Busca

sábado, 20 de novembro de 2021

Comportamento suspeito (1998)

Esse é mais um filme da leva dos anos 90, assisti tanto na época, tinha a fita VHS, que reassistindo hoje só me remete a uma era de perfeição nesse estilo de filme. Essa história que se passa em escola, principalmente com um enredo que trata sobre a personalidade e a individualidade das pessoas, fazendo uma crítica sobre padrões de comportamento e a fuga de se prender a um grupo, é muito interessante. Tem um diálogo sensacional de um estudante apresentando pra um novato na cidade os grupinhos da escola, cada um com seu gosto específico, tipo de música, roupa e padrão. E depois de apresentar todos, ele volta pra si mesmo e se auto apresenta como "sem grupo". Na verdade, ele e outro amiguinho maluco lá são os dois mais espontâneos e que não precisam participar de um grupo pra se rotular. E isso mesmo eu fiz no decorrer da minha vida escolar, depois na faculdade e na vida adulta: eu muitas vezes me vi como esse cara, fora dos grupos. Só por isso, o filme já tem uma importância na minha vida. Mas agora vamos ao enredo.

É a história de alguns jovens que da noite pro dia aparecem com outro comportamento. E isso depois é explicado: um grupo de pais e professores aceitam que os filhos passem por um "programa" de lavagem cerebral que altera o comportamento deles e os deixa dentro do padrão de disciplina que eles almejam. A história é basicamente essa, mas como eu já citei, tem uma reflexão sobre a individualidade e principalmente sobre a personalidade. Além disso, eu também vejo como uma crítica a conversão religiosa, embora isso não seja citado no filme, mas sobre pessoas que alteram seus comportamentos e até modo de falar, acreditando que há uma vontade divina que deseja isso. Os atores nesse filmes estão excelentes (inclusive a Joey do Dawson's creek), a direção, trilha sonora, é tudo ótimo. Não tenho nenhum ponto negativo pra falar dele, é realmente nota 10. 

Fonte da foto: aqui

Nenhum comentário: