Busca

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Alfred Hitchcock - Os Pássaros (1963)


Nesse estilo de filme de terror, acho que é o mais antigo que aborda uma história de ataque de animal. Teve o King Kong em 1933 mas não acho que seja desse jeito sombrio. Mas não sei, é só uma observação. Me parece muito que o Alfred Hitchcock já explorava dois grandes subgêneros dos filmes de terror lá nos anos 60, que ainda são explorados constantemente hoje em dia.

Por exemplo, se Psicose pode ter sido uma "escola" para dezenas de filmes que vieram a seguir criando até os icônicos Jason e Freddy, acho que Os Pássaros pode ter feito o mesmo com filmes sobre predadores, como Tubarão e até Jurassic Park. Os caminhos para o desenvolvimento das cenas de medo são praticamente os mesmos. 

Lembro das cenas dos dinossauros (velociraptors) tentando entrar num carro pra pegar um cara em Jurassic Park 2, quebrando o vidro com o focinho. Essa cena acontece parecido só que em vez de carro é uma cabine telefônica. Até então não sei se isso já tinha sido surgido antes de Hitchcock, mas pelo menos acho que foi o que mais teve destaque.

E outra observação importante: se você já terminou um filme esperando uma resposta e não teve, isso acontece aqui também. O motivo do ataque dos pássaros não é revelado, ao contrário do filme Psicose que explica tudo. Então quando você assistir um filme moderno que termine sem explicação, pensa que isso já acontece desde os anos 60.



Fonte do vídeo: aqui. Fonte da foto: aqui.

Nenhum comentário: