Busca

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

De repente 30 (2004) - Indicado por Thayna Leal

Fiquei meio confuso com esse filme, mas ao mesmo tempo achei interessante o jeito que ele se encaixa em 3 subgêneros temáticos. O primeiro é a velha comédia romântica totalmente previsível: menina se apaixona por um menino, que obviamente já está interessado em outra pessoa, aí se estabelece o triângulo amoroso, até que, algo acontece e os dois terminam juntos. 

O segundo tema é o seguinte: aqui acontece a mesma história do filme Quero ser grande, de 1988, que eu até achei muita coisa plágio descarado, como as danças que acontecem na rua. No filme antigo, acontece uma dança com dois homens pisando em teclas de um piano enorme no chão, e nesse acontece uma dança no meio de uma festa com um pessoal fazendo a coreografia do Michael Jackson. O enredo do filme também é bem igual: no outro filme, um menino faz um pedido numa máquina mágica de um parque de diversões, ele quer ser adulto, e simplesmente acorda assim. Nesse aqui, é um pó mágico que cai na cabeça de uma menina quando ela faz o pedido de ter 30 anos.

O terceiro tema. Sabe aquela história do Efeito borboleta, de mudar o passado? O desfecho é isso: a menina que acordou com 30 anos agora se arrependeu de ter perdido o amigo que era apaixonado por ela, e quando volta pros 13 anos já não perde oportunidade, aí a história dá um salto no tempo pra mostrar que os dois acabaram juntos. E é isso. É um filme legal no geral, tem a Jennifer Garner, do seriado Alias - Codinome perigo, que é bem diferente do estilo desse filme. Mas me pareceu um filme feito para mulheres, tudo envolve o universo feminino e os homens são representados como uns bobões, com exceção do cara principal que ela é apaixonada. Se ele fosse lançado como uma versão do Quero ser grande 2 iria ser bem legal.

Agora o que eu achei meio confuso: no momento que ela fez o pedido de ter 30 anos, ela não simplesmente acordou com 30 anos, e sim, a vida dela deu um salto no tempo, como se ela tivesse vivido normalmente dos 13 aos 30, só que sem se lembrar, como se tivesse ficado uma lacuna na memória ou algum tipo de amnésia temporária. Isso ficou mal explicado. Mas quando ela deseja ter 13 novamente, ela retorna, como se tivesse apagado uma "realidade alternativa" da vida dela e agora iria começar do zero. Mas aí que está a confusão: ela volta consciente do que aconteceu nessa "realidade dos 30 anos". Ela não apenas regrediu normalmente, ela voltou a ser jovem com a mente de 30 anos. Pra mim, ela nunca saiu do armário e o filme foi tudo uma coisa da cabeça dela enquanto ela estava no armário: ela imaginou todo esse futuro, abriu os olhos e estava lá de novo.

Nenhum comentário: