Busca

sábado, 23 de outubro de 2021

Halloween 12 - Halloween Kills (2021)

Esse eu vi no cinema, e antes de começar a falar do filme, aconteceu uma coisa muito engraçada. Eu fui com uma amiga minha, Karina, que não sabia nada sobre a história ou o nível de violência que ia ver e e em algum momento do filme ela soltou a seguinte frase: "Que filme ruim, que furada que eu fui me meter!" Só esse momento já mostra o que você pode esperar. Agora vamos ao que interessa... Seguindo a cronologia dos filmes, essa bagunça absurda que é essa história, a gente chega numa fase onde o que importa aqui é o filme original, Halloween, de 1978, que emenda no filme Halloween, de 2018. E esse agora é a continuação do de 2018, como parte de uma trilogia planejada que ainda vai ter mais um filme. Então, assim, eu vou falar do que achei dele isoladamente, mas quando sair o próximo eu posso ter uma noção melhor do que quiseram fazer.

Pra ser sincero, eu nunca vi muita lógica nos filmes Halloween. Me parece o seguinte: quiseram falar sobre um cara que mesmo com facada, tiro, sendo queimado vivo e muitas outras coisas, nunca morre. E tem uma força absurda. E é apenas isso mesmo. Ele vai matando pessoas aleatórias uma atrás da outra, só pelo motivo de que... ele é mau. E geralmente os filmes de terror lidam com as cenas pesadas, juntamente com um enredo bem elaborado e que termine com uma revelação de algum mistério, geralmente sobre quem é o assassino. Pânico fez isso muito bem, Jogos mortais já teve um enredo mirabolante, mas quando você vê Halloween, é um filme que parece pobrezinho nos dois sentidos. Até porque a grande revelação do filme já foi feita na primeira cena do primeiro filme, lá de 1978. Onde revela que o assassino era uma criança.

Esse filme especificamente, o Halloween Kills, acaba sendo interessante por outros motivos. O retorno de personagens bem antigos, depois de 40 anos, inclusive o psiquiatra do Michael Myers está de volta, mesmo com o ator antigo já tendo falecido. Isso ficou sensacional. Algumas crianças e a enfermeira que foram atacadas também estão de volta. E pra quem gosta de filme de violência por violência, de ir pro cinema pra sentir aquele arrepio, esse cumpre bem o seu papel. Particularmente, não é o meu estilo preferido de filme, também eu já acostumei com a fase dos anos 90 que tinha além de Pânico, Eu sei o que vocês fizeram no verão passado, Prova final, Comportamento suspeito, Lenda urbana, e as continuações. Então quando eu fui pegar os filmes dos anos 80 reparei como eram pobres de roteiro, mas entendi que eram momentos diferentes da história do cinema de terror e suspense. Mas olhando dentro do gênero como um todo: os filmes de terror de assassino, esse filme tem uma personalidade marcante com a franquia toda. O mérito de Halloween talvez esteja na capacidade de se reinventar, pois fazer uma sequência depois de 40 anos com os mesmos atores não é pra qualquer um não. 

Fonte da foto: aqui

Nenhum comentário: