Busca

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

O chamado (2002)


Na época que O chamado saiu, confesso que achei meio bobo e por isso nunca me dei ao trabalho de assistir. O que chegou até mim é que o filme era sobre uma fita de vídeo que quem assistia tinha apenas mais uma semana de vida, que era morto por uma tal de Samara que saía de um poço. Essa história não me pareceu interessante, eu sempre gostei de coisas mais reais em relação aos filmes de terror, estilo Pânico. A mesma coisa aconteceu depois com O grito. Mas agora, depois de quase 20 anos, pretendo dar uma assistida em todos esses filmes das duas franquias. Além disso, em 2003, teve o Todo mundo em pânico que foi baseado bastante em O chamado, quem sabe agora eu entenda melhor.

Vamos ao resumo: começa com a morte de uma menina que alega ter assistido a tal fita, depois a gente acompanha a história de uma jornalista que começa a investigar o que está por trás disso. Essa atriz salvou o filme, a graça do filme é ela e toda a pesquisa que ela faz, o suspense só é bom por causa dela. A tal da Samara eu pensei que aparecia mais vezes, aparece muito pouco comparado à outros filmes do gênero. E o resto do filme é mostrando dia a dia o que a jornalista fez: que aí a investigação leva ela até uma cabana na qual embaixo do piso havia um poço, onde a Samara foi jogada anos antes. E a jornalista não morre porque fez uma cópia da fita e isso anulava a maldição, essa é a explicação.

Agora, assim, embora eu tenha achado o filme até interessante, senti que ele deixou de explicar muita coisa, que foi o que me prendeu até o final esperando. Por exemplo... Como o menino tinha aquelas visões? Como a menina que estava internada sabia quantos dias faltavam pra loira morrer? Por que as coisas que apareciam na fita, apareciam pra ela no dia a dia (a escada, o cavalo, a cadeira, a lagarta, etc.)? O que aconteceria se a pessoa que assistisse não estivesse perto de um telefone? Como a Samara ligava pras pessoas? Como a fita foi amaldiçoada? Qual o sentido daquele filme afinal? Por que a mosca saiu da TV? Como a Samara matava as pessoas, já que só mostrou ela se aproximando? Por que as fotos de quem iria morrer ficavam embaçadas? Muitas perguntas sem explicação. Mesmo assim, valeu. Vou ver o segundo.

Fonte da foto aqui e do gif aqui

Nenhum comentário: