Tem acontecido algumas situações na minha vida que me fizeram refletir sobre um assunto muito interessante: a responsabilidade que cada pessoa tem em decidir sobre o próprio destino e as próprias escolhas mesmo. Só que, agora vem a parte lamentável, essas pessoas não assumem a própria responsabilidade que elas têm sobre a própria vida e jogam inclusive a liberdade de decisão delas pra outras pessoas, isso quando não culpam o próprio destino, Deus, os signos, ou qualquer outra coisa. E comecei a pensar em filmes que de certa forma falam sobre isso, mesmo que subliminarmente.
Por exemplo, no Jurassic Park. Tudo que aconteceu, os dinossauros ficarem soltos, comerem as pessoas, e toda aquela confusão, só aconteceu pois um homem desligou as cercas elétricas. A responsabilidade não pode ser dos dinossauros, eles são seres instintivos, selvagens. Então quem causou tudo foi esse cara, inclusive a própria morte depois que ele é devorado por um dos dinossauros.
Titanic: navio sai pra uma viagem e bate num iceberg. A culpa é do iceberg? Muita gente pode pensar que é, mas a culpa não pode ser de mais ninguém do que dos vigias que estavam na torre do navio, que esqueceram os binóculos. Eles teriam avistado o iceberg muito antes e teria dado tempo de desviar. Mesmo assim, a culpa das mortes não pode ser deles, pois o dono do navio fala que só colocou botes suficientes pros ricos, ou seja, a responsabilidade das mortes foi dele.
Eu sei o que vocês fizeram no verão passado: 4 amigos se envolvem num acidente e matam um homem. A culpa é dos 4? Não. A culpa de tudo que aconteceu nesse acidente foi de um deles, que estava fazendo bagunça no carro, colocou o corpo pra fora do teto solar, derrubou a garrafa de bebida no motorista, atrapalhando ele a dirigir e assim a não ver o homem passando na estrada. Além disso, todo o decorrer da decisão de se livrar do corpo foi guiada pelo mesmo cara, que praticamente coagiu os outros 3 amigos a entrarem num acordo de não falarem nada sobre isso. Mesmo assim, cada um dos 3 também foi responsável por seguir com isso, eles podiam ter procurado a polícia e contado tudo que aconteceu, eles optaram por não fazer.
Impacto profundo. Esse sim é um filme que ninguém tem culpa de nada, a não ser a natureza. Um meteoro está vindo pra Terra e irá acabar com a humanidade. Isso não é culpa de ninguém. Mesmo assim, o governo assume a responsabilidade e cria um gigantesco abrigo subterrâneo pra garantir a sobrevivência de muitas pessoas. Ou seja, mesmo que a responsabilidade do meteoro não seja deles, eles assumiram a responsabilidade por manter a humanidade viva após a catástrofe.
Esqueceram de mim. Uma família sai de férias e esquece um dos filhos em casa sozinho. Essa história tem vários detalhes. O menino fez bagunça e ficou de castigo num quarto isolado, na noite anterior. De madrugada, faltou luz, desligou os despertadores, e eles acordaram em cima da hora, por isso saíram na correria. Mesmo assim na contagem das pessoas, o número estava certo, pois a menina responsável pela contagem, acabou se confundindo e contou um dos vizinhos que estavam por ali, por engano. Por isso, os pais confiaram nela. Então tem vários eventos ai: a mãe pode ter sido culpada por isolar o menino num quarto que facilmente iriam esquecer dele, mas ainda não é culpa dela isso. Ter faltado luz também não pode ser a causa da situação, pois foi um evento totalmente aleatório. Quem errou, ao meu ver, foi a menina que contou as pessoas antes de entrar na van, depois disso falando pros pais que estavam todos lá. Os pais confiaram nela.
O rei leão. Acho que essa é bem óbvia, mas a culpa de tudo que acontece no filme é do Scar. Ele armou que o Simba ficasse sozinho, ele avisou o Mufasa que ele estava em perigo, ainda jogando-o do penhasco. Só que, olha só, ele tira toda a culpa dele e transfere pro Simba. Com isso, o Simba foge por anos, até perceber que não foi ele que causou isso.
Sexta-feira 13. Uma coisa que nunca aceitei nessa história foi o fato da mãe do Jason matar todo mundo que estava no acampamento, simplesmente pela morte do filho dela anos atrás, que deveria estar sendo observado pelos vigias do local. Ela já assassina os 2 vigias logo no começo. Mesmo assim, ela continua a atacar todo mundo que está no acompanhamento, mesmo que não tenham tido nenhuma responsabilidade pelo que aconteceu com o Jason.
Gremlins. O menino ganha de presente um bicho que quando come algo depois da meia-noite de transforma num monstro. De quem é a culpa? Do próprio bicho, do pai, do menino que acaba dando comida pra eles depois da meia-noite... Ou do menino da loja de velharias que desobedeceu o avô e vendeu o bicho escondido pro pai que procurava o presente pro filho? São vários responsáveis nessa história, mas o único que não pode ser responsabilizado é o próprio bicho.
Pânico. Essa é uma das mais contraditórias. Analisa só: um menino comete um monte de crimes e a justificativa dele é que o pai dele tinha um caso e que a mãe dele foi embora por causa disso. Ele culpou a amante, que no caso é a mãe da namorada dele. Ou seja, ele matou a amante do pai e depois se relacionou com a filha dela. E isso tudo justifica o abandono da mãe que foi embora da cidade. Mas vamos pensar um pouco. O pai dele escolheu ter uma amante, certo? Ele não tem nenhuma culpa nisso? Ele aparece inclusive no filme e nem é trazida essa reflexão pra história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário