Não é dificil resumir os 6 filmes da franquia, mas antes vamos separar algumas coisas: é a mesma franquia que mudou de nome depois da primeira trilogia, deixando de ser Jurassic Park e virando Jurassic World. Então é como se fossem duas trilogias separadas por 14 anos. Mas no começo, a ideia de um filme isoladamente, apenas o primeiro, é o que fez tanto sucesso, pensar em Jurassic Park como uma franquia é meio estranho, além de que só o primeiro e o segundo, que se chama O mundo perdido, foram baseados em livros do Michael Crichton e dirigidos pelo Spielberg. Então eu separo da seguinte forma: os 2 primeiros têm um conceito único, a partir do terceiro se tornou apenas histórias de aventuras, que de certa forma retomam detalhes dos dois primeiros filmes, quase como uma refilmagem.
Vamos ao resumo de tudo: desde o começo, a história é sobre um parque numa ilha onde um homem conseguiu recriar dinossauros, ele precisa trazer especialistas para avaliarem o projeto antes de abrir. Só que um funcionário, que na verdade era um infiltrado pra roubar os embriões e vender pra outra companhia, acaba soltando acidentalmente os bichos e aí vira uma aventura com um pouco de terror: os dinossauros saem comendo todo mundo, vários sobrevivem e são resgatados. Depois de 4 anos, um dos sobreviventes, Ian Malcomm, descobre que sua namorada foi pra lá fotografar dinossauros, o que acaba o levando a uma missão de resgate, mas ele descobre que uma equipe de pessoas liderada pelo sobrinho do dono do parque foi lá para resgatar dinossauros para abrir um parque no continente. Eles acabam capturando um tiranossauro e o filhote, mas ele se solta no continente e vira um caos. No final, levam ele de volta pra ilha. Mais 4 anos se passam, e agora, outro sobrevivente do primeiro filme, Alan Grant, vai pra ilha enganado por um casal que disse que queria fazer uma excursão, quando na verdade queria resgatar o filho deles que caiu de paraquedas na ilha. No final, eles são resgatados. Além disso, tem a participação da Ellie Satller, também uma sobrevivente do primeiro filme que estudava dinossauros com o Alan.
14 anos depois, a mesma ideia do primeiro filme é retomada, só que, agora, com o parque oficialmente aberto, como Jurassic World. Mas é a mesma história, dinossauros se soltam, comem todo mundo e acaba. Só que dessa vez o casal principal é o Owen e a Claire. Mais 3 anos depois, e retomam a ideia de O mundo perdido, levando os dinossauros pro continente, só que pelo seguinte motivo: um vulcão que está na ilha entra em erupção. Mas envolve a mesma ganância de exploração dos dinossauros. Mais 4 anos depois, agora Owen e Claire se juntam a Ian, Alan e Ellie, o trio dos primeiros filmes, e agora não existe mais parque depois que o vulcão devastou tudo. Esse último filme tenta remendar pontas soltas desde o filme de 1993, mas se for ver mesmo a história sempre foi sobre o uso da genética pra criar monstros e tirar lucro com isso: o que me remete muito ao King Kong, de 1933, sessenta anos antes do Jurassic.
Já postei sobre todos os filmes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário