Busca

sábado, 5 de dezembro de 2020

Dawson´s creek (temporada 1, episódio 1)

Se você pegar o filme Pânico e tirar todo o terror do filme, o que sobra: Dawson´s creek. O escritor de Pânico, Eu sei o que vocês fizeram no verão passado, Prova final e Tentação fatal, parece que em cada filme foi suavizando no terror, acabando em Dawson´s creek. Mas a série contém o que todos esses filmes têm: um personagem que sabe tudo de filmes (ou vários), cidades de interior, grupos de amigos que se conhecem há muito tempo, etc. Aqui o núcleo principal é o Dawson do título, a amiga dele (Joey) que esconde que é apaixonada por ele, o amigo mais extrovertido (Pacey) e a recém-chegada à cidade (Jennifer). 

Dawson quer ser cineasta e é fã do Spielberg, só por isso eu já gostei da série de primeira. Ele e Pacey trabalham numa locadora de vídeo, então não falta assunto sobre filmes. A Joey é a personagem mais sensível da série, a mãe morreu, o pai está preso, e ela mora com a irmã e o namorado dela, e acho que isso fez ela se apegar ao Dawson. O Pacey é o meu personagem favorito pois ele sempre tem um jeito interessante de lidar com as situações, inclusive ele acaba se envolvendo com uma professora dele numa cena bem complicada pros dias de hoje. E a Jen é, assim, a rebelde da galera, que afronta abertamente a avó que pede pra ela rezar antes do almoço e ela diz que é ateia. Essa é a apresentação dos personagens no primeiro episódio. 

Já sobre as referências constantes, a parte mais legal... Filmes que são citados: ET; Ghandi; todos do Spielberg até aquela época; Eu sei o que vocês fizeram no verão passado aparece em posters; Psicose tem uma referência bem interessante, quando alguém imita uma cena enquanto o filme passa ao fundo; e os filmes citados por Pacey e pela professora, Verão de 42 e A primeira noite de um homem. Sem contar no filme que o Dawson quer fazer que é praticamente uma referência à cena de Jason pulando pra pegar alguém em Sexta-feira 13. Além disso, tem muito mais. A repórter, que também é mãe do Dawson tem o mesmo nome da repórter de Pânico, mas muda o jeito que escreve (Gail/Gale) e a cena do cinema de Pânico 2 aqui acontece parecida. 

Fonte da foto: aqui

Nenhum comentário: