Busca

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Jurassic Park (1993)



Acabei de assistir Jurassic Park, o primeiro, de 1993. Esse é um daqueles filmes que me remetem a infância, lembro de quando assistia na época que foi lançado. Quando comprei a fita. Quando passou pela primeira vez na TV. Lembro que o meu videocassete ficava naqueles suportes no alto, embaixo da TV... e como era muito alto pra alcançar, eu costumava assistir o que estava lá mesmo. Por isso, acabava assistindo várias e várias vezes o mesmo filme, praticamente todo dia. Era um ritual, chegava do colégio, almoçava e vinha a sequência: Blossom, Chapolin, Chaves, Cinema em casa e Sessão da Tarde. Quando o filme da TV era ruim, colocava o que estava no vídeo. Na maioria das vezes, era um desses três: Jurassic Park, Eu sei o que vocês fizeram no verão passado ou Rei Leão

Agora, vamos ao Jurassic: como capítulo inicial de uma hexalogia, o filme é bem introdutório. Ou seja, básico. Mas na época não passava essa noção. O rumo que a história levou, principalmente a partir do terceiro filme, deixou a história mais abrangente. Pra mim, parece que os dois primeiros filmes dialogam mais entre si, e a partir do terceiro a história fica mais "isolada". 

Então vejo assim:
- Jurassic Park e O Mundo Perdido: uma história.
- Jurassic Park 3, Jurassic World, Reino Ameaçado: histórias extras, spin-offs.

Sobre o roteiro, eu não vejo uma história de dinossauros. Tudo bem que o tema principal pareça esse, mas é só um atrativo pra uma história maior, que corresponde ao processo de mudança de Alan Grant com a vontade de ter filhos. Pode observar que tudo que acontece na ilha tem como esse objetivo final. Ele ficando sozinho com as crianças, o menino do começo discutindo com ele... Além disso, a história da Ellie, meio que rebatendo o papel da mulher em situações de perigo, inclusive as referências à possibilidade de reprodução por duas fêmeas, me pareceu um discurso até feminista. Sendo que nunca o filme foi considerado como "representante" do tema.  

O filme, geralmente, é considerado de aventura, porém carrega os mesmos elementos que a maioria dos filmes de terror utilizam para pregar o susto na plateia. O braço que cai do nada no ombro da Ellie é um exemplo. O suspense quando as cercas estão sendo ligadas e o menino vai tomar um choque é outro exemplo. Então pra mim, considero uma junção de dois gêneros: aventura e suspense.

Sem contar que o filme tem um tom irônico que beira a comédia em algumas partes, como por exemplo quando o Hammond oferece o almoço pro pessoal, sendo que acabaram de ver os velociraptors atacando uma vaca. Ou quando outro cara tenta afastar o dinossauro jogando uma vareta e diz "Não é à toa que foi extinto". Então, eu definiria assim: uma aventura de suspense com requintes de comédia e terror. Show! 

Um vídeo da chamada da TV quando ainda era inédito:

Fonte da foto: aqui / Fonte do vídeo: aqui

2 comentários:

Anônimo disse...

Show

Fernando disse...

Massa a sua experiência com o filme, eu lembro que a Globo exibia com exaustão e eu assistia toda vez. Rs Amo desde sempre