Busca

domingo, 25 de outubro de 2020

A grande mentira (2019) - Indicado por Cristina Assis

O filme A grande mentira é daquele gênero que você está esperando uma coisa e no final é outra, de repente uma reviravolta na história leva o rumo pra outro patamar. Vamos ao resumo: um homem e uma mulher, já idosos, marcam um encontro por um site de relacionamentos, se encontram e começam a se envolver. O que parece um filme de romance se transforma numa história de suspense perigoso quando vai revelando que esse homem é um tipo de golpista querendo levar todo o dinheiro da mulher.

Quando o filme começa, eu pensei que a mentira citada no título era referente às mentiras que eles contam em relação a quem são quando preenchem o perfil do site. Mas não, é sobre como esse homem vive de mentiras. Só que a grande reviravolta do final é que a mulher é que realmente estava dando um grande golpe nele. O filme levanta muitos mistérios, pra chegar no final e explicar tudo direitinho, através de flashbacks. E a personagem da Helen Mirren, que parecia ser ingênua, se revela de forma surpreendente. 

Vou contar: há muitos anos, quando ela era adolescente, ele abusou dela, o pai dela o confrontou e ele acabou prejudicando o pai ao ponto dele ser morto e, por consequência, sua mãe se suicida, sobrando só ela e as irmãs, sendo que todas morrem na guerra, restando por fim só ela. E isso tudo, desde o primeiro encontro, já era uma armação por parte da mulher. Ela dá uma dica com relação a um quadro com lírios, que em inglês é Lilly, o nome verdadeiro dela, mas o cara nem percebe. Mas ela prepara isso tudo como uma grande vingança. Resumindo, é isso.

O filme faz um paralelo com outro filme, Bastardos inglórios, inclusive o casal assiste no cinema, por esse motivo acredito que a história se passe em 2009. Também me lembrei da personagem da Helen Mirren no filme Tentação fatal, onde ela é uma professora manipuladora. Por um instante na cena final desse aqui, parecia até que era a outra personagem. E essa revelação final onde ela mostra quem é, segue o mesmo padrão de muitos filmes de terror, como por exemplo todos os 4 da franquia Pânico, só que aqui ela não tira uma máscara física, mas o modo que ela se impõe é bem parecido. Enfim, é um filme bem legal pra quem gosta de mistérios e revelações. Ah, e tem uma piadinha escondida, o ator que faz o golpista repete a mesma frase que o personagem dele fala no filme O senhor dos anéis, quando diz que nunca se atrasa.

Fonte da foto: aqui


Nenhum comentário: