Busca

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Evil dead - Uma noite alucinante 2 (1987)


Passados 6 anos do primeiro filme, eis que surge a sequência. Se eu fiquei curioso pra ver logo depois que acabei o primeiro, imagina pra quem teve que esperar na época tanto tempo. Enfim, não sei nem como resumir o filme, pois ele é praticamente uma repetição do filme anterior, só que mais como uma sátira de si mesmo. Volta o ator sobrevivente do primeiro filme, mas não explica nada do que aconteceu com ele nesse tempo... E o motivo pelo qual ele retorna até a casa. 

O que eu gostei no filme:
O começo do filme traz um resuminho da história bem interessante. Agora construíram uma ponte melhor no caminho. Ele volta a pegar o colar que tinha dado pra namorada no primeiro filme, mas dá pra outra namorada agora. Quando colocam o gravador pra tocar, entra uma imagem de flashback no deserto que lembra muito Indiana Jones, que na época já estava no segundo filme. As filmagens de câmera evoluíram de uma forma incrível, que até hoje eu não lembro de ter visto filme com esse tipo de filmagem. Numa cena, a câmera segue ele constantemente da floresta, passando por dentro do carro, até entrar na casa e seguir ele correndo entre os cômodos. Numa outra parte, a câmera em primeira pessoa do espírito ergue o ator e arrasta ele pelo ar durante bastante tempo até bater numa árvore. Agora, a maior bizarrice (no bom sentido) foi a namorada dele saindo debaixo da terra e indo até ele. Vou postar essa cena abaixo. Ele arrancando a mão com a motosserra e depois ela andando sozinha me remeteu à tantas coisas, mas principalmente à mãozinha da família Adams e a uma cena do filme Cloverfield Paradox. Uma cena em que o reflexo dele sai do espelho e fala com ele é bem interessante também. Depois quando ele encaixa a motosserra na mão me lembrou três coisas: (1) isso acontece numa cena do Brinquedo assassino 2, onde o Chucky encaixa uma faca na mão. (2) o mesmo acontece no filme Eu ainda sei o que vocês fizeram no verão passado, só que é com um gancho (3) no desenho Ilha dos desafios tem um capítulo que há um assassino que tem uma motosserra numa mão e um gancho na outra. Há uma rápida citação ao livro Adeus às armas. Uma lâmpada de abajur se movimenta parecido com aquele abajur da Pixar, não sei se foi uma referência. Outra coisa que virou clichê foi alguém falando que não está segurando a mão de quem achava que estava, e quando vai ver é a mão de alguém morto. Só pra terminar, tem uma cena que o olho de uma pessoa sai voando e pára na boca de outra pessoa. Dá uma olhada no poster. E nesse filme, a história é bem mais abordada, preparando já a sequência, incluindo a mitologia por trás do livro lá no ano 1300.

O que eu acho que poderia ter sido melhor:
Uma explicação, mesmo que fantasiosa, pro que está acontecendo em geral. Por que ele reverteu a transformação quando teve contato com a luz do sol? Além disso, acho que o filme foi muito repetitivo, praticamente repetiu o filme anterior inteiro, até nas cenas de ataque das árvores. Isso também me remete o filme Poltergeist. E alguns efeitos são muita viagem, uma mulher chega a se transformar num dinossauro com cara de esqueleto. 

 Fonte da foto aqui e do vídeo aqui

Um comentário:

Vitor Furtado disse...

Puxa vida... mas os efeitos valem a pena?