Busca

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Golpe de mestre (1973)

Antes de falar sobre o enredo do filme, acho muito legal descobrir atores em filmes que eu nunca imaginaria. No caso, o ator que fez Tubarão, o caçador, em 1975, já estava nesse filme aqui 2 anos antes. E o mais estranho é que ele viria a falecer em 1978, ou seja, esses foram os últimos anos da vida dele e dois dos últimos filmes que ele fez. Agora, sobre o filme Golpe de mestre, também é interessante ver como ele foi premiado na época, ganhando até o Oscar de melhor filme, quando estava competindo com O Exorcista, além do Oscar de melhor diretor mesmo competindo com Ingmar Bergman e Bernardo Bertoclucci. Então já dá pra imaginar o impacto que foi esse filme na época.

Agora, vamos à história: é basicamente, como o próprio título já deixa claro, uma história de golpistas. Mostra o modo como eles dão os golpes pra tirar dinheiro de outras pessoas. A questão é que em alguns momentos fica bem surpreendente o modo como eles fazem e as artimanhas que eles arrumam pra conseguir o que querem. Por exemplo, armando uma situação envolvendo várias pessoas só pra tirar dinheiro de um cara específico, inclusive fingindo que morreram depois de terem levado tiros, tudo armado. Quando o tal cara foge eles levantam e comemoram o golpe que deram. 

Essa história me lembrou muito um personagem da série LOST, o Sawyer, que vivia dando golpes nas mulheres pra roubar o dinheiro do marido delas. Acho que os escritores da série talvez tenham assistido esse filme aqui e tiraram uma inspiração no personagem, pois algumas situações são bem parecidas. Outra curiosidade: teve uma sequência em 1983, mas não com o mesmo sucesso. Também tem uma outra forma de analisar esse filme como parte da parceria do diretor com os dois atores principais, que já tinham trabalhado juntos no filme de 1969, Butch Cassidy, e resolveram repetir a parceria nesse.

Fonte da foto: aqui

Nenhum comentário: