Busca

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Resumo de todos os filmes e séries de Planeta dos Macacos (1968-2024)

A história original começa com alguns astronautas chegando num planeta e acabam sendo capturados por macacos evoluídos, mas também descobrem humanos que vivem no subsolo e têm uma bomba que poderia destruir o mundo. Só que a grande reviravolta é que esse planeta não é outro diferente do nosso: é a própria Terra. O que aconteceu foi que a nave viajou no tempo pro futuro. Nesse futuro, os macacos acabaram evoluindo e dominaram o planeta, agora escravizando os humanos. Os astronautas fogem dessa escravização e acabam acionando a bomba durante um embate com os macacos. O planeta explode.

Só que misteriosamente a nave retorna ao planeta Terra do passado, o governo vai receber os astronautas, mas tem uma surpresa: quem voltou foram 3 macacos, que tinham consertado a nave dos astronautas e saído um pouco antes do planeta explodir. Só que nessa Terra do passado, os humanos estranham como os macacos são evoluídos. Embora eles virem celebridades, um cara fica preocupado que eles venham a realmente dominar o mundo e mata a todos. O que ele não sabia é que tinha uma fêmea no grupo dos macacos, que teve um filho no meio dessa fuga, que foi adotado por um dono de circo. 18 anos depois, o filho lidera os macacos numa guerra contra os humanos que os maltratam. E depois disso, o legado dele ainda continua depois dos séculos, sendo considerado um salvador dos macacos. O nome desse macaco é César. Isso é um resumo dos 5 primeiros filmes, que foram lançados de 1968 a 1973.

Depois disso, teve uma série live action em 1974, mas a história apenas estica um pouco o enredo com algumas aventuras mostrando outros astronautas chegando no planeta e passando pelas mesmas coisas que aconteceu nos filmes. 

Em 1975, teve uma série de desenho animado mostrando mais um pouco do que o primeiro filme deixou em aberto, com novos astronautas encontrando o astronauta que ficou perdido e tentando estabelecer, com a ajuda de Zira e Cornelius, a paz entre humanos e macacos. É bem legal e mostra algumas coisas que os filmes não mostraram. Nem de longe é citada a história de César, pois ele nem existia aqui ainda.

Até que de 2001 até 2024, foram lançados mais 5 filmes, contando agora uma outra parte que os filmes anteriores contaram apenas superficialmente. Um astronauta está treinando um macaco para pilotar uma nave no espaço e ele acaba caindo no planeta Terra do futuro, a mesma história do primeiro filme, mas a questão aqui é que esse próprio macaco que caiu pode ter gerado toda essa civilização de macacos do futuro, pois ele estava sendo treinado pra executar tarefas mais complexas. Isso é na verdade, uma outra versão do primeiro filme.

Aí vieram 4 filmes em que o foco é a história do César, o macaco que acabou virando uma lenda pros macacos. Conta como ele foi criado por um cientista de laboratório depois que a mãe dele morreu, até que ele acaba servindo de cobaia pra testar medicamento pra Alzheimer e assim ficando inteligente e dominando uma rebelião depois que é mantido num abrigo pra primatas e sendo maltratado. Só que tem outro macaco, chamado Koba, que foi muito maltratado nesse laboratório e que, pelo trauma sofrido, não tem confiança nenhuma nos humanos e deseja o extermínio de todos. Porém, César não quer isso. Eles tem um conflito de liderança e Koba trai César, acertando-o com um tiro e culpando os humanos, assim todos os macacos acabam iniciando uma guerra contra os humanos. César mata Koba e reestabelece a paz com os humanos mas depois é alvo de um contra-ataque de outro grupo de humanos, que tranca todos em jaulas, os obrigando a trabalhar, sofrendo maus tratos. Eles conseguem fugir, mas César é gravemente ferido e morre no final. Esse é um resumo até o nono filme. O décimo filme, que eu vi ontem no cinema, conta a história do legado que César deixou, com uma comparação dele sendo Jesus pros macacos, gerando uma base forte de seguidores. Só que a história dele é distorcida por outro líder para manipular os macacos e ele se tornar um rei poderoso. 

Agora, vendo todo o contexto do começo até aqui, essa história é sobre um paradoxo de como os humanos podem ter causado a própria destruição da sociedade por ganância: na primeira versão foi pela exploração de outro planeta e acabaram permitindo a vinda pro passado de macacos superinteligentes e a revolta deles; na segunda versão pelos maus tratos de macacos em laboratório, que na verdade isso causou a revolta do Koba que permaneceu em todos os filmes dessa nova geração de filmes. E a mensagem que o César deixou de união, serve pra qualquer grupo que deseja evoluir junto como equipe desde uma família até um time de futebol ou um grupo que vai fazer um trabalho de escola. Sozinhos somos fracos, juntos somos fortes. Se eu pudesse resumir os 10 filmes seria nessa cena que ele pega uns gravetos e quebra pra exemplificar sua filosofia.

Nenhum comentário: