Busca

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Minha opinião sobre: a saída do Rodolfo dos Raimundos

Bom, esse assunto sempre acaba voltando, pra quem acompanha as notícias sobre o rock brasileiro, quando os Raimundos vão em qualquer programa de televisão ou na internet sempre é resgatada essa questão que foi a saída do vocalista dos Raimundos. Eu peguei o auge da banda lá em 1999, quando a música Mulher de fases fez a banda ser conhecida nacionalmente, embora eles já tivessem lançado cinco discos de sucesso, que eu nem fazia ideia, mas acabei comprando todos e passei a acompanhar a banda a partir de então. Em 2000, eles estavam constantemente na MTV pois passava um show que eles gravaram num DVD com 40 músicas, passava constantemente, era muita reprise. E esse foi o último momento com a formação original: no caso, em 2001, o vocalista Rodolfo anunciaria no susto que estava largando a banda. 20 anos depois, aqui estamos nós, depois de tantas discussões e acusações tanto do lado da banda que restou quanto do Rodolfo, acabou que o Rodolfo e o guitarrista da primeira formação que virou vocalista Digão, anunciam as pazes. E agora vem a minha opinião...

Primeiro, eu nunca achei realmente ruim a saída dele. Digo que eu nunca lamentei. Eu sempre pensei que foi encerrada uma fase e que começaria outra. Eu continuaria a ouvir os 6 primeiros discos do Raimundos com a voz dele, sem problemas. O que veio depois disso eu curti bastante. O Rodolfo fez uma banda que era praticamente um projeto solo com músicos convidados, que levava o nome artístico dele, Rodox. Depois de dois discos, o Rodox encerra também e o Rodolfo passa a cantar músicas com tema evangélico, que foi o motivo principal que culminou na saída da banda. Têm várias músicas que eu gosto bastante, outras nem tanto, mas eu gostei de ver esse outro lado dele pós-Raimundos. O Raimundos, a mesma coisa. Eles continuaram lançando discos, de 2001 até 2017 foram (1) Éramos 4 (2) Kavookavala (3) Ponto qualquer coisa (4) Roda viva (5) O embate do século (6) Cantigas de roda (7) Cantigas de garagem (8) Acústico. Além de projetos paralelos dos integrantes como a dupla Dênis e Digão e a banda Supergalo. Então, em questão de material pra ouvir teve muita coisa pra conhecer. Somando tudo que saiu referente à Raimundos e de cada integrante isolado são mais de 28 discos. É coisa pra caramba.  

Agora, sobre as discussões que tiveram nesse tempo. O Rodolfo alegou que ele saiu da banda pois ele usava muita droga e a igreja ajudou ele nisso, beleza, mas isso não justifica, a música não está interligada à droga, era só ele ter parado com isso e continuado na banda ou iniciava uma nova fase na própria banda. Ele saiu da banda sem avisar antes, foi um erro que ele mesmo já assumiu, podia ter terminado os shows que já estavam agendados e finalizado com uma grande turnê de despedida, lançava vários cds com material que já estava guardado e pronto, teria terminado bem com o resto da banda e mantinha os fãs. Já pelo lado do Digão, não acho que ele deveria ter ido pra cantar, primeiro porque o jeito que o Rodolfo cantava era muito rápido e o Digão muitas vezes se embola em algumas partes; e segundo, pois acho que ele era um grande guitarrista, e quando o Marquinho entrou no lugar dele como guitarrista eu achei meio fora do grupo. Hoje depois de 20 anos eu até prefiro a banda como está hoje, mas pra época, 2001, no susto, todo mundo acostumado com a voz de um cara e de repente muda, ficou estranho. E muita coisa se fala sobre as declarações que o Rodolfo dá sobre a época do Raimundos, que ele se arrepende: é óbvio que ele se arrepende, mas não quer dizer que isso tire a importância da banda, é uma opinião dele hoje, mas fizeram muita polêmica em cima disso principalmente porque ele ainda recebe um retorno financeiro com direitos autorais pelas músicas, que no caso, aqui eu já acho que o Rodolfo está errado, não de receber, mas ele deveria dar mais apoio e incentivo à banda que ainda sustenta ele em partes. E sobre o Digão cantar e às vezes culpar o Rodolfo pelo fracasso que a banda teve no momento da saída dele, isso eu já acho errado também, já que ele ganhou o posto de vocalista e o cara que saiu não tá mais decidindo nada da banda, então cabe aos 4 que estão trabalharem pra compor e lançarem músicas boas, só isso.

Deixando bem claro que sou muito fã, tanto do Rodolfo como do Raimundos e de cada integrante, é a banda da minha vida junto com Charlie Brown, embora eu goste de outras bandas dos anos 90 como Rumbora e O Surto. E me anima saber que depois de 20 anos brigados, os dois estão bem, e, quem sabe, ainda montem uma nova banda, sei lá. Ou até fazer uma turnê oficial com a formação original, acho que até o público evangélico do Rodolfo iria gostar da ideia. Vamos aguardar.

Agora, não posso deixar de comentar um assunto aqui... O Rodolfo já citou em várias entrevistas que ele ficava incomodado com o assédio dos fãs, não gostava de ser tratado como ídolo e que agora ele quer só falar de Jesus, que o ídolo é ele. Só que, esse pessoal evangélico que ele aborda agora, não gosta dele também, nunca gostou. O que eles gostam é de ter um famoso do lado deles também pra propagar o que eles acreditam. Então infelizmente o Rodolfo só mudou o lugar, até porque o público crente adora um fanatismo também. Música gospel é um mercado também. E mais ainda, quando um cantor de uma banda de sucesso do jeito que o Raimundos era em 2001 (com 6 discos de sucesso estourados nas rádios e MTV, e com contrato pra mais 3 discos já assinados) resolve largar tudo, muita gente apoiou, mas por mais que seja uma história de libertação, é a vida do cara, a carreira dele, sem a qual ele seria um anônimo qualquer. Então achei erradíssimo isso, inclusive faltou orientação de algum líder da igreja em orientar ele. E quem concorda com o jeito que ele fez o negócio não viu a situação como um todo, destruindo a carreira dele, da banda toda, sendo que podia ter tantos jeitos melhores de ter feito isso, não precisava ter sido assim... Saudades dessa formação!

Fonte da foto: aqui

Nenhum comentário: