Quinto disco da banda, tem 14 faixas. Vamos uma a uma:
1) Só no Forévis: a primeira é na verdade uma vinhetinha, nem sei se é considerada uma música. No disco ao vivo, ela veio junto com outra, acho que pra economizar faixa. Então é um sambinha, com umas zoeiras, alguém fala o nome Raimundos e o nome do cd com arrotos.
2) Mato véio: pode ser entendido como um trocadilho pra "mata o velho", esse tipo de coisa é comum nas músicas deles. É uma música rápida, todos os instrumentos tocando muito bem e intensamente. Gosto muito dela. A letra é o besteirol Raimundos de sempre.
3) Carrão de dois: o título me lembra outras músicas como Nariz de Doze, Mulher de fases... Duas palavras ligadas pelo "de" no meio. Música rápida também, a letra mantém o besteirol só que o tema aqui é carros, mas vai levemente pra um romantismo disfarçado.
4) Fome do cão: não sei definir essa música, o jeito que ele canta parece um pouco uns raps, o instrumental é pesado, me lembra um pouco o jeito que ele cantava Bê a Bá. A letra é bem confusa, parece que fala de várias coisas ao mesmo tempo, como se tivesse jogado tudo no liquidificador e batido junto. O refrão é bem legal, intenso. Ela quebra um pouco a sequência do disco que vinha com duas bem rápidas.
5) Mulher de fases: a introdução me lembra Bonita, é uma introdução bem feitinha. Foi a primeira música que eu ouvi deles. Acho bem legal, embora depois que a gente conhece outras da banda, percebe que essa parece muito pop, mas acho que é por causa da popularidade, nem pela banda e nem pela música, mas a mulherada gostou da parte "Complicada e perfeitinha você me apareceu", acho que só essa frase foi capaz pelo sucesso da banda nos anos 90, no nível que foi. Falo isso pois a letra é muita metáfora em cima de metáfora, na verdade é uma letra sobre mudança de humor das mulheres com base nas fases da lua, e nem todo mundo entendeu.
6) Alegria: O cd retoma o fôlego e puxa mais uma rápida, pois depois das duas últimas estava começando a ficar menos hardcore. A letra é uma bagunça bem legal, é o tipo de letra que eu gosto de parar e ficar refletindo em cada frase. Principalmente dessa: "Feridas que a revolta cria, eu sou o pus".
7) A mais pedida: essa foi a confirmação que o Raimundos precisava pra ganhar o rótulo de pop, sendo que se você pega as faixas 2, 3 e 6 percebe que não é bem isso. Mas a música ainda é legal, uma metáfora sobre a mídia em geral, que podia ter facilmente o título do disco, pois combina muito com a capa, quando cita o pagodeiro Salgadinho. A voz da cantora da banda Penélope também combinou bem com a música. E sempre um solo bem legal do Digão. Raimundos é bom em grande parte pelos solos também. Lembro que na época eu preferia essa do que Mulher de fases.
8) Boca de lata: a música começa com um tema, de repente, na segunda parte, vira um retalho de frases emendadas que não fazem sentido. O legal dela é o jeito que o Rodolfo canta, mudando vozes. É uma música totalmente fora do cd, até fora da carreira da banda. Lembra um pouco a Bass Hell.
9) Me lambe: essa música praticamente fecha a "trilogia" pop de sucesso da banda na época, junto com Mulher de Fases e A mais pedida. Lembro que tinha um programa na Rede TV com a Fernanda Lima, sobre clipes, sempre passava as três músicas, todo santo dia. Raimundos nesse ponto já estava conhecido nacionalmente. A letra: quiseram fazer uma polêmica em torno disso recentemente, mas é sobre um cara que sai com uma menina de 17 anos.
10) Pompem: essa virou o melhor clipe do cd, praticamente um curta-metragem. É uma comparação como se os homens fossem mosquitos, que atacassem as mulheres. O besteirol de sempre. E quando eu falo "besteirol" não é desqualificando.
11) Deixa eu falar: outra música que foge totalmente do habitual, aqui o palavrão não é no sentido besteirol, é uma crítica à censura de uma forma engraçada, porém na ironia, um humor inteligente. Tem a participação do cara do Natiruts e do Black Alien. Essa música combina exatamente com o disco Lapadas do povo.
12) Aquela: junto daquela trilogia pop, também teve seu momento rápido de destaque, foi trilha da novela Uga Uga na época. Combina muito com a fase da banda e com o recorte que fizeram da imagem do Raimundos na mídia. Mas se as músicas lançadas na época fossem, por acaso, Mato véio, Alegria e Língua presa, a imagem da banda seria outra. Além de que, junto com I saw you saying é outra música composta pelo vocalista do Autoramas. Se você ver as duas letras ainda se completam.
13) Sapo Cururu / Língua Presa: o começo lembra muito o primeiro disco, com uma prévia antes das músicas, como Puteiro em João Pessoa. E aquelas faixas duplas... O começo é um cara com a língua presa contando a história do sapo Cururu, que quando ele fala troca o R pelo G, "Sapo Cugugu". E na parte musicada também: "Se pisar na minha área (águea) vai sair com o pé ferido (feguido)"
14) Mulher de fases (A linda): é a versão acústica. Só pra confirmar de vez o sucesso pra quem não gosta de guitarra e bateria, era uma versão que podia abranger todas as rádios. Junto com as 4 anteriores que citei que eram mais pop, o que fez o sucesso da banda explodir lá em 1999. E a surpresa final, pra quem deixar o cd rolando depois que a música acaba, uma sequência de arrotos com som de piano no fundo.
CAPA E ENCARTE: as fotos da capa são bem interessantes e até alegres, diferente do visual um pouco dark que a banda tinha até a época. Acho que era uma fase alegre na música em geral. Dentro, as letras são escritas com proporções diferentes pra cada frase, bem legal.
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