Busca

sábado, 5 de setembro de 2020

Noivas em perigo (1980)

Assisti esse filme sem pretensão de nada, me surpreendi com algumas coisas mas o filme me assustou muito mais pela previsibilidade e cenas mal feitas do que pelo enredo. Vamos à história: um assassino ataca mulheres prestes a se casar, ou seja, noivas. O filme é péssimo, as cenas muito mal feitas, o enredo chega a dar arrepio. O assassino já é revelado desde a primeira cena, então não tem aquele mistério típico dos filmes do gênero. Porém... não tem como negar a importância desse filme no gênero do terror de serial killers. 

Pela época que foi lançado ele pode ter sido até inovador, mesmo ele imitando algumas cenas do Halloween (1978), mas acho que ele ajudou a pavimentar o caminho pras próximas franquias que viriam. Com certeza, A Hora do Pesadelo e Sexta-feira 13 recorreram a ele pra se inspirar. E até cenas de outros filmes Halloween que vieram depois se parecem muito com as desse filme. Aquela cena de alguém no banheiro público trancado e ouve alguém chegando. Isso foi usado muito no cinema. O começo de Pânico 2, a cena no cinema, aqui acontece já igualzinha. Até tem uma metalinguagem na história. A cena do Lenda Urbana, do casal no carro, aqui já era mostrada também. 

Enfim, por isso tudo, esse filme tem seu valor histórico. Pelo menos pra mim... A gente conhece os filmes mais famosos, mas tiveram muitos filmes que ninguém lembra que ajudaram e muito o gênero ser construído. Ah, e o título original "He Know You´re Alone" ("Ele sabe que você está sozinha"), me lembra filmes como Eu sei o que vocês fizeram no verão passado, ou outros como Eu sei quem me matou e até um chamado Eu vi o que você fez e eu sei quem você é. E mais uma coisa: esse filme foi a estreia de Tom Hanks no cinema.


Fonte da foto: aqui

Nenhum comentário: