Busca

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Comparação dos filmes de 1995 e 2015

Sempre tive a sensação de que a época dos anos 90 era mais rica em filmes, e agora percebi o porquê. Têm gêneros de filmes que ficaram praticamente extintos, dando lugar para apenas poucas coisas realmente novas, já que o foco nos últimos 15 anos foi trazer de novo filmes do passado (seja em refilmagens ou sequências) ou apenas filmes de super-heróis. Peguei dois anos aleatórios, com a diferença de 20 anos, pra fazer uma comparação. 1995 e 2015.

  • Em 1995, olha só o que tivemos. Filmes legais que eram infantis mas atingiam um grande público, até adultos: Ace ventura, Babe, Gasparzinho, A chave mágica, Em busca do vale encantado 3, As patricinhas de Beverly Hills, Fluke - Lembranças de outra vida, Jumanji. Esse gênero de filmes, também conhecido como filmes da Sessão da tarde, praticamente sumiu. Só Jumanji que teve continuação depois, mas mesmo assim transformaram o filme que era de aventura e suspense em uma aventura com ação. Os filmes de terror e suspense desse ano também foram bem variados, tinha Halloween 6, Candyman 2, Piranha, Seven, Assassinos, Congo. E muito raramente tivemos filmes que atingiam sequências muito longas, como hoje é a coisa mais normal, com Sexta-feira 13 que já tem 12 filmes e Velozes e furiosos que já tá indo pro décimo filme. Outros filmes de suspense com ação também eram muito comuns, o que é mais um gênero esquecido: Apollo 13, Mentes perigosas e Os suspeitos. E por último, outros dois gêneros que ficaram pra trás, os romances clássicos (Nove meses, Sabrina, Razão e sensibilidade, Empire records) e os filmes de aventura misturada com drama (Coração valente, A ilha da garganta cortada e A balada do pistoleiro). E ainda teve espaço pra filme de ação com Bad Boys e filme de super-herói, com Batman eternamente, sem ser repetitivo. Olha só como era em 1995, a variedade de gêneros de filmes lançados, coisas que eram realmente novas.
  • Agora vamos pra 2015. Pra começar os filmes de super herói: Quarteto fantástico, Vingadores : a era de Ultron, Homem-formiga. Agora vamos aos remakes: Amityville, Jurassic World, Mad Max, Poltergeist. Agora aos filmes adaptados de livros que são como capítulos: Insurgente, Jogos vorazes 4, 50 tons de cinza. Agora sequências de filmes que foram saindo constantemente estendendo as histórias pra uma franquia, explorando cada vez mais o mesmo tema: Atividade paranormal : dimensão fantasma, Missão impossível - Nação secreta, A ressaca 2, Hotel transilvânia 2, Minions. E o que se salvou: A garota dinamarquesa, Terror nos bastidores, Os oito odiados, Perdido em marte, Homem irracional, Ponte dos espiões. Não teve nenhum filme do estilo Sessão da tarde, nem de terror e suspense algo inovador, nenhum filme de suspense com ação, nenhum romance clássico, nenhum aventura com drama. A base do cinema 20 anos depois de 1995 ficou totalmente focada em continuar o que já foi feito, sem variedades. Essa comparação pode ser feita com qualquer ano dos anos 90 que você vai ver.
Desses todos, os meus favoritos de cada ano são:
  • 1995 - Fluke - Lembranças de outra vida
  • 2015 - Terror nos bastidores

Nenhum comentário: