Busca

sábado, 4 de junho de 2022

O entretenimento atual ainda é feito com foco no público da geração dos anos 80 e 90

Em 1997, 25 anos atrás, eu tinha 11 anos. Lembro perfeitamente desse ano, principalmente dos filmes que assisti, pois era um evento assistir filmes, em casa com amigos ou no cinema. O mais marcante pra mim foi ter assistido O mundo perdido - Jurassic Park, que eu ainda não tinha idade pra ver no cinema, mas esperei ansiosamente pra chegar na locadora de fita VHS perto da minha casa, além dos filmes Pânico e Eu sei o que vocês fizeram no verão passado que também saíram nesse ano. Na verdade, Pânico já tinha saído em 1996 e Pânico 2 estava chegando em 1997. E além disso, outros filmes foram saindo nesse estilo, como A noiva de Chucky, uma regravação de Psicose, Halloween - 20 anos depois, entre outros. Sem contar que filmes de aventura pra crianças também era um gênero forte, e um dos principais da época foi Jumanji.

Agora corta pra 2022, 25 anos depois. Veio uma geração inteira dos anos 2000 e 2010, muitas mudanças de mentalidade por conta da tecnologia, pra gente chegar no seguinte cenário: o entretenimento hoje de cinema principalmente ainda busca aquele público dos anos 90 que eu faço parte. Tudo isso que eu comentei está em alta agora. Jumanji ganhou mais 2 filmes. Pânico acabou de lançar o quinto filme, já com produção iniciada do sexto. Eu sei o que vocês fizeram teve uma série no final de 2021. Halloween teve uma trilogia nova, que começou em 2018, ano passado teve mais um, e esse ano vai ter o último. Psicose voltou como a série Bates Motel. Chucky voltou com uma série também. E Jurassic Park acabou de estrear com um filme que não só finaliza uma trilogia, mas ainda finaliza histórias abertas desde o filme de 1993. Ou seja, o foco de todas essas produções é pegar o público pela nostalgia, continuando histórias que eles se apegaram na infância e trazendo personagens antigos. E eu falo o seguinte: é como rever velhos amigos que eu não ouvia falar há muito tempo. E isso é o que mais valeu a pena nesse ano de 2022. Rever a Sidney, a Gale e o Dewey depois de tanto tempo, além de ver o público no cinema cheio de dúvidas sobre alguns assuntos que o filme citava dos filmes anteriores do Pânico sem entender, mas que eu sabia tudo. Ou rever Alan, Ellie e Ian, trio do Jurassic original, com todos os trejeitos e modos de falar característicos. Então se você não pegou essa fase dos anos 90 e mais ainda dos anos 80, desculpa mas nada disso foi pensado pra você. E muito provavelmente as pessoas que estão indo apenas para se divertir um pouco sem entender as bases do filme, vai sair confusa e achando os filmes ruins, pois não passaram pelo seguinte processo: ter sido marcado por cada filme numa fase da vida diferente.

  • Os Jurassic eu vi assim: o 1 com 7 anos, o 2 com 11, o 3 com 15, o 4 com 29 anos, o 5 com 32 e agora o 6 com 35 anos.
  • Os Pânico foi o 1, 2 e 3 na adolescência, além das sátiras, pra depois voltar com o 4 quando tinha 25 anos, a série Scream com 30 anos, pra ver também o quinto filme com 35 anos.

Essa é a diferença. 


Nenhum comentário: