Busca

terça-feira, 28 de julho de 2020

O que o filme Invasores (2007) tem a ver com a pandemia do coronavírus?

Assisti ontem, fiquei bastante impressionado, não só pelos sustos - afinal, é um filme de suspense - mas também pelas semelhanças com o momento atual que vivemos em 2020, da pandemia. Vou direto ao ponto: o filme aborda uma história de pandemia de uma espécie de vírus alienígena, que é tratada como uma simples gripe por parte do presidente (no caso, aqui o presidente é o Bush). Soa familiar?

Além disso, pessoas sofrendo convulsões na rua, outras agindo de modo estranho, como se a sua personalidade tivesse mudado. Inclusive é citado no jornal que os locais que estão mais afetados são Japão e Europa, porém nos EUA ainda não tomaram nenhuma precaução por ser distante. Uma coisa que achei interessante é que os países acabam se unindo, todos, pra lutarem contra um inimigo em comum, inclusive o Brasil. Já pensou se o corona veio por ETS??? Nos extras do DVD tem uma entrevista onde um ator fala que espera história de pandemia seja só coisa de filme. 13 anos depois...

Agora, uma curiosidade... Esse filme faz parte do mesmo "universo" do filme Invasores de Corpos, que surgiu como livro e já foi adaptado várias vezes. Essa história me lembrou muito o filme Prova Final, de 1998, até pela questão alienígena, porém lá o final foi mais feliz. E uma personagem que é fã desse tipo de filme dá a opinião dela sobre como derrotar os alienígenas se baseando nessas histórias.

"Invasores" tem aquelas cenas bem clichês que a gente toma susto e personagens tomam as atitudes mais idiotas quando estão com medo, e isso não é uma crítica. Gostei muito da atuação da Nicole Kidman, mas não consigo gostar do Daniel Craig. O diretor desse filme é a primeira vez que ouço falar nele, Oliver Hirschbiegel. Ah, e é um bom filme de perseguição e paranoia. Inclusive acho que é praticamente uma constante no cinema americano essas duas características.

Fonte do vídeo: aqui

Nenhum comentário: