Busca

sábado, 31 de outubro de 2020

Revelação (2000)

Esse é o tipo de filme que aborda um tema muito usado no cinema: paranoia. E a personagem, em diversos momentos é desacreditada pelas pessoas ao redor. No caso, em Revelação, é sobre uma mulher, que mora com seu marido numa casa grande e até bem isolada (embora tenham vizinhos), que começa a ter uma impressão de que o vizinho próximo assassinou a esposa. E isso foi sim um grande mal entendido, que depois veio a ser explicado e ela saiu como paranoica. Porém, o que ela não esperava, é que iria acabar sendo perseguida pelo próprio marido dela, que tem um passado complicado.

Vamos ao passado do marido: ele teve uma amante no ano anterior, o que a esposa já descobriu e perdoou ele, porém o que ela não sabe é que ele assassinou a mulher e jogou o corpo (com o carro junto) no fundo de um rio. E quem vem querer se comunicar com a esposa em formato espiritual é essa amante. O desfecho: ele quase consegue matar a esposa também no fundo do mesmo rio, só que... o corpo da amante ainda estava dentro do outro carro que foi jogado e ela sai dele (mas acho que aqui já é o espírito) e puxa o cara pro fundo do mar. A esposa fica salva. 

Gostei bastante desse filme, não só pela história, mas pelo modo de filmagem e como o diretor conduz o suspense. Inclusive, a atriz principal, Michelle Pfeiffer, tem uma capacidade tão grande de encarnar duas personalidades no mesmo papel que é impressionante. Ela é a estrela do filme, sem dúvida. O Harrison Ford faz o papel do marido mas ainda acho ele bem básico, e esse papel dele me lembrou o filme O fugitivo também. Porém, analisando esse filme por outro ponto de vista, é uma história triste, um casal aparentemente tão legal terminar assim, além de que a mulher estava vivendo com o homem que seria seu possível assassino. Quantos casos reais a gente vê assim...

E, pra finalizar, eu pude finalmente entender (depois de 19 anos) uma referência que está no filme Todo mundo em pânico 2, que é basicamente uma sátira sobre filmes com casas assombradas: aquela cena que a Cindy fala "Acho que ela está começando a desconfiar... Sua esposa!", além de uma cena deletada que ela está numa banheira enchendo sem conseguir se mexer. Sem contar que na capa do filme, ela está com o vestido vermelho que a personagem daqui usa, e o título do filme em inglês escrito nele: What Lies Beneath.

Fonte da foto: aqui

Nenhum comentário: