Busca

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Teoria de Lost: A fumaça preta pode sair da ilha?

A irmã de um amigo meu me questionou sobre como o monstro de fumaça, materializado como pai do Jack, apareceu pro Michael no cargueiro se ele não podia passar o limite da ilha sobre as águas. A minha interpretação é de que ele podia sim sair do limite da ilha (inclusive ele ia para a segunda ilha) e pra justificar isso eu vou citar outras cenas.

  • Pra começar, tem duas cenas fora da ilha que já citam a fumaça, indiretamente. A primeira é quando o Richard vai visitar o Locke recém-nascido e, nesse momento, uma enfermeira fala pra vó do Locke que ela não podia fumar ali. Só que em inglês, fumar e fumaça tem a mesma palavra: smoke. Então isso eu entendi como um trocadilho para deixar claro que o Richard naquela cena não era a fumaça preta materializada como ele. Ou seja, NÃO FUME AQUI, só que no sentido de NÃO É A FUMAÇA AQUI. Pois pensa comigo, olhando pelo ponto de vista dos escritores, por qual motivo eles colocariam essa cena desnecessária ali? É uma dica. 
  • Aí depois, temos outro momento, quando o Jack já foi resgatado e ele está no hospital de madrugada sozinho e ouve o som do detector de fumaça. Percebeu? Detector... DE FUMAÇA! Ele vai desligar o aparelho e nesse momento o pai dele aparece. Depois de um segundo some. Isso poderia ser uma alucinação dele? Poderia sim, faz todo sentido inclusive depois de tudo que ele passou. Mas vamos partir do princípio que os escritores, na hora que estavam pensando nessa cena, podiam só deixar o Jack encontrando o pai, mas eles resolveram deixar o detector de fumaça apitando. Pra quê? Na minha interpretação, eles estavam fazendo igual a cena do Locke, só que aqui deixando claro que era realmente a fumaça preta.
  • Tem outro momento, e dessa vez é só uma teoria, em que eu acho que a fumaça preta já tinha aparecido fora da ilha antes. Lembra do cavalo que a Kate vê andando na ilha? Como ele foi parar ali? Se aquele cavalo apareceu rapidamente pra ela no passado quando o policial estava levando-a presa. Não poderia ser o mesmo cavalo que simplesmente foi transportado pra lá. A minha interpretação é de que já fora da ilha, no passado da Kate, era a fumaça preta, se passando pelo cavalo, pra estar perto da Kate, talvez fazendo uma espécie de julgamento pra saber se ela era boa, da mesma forma que a fumaça fez com o Ben no subsolo do templo. O argumento que eu uso pra isso é de que o Jacob e a fumaça são representados pelas cores branco e preto. E o cavalo era preto. Mas também pode ser que seja outro cavalo, ou o mesmo que foi transportado pra lá. Enfim, isso é uma teoria.
  • Além disso, a gente sabe que o Jacob e a fumaça tem algum tipo de jogo com várias regras. E dentro disso, eles podem fazer atos semelhantes. Reparou que o jeito que o Jacob morreu e o jeito que a fumaça no corpo do Locke morreu são iguais? Os dois são chutados na mesma posição. Só que o Jacob é na fogueira e o Locke no penhasco. Vamos supor que eles tinham esse poder de agir conforme o outro. O Jacob já sai da ilha em vários momentos, antes e depois do acidente do 815. Ele visitou Kate e Sawyer ainda crianças, Jack no hospital, os coreanos no casamento. E depois do resgate foi até o Hurley e o Sayid. Se o Jacob podia sair, por que a fumaça não poderia? 
  • Por último, tem a cena da garrafa de vinho, onde citam que a ilha era como uma rolha que segurava o mal dentro da garrafa. Isso a meu ver não era literalmente, esse mal que se fala ali é o mal de todo ser humano, o bem e o mal dentro de cada pessoa. Pode ver que em vários momentos alguns personagens cometem atos bons e maus. Lembra do Boone roubando as águas do grupo? Lembra do Michael atirando em outras pessoas? Lembra do Charlie atacando a Sun pra fingir que era um dos Outros? É esse tipo de maldade. No momento que aquela pedra dentro da caverna foi retirada, toda a ilha ficou meio obscura, a luz se apagou. Essa pedra era o que significava aquela rolha da garrafa. Não exatamente a fumaça preta personificada em alguma pessoa. Por que também, vamos mais a fundo, o que a fumaça preta iria fazer quando saísse da ilha, por submarino ou avião? Levar uma vida como humano? Não faz muito sentido. Pra mim, todas as vezes que a fumaça preta fala sobre sair da ilha é um plano pra juntar as pessoas, os possíveis candidatos, em um lugar específico pra matar todos juntos. Isso o Jack mesmo fala no submarino, onde acaba por matar 3 pessoas numa levada só. Agora, quando o irmão do Jacob, antes de se tornar fumaça, falava de sair da ilha, ali eu acreditava que era o que realmente ele queria. Então tem dois momentos: antes e depois de se tornar a fumaça.
  • Peraí que tem mais uma coisa. As vezes que o Hurley fala com espíritos fora da ilha pode ser coisa da cabeça dele sim, pode ser até os próprios espíritos indo falar com ele. Mas pode ser também a fumaça preta se passando por essas pessoas. Vamos lá. Tem uma cena que o Hurley fala pro Jack que o Charlie deixou um bilhete pra ele e que logo outra pessoa iria visitá-lo, logo depois disso que acontece a cena do pai do Jack depois que o detector de fumaça toca. Se o pai do Jack era a fumaça ali, o Charlie também era, pois só assim ele poderia saber que o pai do Jack iria aparecer. E se os dois forem a fumaça, nada impede que a Ana Lucia, quando aparece pro Hurley de policial, na rua, também seja. E além disso, tem outros momentos em que alguns personagens têm sonhos fora da ilha: o Michael sonha com a Libby, a Kate sonha com a Claire... E os sonhos sempre foram algo recorrente na ilha: o Locke sonhou com a morte do Boone, o Locke sonhou com o irmão do Eko, o Ben diz pro Locke que costumava ter sonhos. Será que esses sonhos eram coisas isoladas ou também pode ser alguma forma de mensagem da fumaça preta pros candidatos. Por exemplo, ele poderia estar dizendo pro Michael que ele não iria morrer antes de se redimir com o que ele fez com a Libby, sendo assim faz todo sentido a frase que ele fala pro Michael antes do cargueiro explodir: "Você pode ir agora, Michael". Ao mesmo tempo, a fumaça pode ter dado a dica pra Kate de não levar o Aaron de volta pra ilha, tanto que depois ela deixa ele com a avó. E por que a fumaça não iria querer o Aaron lá? Talvez pelo motivo de que ele nasceu na ilha, então ele teria alguma importância como futuro candidato lá. O Aaron até passou por um batismo lá, feito pelo Eko, justamente quando o Charlie também teve vários sonhos aonde o bebê estava em perigo. Essas são as minhas interpretações.
Vou deixar abaixo algumas cenas que citei acima. Veja de novo e analise:


  • Ana Lucia aparecendo pro Hurley.
  • A enfermeira falando pra vó do Locke não fumar.
  • Jack vendo o pai pela primeira vez.
  • Hurley falando pro Jack do recado do Charlie.
  • Jack vendo o pai depois do apito do detector de fumaça.
  • Kate vendo o cavalo na ilha.
  • Kate vendo o cavalo no passado.
  • Kate vendo o cavalo na ilha pela 2ª vez com Sawyer.

Nenhum comentário: