um especialista comentando sobre filhos que assassinaram suas mães, até que recebem a ligação de um ouvinte, que é o próprio Norman Bates. A partir daí, ele é entrevistado e assim são apresentadas as cenas do passado dele. No final, ele diz que está com uma mulher, que está grávida dele, e que ele quer impedir que a maldade genética continue se proliferando, ou seja, ele quer matá-la. Mas não faz isso, volta na casa onde ele morava e bota fogo, termina tudo bem dessa vez. E assim, a história do Norman Bates finaliza, com ele aparentemente bem com essa mulher. 

Depois desse filme, tiveram outros filmes relacionados, mas não diretamente sequências. A história do Norman nos filmes finalizou aqui. Quem sabe poderiam fazer uma história falando desse filho dele, que hoje estaria com 33 anos.

Nenhum comentário: