Busca

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

O mundo é dos jovens (temporada 5, episódio 17)

Peguei esse episódio específico da série pois tem a participação da Jennifer Love Hewitt, e tem várias citações à outros filmes, quase como uma sátira. Ele foi lançado em 27/02/1998, bem antes do gênero de sátiras explodir com Todo mundo em pânico. Quero falar as referências que eu percebi. 

O rapaz pedindo um lápis e o professor morto com uma tesoura me remeteu ao filme Prova final. O zelador da escola me lembrou o zelador do filme Comportamento suspeito. A frase escrita com sangue me lembrou uma frase escrita com sangue também em Lenda urbana. A citação de sangue no chuveiro pode ser de Psicose. Os diálogos e o telefonema perguntando o filme de terror favorito é obviamente de Pânico. A citação à série O quinteto, que tem a Neve Campbell e a Jennifer Love Hewitt. 

E a referência mais óbvia é de Eu sei o que vocês fizeram no verão passado, já que inclusive trouxeram a personagem principal para se auto parodiar, inclusive debochando do seu próprio grito. Além disso, o conceito do episódio, que é com alunos no castigo que eles chamam de detenção, lembra muito Clube dos cinco. E tem uma outra citação no título que a gente não percebe aqui: o episódio se chama "And Then There Was Shawn", referência ao título original do filme Vingador invisível, que é baseado no livro Não sobrou nenhum de Agatha Christie. Na verdade esse livro teve vários títulos no Brasil.

 

 

Nenhum comentário: