Busca

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Escravo de si mesmo (1952)

Esse filme é a prova de que há um grande equívoco quando dizem que o cinema do suspense começou com Psicose em 1960, e mais ainda quando atribuem o mesmo crédito a Halloween de 1978. Basicamente, a história de um homem perturbado, ameaçador e que se passa por um homem bonzinho já estava nesse filme de 1952. A história aqui lembra os filmes Dia dos namorados macabro e Eu, eu mesmo e Irene, pois fala de um homem que de repente assume outra personalidade e esquece o que acabou de fazer quando estava fora de si. 

O problema é que uma mulher o contrata pra fazer um serviço e quando ele já está na casa dela que vai perceber o perigo que está correndo. O filme passa o tempo todo mexendo com as possibilidades dela se livrar do cara, todas dão errado. Mas a cena mais tensa é no final, quando ela chama ajuda e conta pra um homem o que está acontecendo, consegue se livrar finalmente do maluco, sem saber que ele acabou de retornar pra casa e subir as escadas. Essa cena inclusive me lembrou muito uma cena parecida de Eu sei o que vocês fizeram no verão passado, de 1997, e também do filme Exame final, de 1981. Ah, e o título original desse filme aqui é Cuidado, meu amor.

Fonte da foto: aqui

Nenhum comentário: