Resumão: um avião cai numa ilha, 48 passageiros sobreviveram. Na primeira noite, uma criatura misteriosa vagueia pela floresta fazendo um som de dinossauro misturado com som de máquinas. No dia seguinte, 3 sobreviventes vão até a cabine do piloto (o avião se partiu no ar), encontram ele vivo mas logo ele é devorado por essa criatura, que ninguém conseguiu ver o que era. Fim.
Lost é uma história que aparenta ser uma coisa, mas no fundo é outra. Parece que é uma história de sobreviventes de um avião esperando resgate, uma coisa simples, mas a parte complicada começa quando essa ilha vai mostrando cada vez mais coisas escondidas enquanto eles vão adentrando na mata. Nesse episódio foi essa criatura aí. Depois de criado o mistério, o caminho é longo até a conclusão, mas no decorrer vamos tendo dicas.
No mais, a história é muito complexa em outro sentido: vemos várias vezes a mesma cena por ângulos diferentes, sob a perspectiva de personagens diferentes, além de surpresas que não esperávamos, coisas que vão sendo jogadas aos poucos e que vão se amarrando na frente. Por exemplo, o cachorro que o Jack vê no começo, ele aparece rapidinho mas depois vai aprofundar mais. A garrafinha que o Jack tinha no bolso com bebida, logo mostra uma lembrança dele recebendo a garrafinha da aeromoça minutos antes da queda. A Kate também na primeira aparição aparece com o pulso machucado, que só depois revela que é por causa das algemas. A série é toda assim.
Têm duas histórias escondidas logo no começo do episódio: (1) em algum momento da série, fizeram uma temporada de mini episódios, lançados só na internet, no qual no episódio 13 (título So It Begins) mostra como o cachorro chegou ao Jack no começo do episódio. (2) em outro momento, foi lançado o livro Bad Twin, que é como um livro real lançado por um personagem fictício, no caso, o cara que é sugado na turbina, além de que o livro tem uma dedicação à aeromoça do avião. O Sawyer encontra esse livro na segunda temporada. E nele já tinha dicas do final da série, inclusive o nome do personagem Gary Troup é a palavra "purgatório" embaralhada.
Outras coisas que já estão nesse episódio e que são base pro futuro da história: a palavra "destino" que o Charlie escreve, os números do Hurley já aparecem (poltrona 23, menina de 16 anos, 48 sobreviventes), o chocolate Apolo, a história do anel da banda Drive Shaft, e por volta de 40 minutos parece um som de um pássaro que aparentemente fala o nome do Hurley.
Enfim, esse é só o primeiro episódio, ele dá a entender que o Jack é o principal da série, mas ao meu ver, ele foi o principal apenas desse episódio e de outros específicos. Inclusive a cena inicial é o olho dele abrindo, em vários episódios são de outros personagens, eu interpreto isso como: esse é o ponto de vista desse personagem hoje! Tem muita técnica usada em filmes de terror pra dar sustos, ou o personagem que cai bem na hora que está fugindo de alguma coisa. E ele mistura, aparentemente, história de tragédia de uma ilha com história de monstro, como se Náufrago tivesse encontrado Godzilla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário