Embora esse filme tenha sido feito pra TV, ele é conhecido como a estreia oficial do diretor Steven Spielberg na direção de um longa metragem, mas a estreia oficial pro cinema veio no filme Louca escapada, e mesmo assim, antes ele já tinha feito vários seriados como diretor. Então, são várias estreias. Mas vamos ao filme: é o roteiro mais simples e enxuto da carreira dele, no qual há uma perseguição na estrada, onde um homem num carro foge de um homem num caminhão. A situação, aparentemente sem motivo, termina mais absurda ainda: a gente termina o filme sem saber quem era o cara, fica tudo no ar.
Agora, como todos os filmes de suspense e terror, se você quiser entender demais, acaba não chegando a nenhuma resposta convincente, o foco aqui é outro, a emoção da perseguição, o medo e a paranoia, que, aí sim, é surpreendente. O personagem principal é um homem comum e calmo, daqueles que fogem de confusão. Isso deixa claro desde a ligação que ele faz pra esposa, por um orelhão, onde ela reclama de um cara que quase abusou dela e ele não fez nada. Então, é esse o perfil do cara.
Por outro lado, tem esse cara no caminhão, que tenta matar ele várias vezes, deixando ele passar sem saber que tinha um outro carro vindo na direção oposta, tentando atropelar ele quando desce do carro, entre outras coisas. A melhor parte acontece quando o protagonista está num restaurante e começa a entrar numa paranoia sobre quem é o cara, tentando reconhecê-lo pela bota. No final, simplesmente o caminhão cai do penhasco empurrando o carro, só que nosso herói já tinha saído dele. Fim.
O que dá pra ter como ponto extra pra esse filme: muitos filmes que vieram depois parecem até cópias ou versões dele, como Breakdown - Implacável perseguição, que por sinal é um filme excelente, além de várias técnicas que o Spielberg veio utilizar futuramente em outros filmes dele, como a cena do retrovisor, reutilizada em Jurassic Park, a cena do posto em 1941 - Uma guerra muito louca, cobras e lagartos que aparecem em Indiana Jones, dois carros no penhasco igual O mundo perdido - Jurassic Park. Por isso tudo, Encurralado tem sua importância além do enredo, mas pelo legado que deixou, pela surpresa de um diretor ainda novato ter que entregar um filme em menos de duas semanas e conseguir manter a audiência em alta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário