Busca

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Assalto ao Banco Central (2011) - Indicado por Paulo Assis

Olha, tirando Central do Brasil, esse filme é o primeiro que eu realmente vejo, do cinema brasileiro, que me surpreendeu muito. E eu nem estava com tanta expectativa assim não, pois o tema parece tão repetitivo do que a gente já viu tanto no cinema americano, que me pareceu de primeira que era uma versão brasileira imitando os EUA. Me enganei. O filme, mesmo sendo bastante previsível, conseguiu me deixar curioso para ver o desfecho. 

E o grande segredo aqui: há um quebra-cabeça muito bem elaborado, que mistura cenas do planejamento e da execução do assalto com a futura investigação, numa técnica de pergunta e resposta que vai sendo montada muito bem. Sinceramente, coisa de gênio mesmo. Porém, as atuações e a produção ainda estão no nível das novelas da Globo, não que seja ruim, mas acho que o cinema brasileiro ainda não achou a sua cara própria. Mas esse filme aqui é uma evolução. 

Essa dinâmica lembra bastante o modo como o seriado Lost quebrava a continuidade da história e filmes como 21 gramas, Vanilla Sky e Brilho eterno de uma mente sem lembranças, que são bem fragmentados. Ah, e o resumo do filme é só isso mesmo: um grupo de bandidos assaltam o banco e depois a polícia investiga. 

Fonte da foto: aqui

Nenhum comentário: