Busca

domingo, 19 de outubro de 2025

A última casa à esquerda - Aniversário macabro (1972)

Assistir a um filme desse tipo, que a trama é sobre estupro e vingança, pode parecer um pouco insensível, mas pra mim significa entender 3 coisas: (1) a carreira do Wes Craven, que viria nos anos 80 chegar nos filmes A hora do pesadelo e nos anos 90 nos filmes Pânico; (2) a carreira do Sean Cunnigham, que viria a ser o criador do Sexta-feira 13, outro ícone de cinema de terror, que já estava aqui trabalhando junto com Wes; (3) comparar esse filme com a nova versão de 2009, vendo o que foi alterado e o que mantiveram. E vendo desse jeito já dá pra entender onde os filmes citados tiveram sua origem no terror psicológico, antes de cair numa tendência que perdura até hoje. E esse filme de 1972 é muito mais interessante do que o mais recente por vários motivos. Ele não começa na brutalidade, a história desenvolve muito mais as personagens, antes delas serem vítimas dos agressores realmente. 

Pensando nos filmes Pânico, essa história do abuso pode ter sido subliminarmente inserida num detalhe sutil: os assassinos do primeiro filme também cometeram um crime parecido com a mãe da Sidney. E pensando em Sexta-feira 13, a justificativa pra mãe do Jason ser assassina é uma vingança pelo filho dela ter morrido afogado. Então dá pra entender uma linha do tempo evolutiva desses filmes todos, o que pra mim é muito interessante.

Agora, voltando a esse filme aqui, vou explicar pelo título. O original é A última casa à esquerda, mas no Brasil ficou como Aniversário macabro, pois as meninas são atacadas no dia do aniversário de uma delas. E as cenas ficam intercalando entre os pais preparando a festinha e elas sendo abordadas pelo grupinho doentio. Mas quando chega perto dos 45 minutos de filme, o terror já está forte, indo muito além da maldade em todos os filmes citados. Nesse sentido, os dois diretores tiveram realmente muito sangue frio em fazer um filme desse nível. E convencer os atores a fazer essas cenas horríveis, chega a ser uma ideia tão ou mais bizarra do outro filme que veio 30 anos depois: Irreversível. E também anos depois viria a ser lançado o filme A vingança de Jennifer, que se apropriou do mesmo tema, mas alterou os detalhes. 

Nenhum comentário: