Busca

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Livro: Maurício de Sousa - Navegando nas letras

Esse livro é uma coletânea de textos de diversos assuntos que o Maurício lançou nos jornais, que de certa forma servem como uma biografia em pequenos textos. Até onde eu li, ele conta a origem da turma da Mônica, principalmente de onde surgiram os personagens principais: Mônica e Magali são baseadas nas filhas dele, Cebolinha e Cascão eram dois conhecidos que ele nunca mais teve contato. Também conta como no começo a Mônica não era a personagem foco da história, ela só veio surgir muito tempo depois quando cobraram a criação de personagens femininas. Isso eu acho muito interessante, a noção que a gente tem hoje de uma marca registrada e famosa como a Turma da Mônica teve uma longa caminhada até chegar nesse ponto realmente. Inclusive personagens como Franjinha e Bidu, que até parecem bem coadjuvantes, foram os primeiros a serem criados. E mais interessante ainda, pra mim especificamente, é que de 2013 a 2020 eu morei no interior de SP, na cidade de Bauru, e passei em algumas cidades próximas que foi aonde tudo começou. Inclusive o Franjinha foi baseado num amigo que o Maurício tinha lá, e a Magali sempre quando pede na lanchonete algo pra comer, ela pede bauru, que é o nome de um lanche também. Então eu estava onde tudo começou.

Nenhum comentário: