Busca

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Eu sempre saberei o que vocês fizeram no verão passado (2006)

Antes de falar do enredo, vamos entender uma coisinha: esse filme ficou bem confuso, teve gente que achou que era regravação, ou que era continuação, ou que era uma história paralela que não tem nada a ver com os dois primeiros. Pra mim, é tudo isso ao mesmo tempo. O que aconteceu aqui: por algum motivo não fizeram a parte 3 nos anos 90, ficou em aberto, até que, um diretor foi convidado, só que ele teve o prazo de apenas duas semanas pra organizar tudo e começar as filmagens. Então, não foi uma história planejada pra continuar o que os dois primeiros começaram, por isso essa confusão toda. Mas veja como quiser, eu vejo como uma história separada, da mesma forma que o American Pie fez uma série separada da original, ou como o filme Esqueceram de mim 3 e Halloween 3 fizeram também. Coincidência isso acontecer várias vezes com o terceiro filme.

Vamos ao enredo: cinco amigos fazem um tipo de pegadinha, onde iam fingir que estavam sendo perseguidos pelo Ben Willis, como se agora ele tivesse virado uma lenda, ou seja, a própria lenda urbana citada no primeiro filme. Só que, nessa pegadinha aí, um deles acaba morrendo. E os outros quatro depois disso acabam participando de um pacto, bem parecido como foi com a turma da Julie. Um ano depois, alguém vestido de pescador começa a matar eles, até a revelação final de que... era o Ben Willis mesmo, agora uma entidade do mal, um fantasma, zumbi com olhos vermelhos, sei lá.

O que eu gostei no filme: 

A atriz principal é até legal, em alguns momentos ela é mais ousada do que a Julie foi, ou seja, mais corajosa. Esse mito do Ben Willis achei até interessante, se a série seguisse pra esse caminho eu não ia achar ruim, só faltou explicação. Com o Jason, em Sexta-feira 13: parte 6, acontece igual, só que um raio cai em cima do cadáver dele e ele vira esse zumbi aí. Só faltou essa explicação aqui. O filme é cheio de citações aos dois anteriores, como uma espécie de homenagem, inclusive mostra o gancho original, aquele que ficou com a mão decepada de Ben Willis no barco do primeiro filme, só que ele foi comprado pela internet de alguém que enviou das Bahamas, ou seja, a ilha do segundo filme. Agora, o que esse filme realmente fez melhor que os dois anteriores foi o seguinte: aqui não tem Ben Willis no começo, ou seja, eles não tem ninguém pra culpar por um atropelamento, então quando eles recebem a primeira mensagem de ameaça, começam a desconfiar um do outro, isso deixou o filme mais interessante nesse sentido. Eles sabem pouca coisa sobre o que aconteceu com Julie e os amigos, é só com base numa reportagem de jornal que eles guardaram, então não sabem nada sobre a frase "Eu sei o que vocês fizeram...", então fica mais fácil desconfiarem um dos outros. A mitologia em torno do Ben Willis sobrenatural até gostei também, a única coisa que o fere de verdade é o gancho original, ele tem um sangue preto, olhos vermelhos e uma cara meio deformada. Achei muita viagem, mas gostei.

O que eu já acho que poderia ter sido melhor:

Desde o começo já dava a entender que o pescador era um ser não-humano, sobrenatural. Era impossível alguém fazer um ataque no bondinho há 15 metros de altura, pular de um pro outro, depois sumir do nada. Isso deixou tudo muito previsível. E a produção do filme, no geral mesmo, não é tão ruim, mas ficou muito abaixo dos dois primeiros, aquela mega produção. Acho que se fosse um filme novo, que só falasse uma lenda urbana do cara com gancho ia ser melhor aceito. Como parte da trilogia "Eu sei" ele ficou bem estranho mesmo. Inclusive, o nível de cenas de morte pesadas aqui foi bem mais além do que os anteriores, isso eu acho que descaracterizou um pouco a franquia, onde o foco nunca foi a violência em si, mas o enredo. Uma personagem parece que tem um sonho premonitório da morte dela antes de realmente acontecer, isso ficou também mal explicado, embora nos anteriores a Julie tenha tido alguns sonhos também. Será que tem algo a ver? E o final, termina de novo em aberto, dando a entender que ninguém escapa do Ben Willis. E sobre o final do Eu ainda sei, aqui dá a entender que quando Ben Willis puxa a Julie embaixo da cama, ela morreu ali. O que eu não gostei, ainda esperava que ela sobrevivesse, mesmo que sendo só citada nessa terceira parte, enfim.

Sinceramente, eu até gostei desse filme, mas não gosto de ver ele como parte da trilogia. Vejo assim: 1 e 2 são uma história fechada, concisa, completa. Esse é uma coisa separada. Também já fizeram tantas versões e citações do Eu sei em outros formatos, já foi citado em tantas séries e até desenhos animados, sendo inclusive tema de músicas americanas e brasileiras, que não tem problema pensar que esse não faz parte da franquia, talvez uma história paralela. Lembro que fui ansioso pra ver quando lançou, esperava ver uma continuação da história da Julie e do Ray junto com a Karla, os 3 sobreviventes, mas isso me frustrou. Depois de eu entender tudo que se passou nos bastidores desse filme, eu pude ver com outros olhos. Mas ainda espero, quem sabe, um dia, um desfecho digno pra essa franquia que tinha tudo pra se tornar uma trilogia maravilhosa. Mas ficou uma bilogia maravilhosa e um filme extra. Ah, e o jeito que o título evolui: Eu sei, Eu ainda sei, Eu sempre saberei... Isso gostei bastante.

Fonte da foto: aqui

Nenhum comentário: